A reflexão

A reflexão pode e deve ser usada para pôr em ordem os nossos pensamentos. Como arrumar uma casa, assim se pode também arrumar as ideias. Como as grandes teorias sempre me cansaram tentei criar o meu próprio método. Para entender o mundo à minha volta tentei analisar tudo através da sabedoria popular que considero uma grande filosofia baseada na prática. (Algumas imagens utilizadas são bastante oportunas e divertidas). Senti sempre um grande desfasamento entre o meu mundo e o mundo real. No meu mundo o importante era ser sincero, no mundo real era importante ser alguém.Ser natural em vez de representar. Encarar a realidade em vez de mentir ou enganar. Ajudar em vez de aproveitar.
Tive desde sempre a noção de responsabilidade, dirigir sua própria vida, o seu próprio destino, tentando não seguir modas. Nem querendo agradar a todo o custo. Mas quanta solidão quando se escolhe esse caminho! Com o tempo essa solidão transforma-se num hábito, numa força interior!
E descobre-se que não se está só quando se tem um objectivo! Um fio condutor!
Tem que se aprender a desenvolver o espírito critico, a lucidez, a imparcialidade, mas também o amor ao próximo, a tolerância. Sem certos valores de base não se consegue construir nada de sólido. E quando a base não é sólida a obra, por mais bela que seja, desmorona?


Blog: http://forcatamanha.blogspot.com/