RESUMO

O referido estudo faz referência à agressão e aos tipos de violência, destacando o abuso sexual de crianças, suas causas e conseqüências desse fenômeno, buscando uma amostra de abordagens de tratamento para as famílias com essa problemática. Focado na compreensão, através de pressupostos teóricos, das transformações ocorridas na dinâmica familiar disfuncional e a influência destas mudanças nas crises familiares que geram as disfunções.

1 INTRODUÇÃO

A família é vista como lugar de proteção e cuidados, podendo então ser considerada um sistema que se autogoverna através de regras, as quais definem o que é e o que não é permitido. A partir deste contexto podemos afirmar que a função da família é transmitir os valores que constituem a cultura, as idéias dominantes em determinado momento histórico, e a sobrevivência física e psíquica das crianças, constituindo-se no primeiro grupo de mediação do indivíduo.

Entretanto, nem todas as famílias se enquadram neste modelo, pois para muitos, um lar estruturado não passa de um mito. No qual, muitas crianças sofrem suas primeiras experiências de violência, desde a negligência e o abandono até a violência física e sexual. A violência crescente no interior da família é produto de uma sociedade na qual se observa a deterioração dos valores éticos.

Por este motivo, a presente pesquisa tem como relevância científica contribuir como fonte de estudo para pesquisadores interessados nesta temática, bem como, ajudar os profissionais da área refletir sobre a questão em pauta.