O presente trabalho visa investigar a recreação e a possibilidade de utilizar tal fator como meio de socialização dos alunos do 1º, 2º, 3º e 5º ano do Ensino Fundamental no período da tarde, crianças entre 06 á 12 anos de idade. As turmas eram mistas, no total de 22 alunos, entre 14 meninos e 8 meninas.  As práticas eram realizadas todas as segundas feiras, de 7:00 as 9:00 hs da manhã, no Ginásio Poli Esportivo Senador Carlos Jereissati, pois o colégio não tinha um espaço adequado para tais praticas recreativas.

 

Todos os exercícios propostos com objetivos a fim de obter uma melhora significativa no desenvolvimento desses alunos socialmente entre os próprios colegas de sala, e conseqüentemente para com as demais turmas, proporcionando um clima harmonioso e amigável dentro dos espaços do colégio.

 

Principalmente diante da sociedade, na convivência familiar, comportamento e as posturas das crianças dentro das atividades desenvolvidas na escola, orientando sua conduta mediante atividades em grupo, amenizando a violência, principalmente a violência simbólica, que esta sendo um fator preocupante, onde á responsabilidade não é somente dos professores, do grupo gestor da própria instituição, também cabe aos pais uma total atenção no processo educacional dos seus filhos, afim de não terem sérias conseqüenciais prejudiciais na sua aprendizagem, ou até mesmo acarretar por toda vida. 

 

É através das atividades recreativas que a criança tem toda a liberdade de se expressa, àquilo que teria dificuldade de fazê-lo oralmente, manifestando ao escolher suas brincadeiras desejos reprimidos, problemas e ansiedades, e entre outras situações. A mesma expressa à forma de reflexão infantil, além das fantasias, medos e desejos peculiares a cada faixa etária, a cada momento do processo de desenvolvimento da criança. O ato de brincar gera prazer e absorção, devendo estar presente no dia-dia das crianças, como uma ferramenta indispensável para exercita a imaginação, aguça a investigação e oportuniza a construção de conhecimentos.  O brinquedo é a essência e fundamental para infância, direito que ninguém poderia tirar e prejudicar, e jamais deveram ser negadas as crianças.

 

A mesma não é mero passatempo, tão pouco perda de tempo. Possibilita o desenvolvimento integral da criança, visto que ela se envolve afetivamente, convive socialmente e opera mentalmente, exige movimentação física, envolvimento emocional e provoca desafio mental e ao convívio.

 

Hoje nas escolas, a criança muitas vezes não tem a vivência de atividades recreativas, do brincar e criar, não tendo a possibilidade de interagir com o grupo, se sentir alegre ao estar com o outro, compartilhando as mesmas brincadeiras de maneira descontraída, natural, prazerosa e significativa, fortalecendo cada vez os laços de amizade e o respeito de ambos. A própria sala vem se tornando algum cada vez mais aborrecedor e irritante para as crianças, aonde as mesmas chegam à sala se sentam desde o inicio até o final da aula. Sem direito a nada, são meros robôs. Se tornando uma sala vazia, e conseqüência tornando o aluno vazio.  Não trocam idéias, opiniões próprias, nem tampouco interagem em determinado assunto, e dentre outras situações. E com isso vem prejudicando no decorrer da sua aprendizagem, e principalmente no relacionamento com outras crianças.   

 

A Recreação pode ser uma importante estratégia de inclusão e socialização, além de desenvolver as habilidades psicomotoras das crianças, transfere-se para o cotidiano e aproxima-se de uma vida permeada de informações. A mesma proporciona momentos descontraídos e prazerosos, é possível educar e socializar crianças e adolescentes, por meio de atividades prazerosas, interagindo-os com a sociedade e desenvolvendo importantes aspectos em seu dia a dia.
Esse processo de educação se dá através da convivência de diversos desses indivíduos, mais especificamente crianças, dentro de locais especializados que transmitem tais valores indiretamente, por meio da recreação.

 

Cabe o professor, o monitor ou animador, qualquer que seja o titulado, seja profissional além de tudo, principalmente ser criativo, ser capaz de tomar certas decisões e iniciativas, e também ser muito ágil e coordenar equipes.  Resgatando a recreação que atualmente nas escolas principalmente tem deixado um pouco de lado, visando somente os esportes de quadras. E com isso as mesmas vêm perdendo todo o momento lúdico, a importância do brincar com o próximo de maneira natural, espontânea, descontraída, alegres, fortalecendo os laços de amizade, não se prendendo á resultados, e o essencial é que vão aprendendo a socializar de forma prazerosa e significativa no ato da recreação.

 

Para o autor Negrine (2001, p.53), acredita que para exercer a função de recreador, a pessoa necessita ter desenvolvido algumas habilidades que traduzem o perfil do profissional, como: facilidade de estabelecer relações interpessoais; respeito á opinião dos outros; capacidade de tomar iniciativa; capacidade de ser mediador e ter espírito criativo. Já o autor Camargo (1998, p. 141) cita algumas outras características entre elas estão: a polivalência cultural, com conhecimentos em diferentes campos de atuação e técnicas de trabalho, a capacidade de montar e coordenar equipes com profissionais de variada formação e origem.  

 

Observa-se que o tamanho da responsabilidade que obtém este profissional de recreação, á desenvolver dentro de um contexto, onde um ser está sendo inseridos, proporcionando momentos significativos.

 

O objetivo deste estudo foi compreender e reconhecer que o ato de brincar se tornou um meio essencial para desenvolver um relacionamento alegre, prazeroso, descontraído, amigo, companheiro, enfim, fortalecendo cada vez os laços de amizade, não somente dentro do espaço escolar, mais sim fora dele, e também auxiliando as crianças um aprendizado bem melhor.

Pois no simples ato de socialização, iniciando desde cedo, conscientizando as crianças á tal importância, teremos homens e mulheres, cidadão (ã), capazes de respeitar e compreender os limites do próximo de maneira eficaz. 

 

O estudo se apoiou em pesquisas bibliográficas e pesquisas de campo, onde foi realizado um questionário com 8 perguntas para as próprias professoras dos alunos de sala de aula, afim de investigar se as aplicações das atividades recreativas ajudam no processo de socialização nas crianças do 1º, 2º, 3º e 5º ano do período da tarde do Ensino Fundamental do Colégio Batista Logos em Aracati – CE.