FACULDADE DE TECNOLOGIA DE RIO CLARO

FATEP

PÓS-GRADUAÇÃO - MBA EXECUTIVO EM MERCADO FINANCEIRO E CONTROLADORIA

ALUNO: SILVANIA DA COSTA PAZ

 

A Relação da estruturação de Centros de Custos na organização e o Planejamento Orçamentário

 

Prof. Orientador: Lawton Benatti

            Há algum tempo o ambiente empresarial enfrenta um momento de busca por ferramentas que contribuam para o crescimento interno das organizações. Dentro do contexto interno de uma empresa, necessita-se organizar a estrutura de uma forma simples e eficiente com o objetivo de facilitar uma análise financeira e controlar todos os custos.

Algumas empresas adotam a classificação interna através de Centros de Custos por departamento, que propiciam direcionar os custos para cada área interna e controlar os valores por setor. São criados centros, que podem ser divididos e identificados através de números com o objetivo de organizar custos e despesas durante o ano.

Esta divisão por centros de custos pode ser muito eficaz para os gestores, ou o gestor, no momento de fazer a previsão financeira para o próximo exercício, o gestor pode utilizar um relatório de itens consumidos durante o ano anterior. Este relatório será muito valioso para o planejamento orçamentário. Critérios podem ser definidos no momento de analisar os dados históricos do ano anterior, como por exemplo: Qual dos itens foram mais utilizados? Qual item é fundamental? Em quanto tempo? Quantas vezes foi comprado? É importante definir prioridades nos itens para provisionar valores já ajustados e próximos da realidade do consumo.

Dentre outras vantagens durante o processo de avaliação dos custos, pode surgir a oportunidade de se perguntar porque aquele material é tão imprescindível? Ou será que ele pode ser substituído por outro? Portanto, será o momento de traçar as estratégias com base nas informações obtidas.

Quando realizar a provisão de gastos com os serviços, os centros de custos também são aliados. É importante verificar quais serviços são utilizados pelo departamento? Analisar se o mercado está em alta, já que a mão de obra está cada vez mais cara, será necessário calcular os custos considerando a inflação, desta forma,  para o próximo ano, será preciso alocar maior valor para este custo.

É visível identificar os benefícios que uma divisão através de centros de custos pode ser para uma empresa, o próprio empresário, consegue analisar, fazer estratégias e traçar metas com base nas provisões feitas pelos departamentos, além disso, cada responsável de sua área, fazendo  essa análise e levando em consideração todos os aumentos de preços, pode  tornar o departamento cada vez mais produtivo. Todos esses processos tem a finalidade de contribuir para o Orçamento anual da empresa como um todo.

Conforme  Frezatti (2007, p. 46)  apud. FUMAGALHI (2009, P.26)

“Orçamento é o plano financeiro para implementar a estratégia da empresa para determinado exercício. Contém as prioridades e a direção da entidade para um período e proporciona condições de avaliação do desempenho da entidade, suas áreas internas e seus gestores”.

Segundo  a citação do autor, o orçamento é o resumo  de prioridades da empresa para o próximo ano, destacando que é de grande importância, já que para realiza-lo é necessário avaliar

A Classificação por Centros de custos é uma opção viável na busca de controle de Despesas, a partir disto identificar onde pode se reduzir e otimizar de custos, e para isto o departamento de Compras pode ser um aliado estratégico.

O Impacto de um planejamento bem feito, é evidente dentro de uma organização, portanto este artigo teve como principal foco contribuir com a melhoria na formulação de um Planejamento Orçamentário através da ferramentas de divisão por Centros de Custos, buscando sempre por melhorias.

FONTES:

FREZATTI, Fabio. Orçamento Empresarial: Planejamento e Controle Gerencial. 4ª ed. São Paulo: Atlas, 2007.

FUMAGALI, Shirlei. Planejamento Orçamentário: Um estudo de Caso em uma Concessionária de Motocicletas. 2009. Monografia da Faculdade de Ciencias Contábeis e Administração do Vale do Juruena Ciências Contábeis. Disponível em: http://www.biblioteca.ajes.edu.br/arquivos/monografia_20110915120432.pdf. Acesso em: 21 de Fevereiro 2009.