A Rainha de Sabá vai a Jerusalém visitar Salomão 

THE QUEEN OF SABBATH VISIT TO JERUSALEM WILL SOLOMON

Alexandre Valdemar da Rosa*

Cledemilson dos Santos **

Luciane V.de Medeiros da Rosa *** 

Resumo 

Esta pesquisa tem por objetivo principal analisar as dificuldades encontradas pela histórica rainha de Sabá durante o trajeto entre o Reino de Sabá e Jerusalém, local este onde situava-se o palácio de Salomão. No presente contexto será abordada, também, a importância do camelo como meio de transporte e os enigmas proferidos por Sabá ao homem mais sábio da história da humanidade. 

Palavras-chave: Rainha de Sabá; Jerusalém; Salomão; Camelo.



* Graduado em História – UNESC; Especialista em História – UNESC; Especialista em Educação Inclusiva –       UCB-RJ.

** Graduado em Direito – UNESC; Especialista em Educação – FUCAP; Mestrando em Educação – UNESC.

*** Graduada em Pedagogia – UNESC; Especialista em Educação Inclusiva – UCB-RJ.

Introdução 

Historicamente o continente africano nos tem apresentado exemplos de mulheres cuja coragem ultrapassou fronteiras antes inimagináveis, ou seja, lá, indubitavelmente ocorreram inúmeras quebras de paradigmas. Como o que ficou comprovado neste episódio, o da viagem da rainha do longínquo reino de Sabá a Israel, a terra de Salomão. Uma verdadeira aventura cercada por seguranças, saqueadores, fome, sede, frio, enigmas e, especialmente, o desejo de adquirir conhecimento. Eis o ingrediente do qual a monarca de Sabá desfrutou durante a longa viagem, um misto de sofrimento e alegria.

A visita da rainha ao "rei Salomão em Jerusalém poderia incluir um acordo comercial com Israel, no entanto para os judeus, sua viagem a Jerusalém tinha por finalidade conscientizar o rei Salomão a não se descuidar de sua importante missão na terra" (http://www.casadeculturadamulhernegra...). Será que ele negligenciou o seu compromisso com as leis de Moisés?

Estima-se que a comitiva de Sabá tenha presenteado Salomão com grande quantidade de mirra, óleo, ouro, prata e incenso. Para alguns historiadores, o fato deste reino possuir os melhores produtos aromatizantes, além do ouro, então, não se descarta a hipótese dos três reis magos (Baltazar, Belchior/ Melchior e Gaspar) terem levado de Sabá os presentes para homenagear Cristo.

 Como você pode perceber, a história que vem a seguir está recheada de emoções, ela certamente irá mexer com seu imaginário, sendo assim, boa leitura!