O presente trabalho tem o intuito de analisar o ensino de língua portuguesa nas series iniciais do ensino fundamental de escolas municipais e estaduais do Brasil. Analisando do ponto de vista histórico e social de como está sendo trabalhadas essas práticas de ensino, pois a língua Portuguesa e sem dúvida fundamental para nossa vida e a mesma trouxe ao homem a necessidade de se comunicar com as mais diferentes línguas. Com o passar dos tempos esse processo tornou-se uma prática cotidiana, pois o homem emite e recebe diariamente as mais diversas mensagens sejam elas orais e escritas.

 As implicações pedagógicas de um ensino de língua portuguesa, é centrado na escrita, leitura, gramática e oralidade, a partir dessa concepção de linguagem será de um ensino que promoverá a interação social, e que facilitara a convivência do individuo em sociedade, ou seja, possibilitara sua humanização, pois é por meio da linguagem que nos comunicamos.

         Quando o ensino de português é reduzido a uma escrita sem sentido, apenas para a memorização de gramática, a oralidade não proporciona competências comunicativas, e a leitura se torna obrigatória, como uma forma de disciplinar a classe, isso acaba levantando barreiras que podem se tornar intransponível, e em nada favorecerá o aluno em sua pratica social. Desse modo, a mudança de postura do professor diante da aula de português é que dará novas implicações pedagógicas ao modo de ensinar português, o professor precisa antes de tudo conquistar autonomia e não apenas dar sua aula, e isso acontece  embasando em estudos teóricos de acordo com a disciplina, estudos diários para adquirir conhecimentos e ter uma melhor interação no ensino-aprendizagem do aluno.

Cabe ao professor estar atento, diante das dificuldades que surgem em sala, seja na leitura, escrita ou comportamento, ele precisa mediar situações  para que seja bem sucedido, observar qual a dificuldade de seu aluno, buscando recursos para reverter quadro de incertezas, ter paciência com o processo de ensino-aprendizagem, para que o aluno possa compreender o que está sendo transmitido, dialogando com o educando e norteando todo o ensino.

A língua portuguesa como todas as outras tem a sua história, ela surge pelas necessidades de comunicação dos povos em uma sociedade, as mesmas tem uma estrutura que versatiliza o ensino, pois o domínio da língua escrita e oral, é fundamental para a participação do homem no meio em que vive,  e tem de fato garantir a facilidade de comunicação dos indivíduos em uma sociedade, e se isso não acontecer, sem duvida será um fracasso em todas as áreas, tanto na escola como fora dela.

Infelizmente os professores da área das series iniciais, não dão a devida atenção para o ensino das normas da ABNT(Associação Brasileira de Normas Técnicas) para seus alunos, menosprezando o assunto e formando alunos que terão serias complicações para se adequar ao método a ser aplicado pela ABNT.

a principal preocupação dos professores nas series iniciais é a alfabetização dos alunos, para formar leitores e escritores capazes de compreender o que leem e escrever com coerência textual e uso correto da língua portuguesa. A irrelevância do assunto trará aos alunos dificuldades para produzir trabalhos, pesquisas, artigos, monografias e até TCC (trabalho de conclusão de cursos), levando os alunos a serem reprovados em diversas áreas que precisarem do uso das normas para efetuação de trabalhos requeridos.

Por ansiedade, pressa ou mesmo desconhecimento, é comum aos alunos de graduação de último ano não dar a devida atenção às regras estabelecidas pela universidade para o TCC. Esse descuido pode ser decisivo para o desenvolvimento do trabalho, pois prazos acabam desrespeitados, formas e conteúdos negligenciados e o resultado final pode não se adequar ao que é exigido pela faculdade. Na melhor das hipóteses, isso vai causar perda de tempo, mas a reprovação também é um risco nesses casos.

Algumas instituições, em reconhecimento à rigidez da norma, oferecem oficinas que ensinam cada uma das etapas do processo de construção do trabalho de pesquisa. Mantemos uma disciplina chamada Redação de monografia, em que o professor alerta o aluno sobre as normas da ABNT, porém não são todas as instituições de ensino que garantem um aprimoramento das normas da ABNT.

Como as normas mudam frequentemente a cada ano é devido de cada escola criar um modelo eficaz de ensino das normas visando o aprimoramento dos alunos

Para que esses alunos possam ter uma formação adequada, garantido que não terão nenhuma forma de complicação quando precisarem efetuar algum trabalho onde seja requerido o uso das normas da ABNT.

Com a globalização, vem surgindo novidades em todas as áreas, mas muitos professores não atualizam negligenciando diversas normas que surgem, pois preferem ficar no tradicional, ao pensarem que o português é só regras, e com isso  ele só irá dar as costas para os grandes avanços na educação. Não sabendo relacionar a as inovações com suas práticas pedagógicas, ficando uma aula chata e sem aproveitamento.

Mas cabe ressaltar que muitos professores buscar renovar seus conhecimentos para estar proporcionando aulas interativas e educativas para um ensino de qualidade das series iniciais, na qual requer muito cuidado, ao se tratarem do ensino aprendizagem de crianças em formação.

 Concluindo então que o ensino da língua portuguesa nas series inicias das escolas brasileiras sejam elas publicas ou particulares, é falho e vago em relação ao aprimoramento dos alunos visando as normas a serem empregadas para o desenvolvimento de trabalhos  com requerimento das normas técnicas. É necessária a criação de um modelo de trabalho e aplicação das normas a grade curricular ingressada ao ensino da língua portuguesa, instruindo os alunos desde sedo a respeitarem as regras impostas pela ABNT, formando assim alunos que não terão nenhuma dificuldade futura seja onde tiver que aplica-las. As normas existem para serem usadas e cabe a cada professor ensinar e instruir seus alunos proporcionando um ensino completo da língua brasileira e suas normas.