A QUINTA ONDA DA LOGÍSTICA

Esp. Kleialyson Vinicius Raposo Santos¹

 Convém, inicialmente, sabermos a definição de logística que segundo Ballou (1993), a logística empresarial estuda como a administração pode prover melhor nível de rentabilidade nos serviços de distribuição aos clientes e consumidores, através de planejamento, organização e controle efetivos para as atividades de movimentação e armazenagem, que visam facilitar o fluxo de produtos.

 Conforme a professora Valeska Trinta ao ministrar a aula, ela aborda pontos importantes como a evolução da logística que na 1ª fase tem foco meramente operacional, além de ser encarada como custo para empresa, com o passar dos anos a logística vem tomando outras formas, sendo vivenciado atualmente a 5ª fase cujo foco é mais do que nunca o consumidor e a logística nesse contexto não é dita como custo, mas como diferencial competitivo e estratégia de marketing as organizações sejam elas públicas ou privadas. O seu gerenciamento não é voltado apenas para abastecimento, mas à cadeia de valor que nada mais é do que a nova visão da logística. Tal visão apresenta características típicas como: foco na rentabilidade e atratividade do consumidor, reabastecimento baseado na demanda, alinhamento estratégico da cadeia, desenvolvimento do produto integrado e identificação do destino do negocio logisticamente.

      Vale ressaltar, que tanto a globalização como as tecnologias de informação são aspectos emergentes que contribuem consideravelmente a este novo cenário da logística no mundo dos negócios. Primeiramente com o advento da globalização os quesitos economia, política e sociedade tiveram sua conjuntura toda modificada, pois vários países, inclusive o Brasil que antes se encontravam em suas “zonas de conforto”, “estabilizados”, foram abalados devido a redução das barreiras comerciais. Concorrência, novos entrantes, isto é, forças que segundo Michael Porter cooperam à dinâmica do mercado contribuíram àqueles que não estavam preparados sofrerem graves efeitos como foi o caso do Brasil no governo Collor com abertura do mercado para empresas estrangeiras que estavam bem mais preparadas que as brasileiras, acarretando falência às empresas locais e alto índice de desemprego.

¹ Especialista em Gestão Pública – Universidade Estadual do Maranhão -UEMA

      Convém mencionar, outras contribuições da globalização segundo (Viana 2002) foram: aumento do número de clientes e pontos de vendas; crescimento do número de fornecedores, culturais e modais de transporte; aumento das incertezas econômicas; proliferação de produtos, maiores exigências de serviços. Em se tratando das tecnologias de informação é devido a elas que a logística apresenta avanços, saindo do aspecto meramente operacional, para uma perspectiva mais gerencial, por meio de TIs que geram resultados quantitativos e qualitativos flexíveis tanto ao fornecedor quanto ao cliente. Exemplo de tecnologias de informação utilizadas na logística segundo (Viana 2002): microcomputadores, códigos de barra – identificação do produto, contendo destino final, preço acordado, GPS – acompanhamento da carga por satélite. No caso dos softwares tem-se: WMS (Warehouse Management System) – sistema de gerenciamento de armazéns, MRP (Manufacturing Resource Planning) – planejamento dos recursos da manufatura; Simuladores; ERP (Enterprise Resource Planning) – gestão empresarial integrada; Previsão de vendas; EDI (Electronic Data Interchange) – troca eletrônica de dados entre componentes da cadeia produtiva.

      Em linhas gerais, tudo que foi mencionado são aspectos de grande valia a nova visão da logística, ou seja, gerenciamento da cadeia de valor cujo foco principal é o consumidor e a interação holística da logística com os demais setores da empresa, seja o marketing, financeiro, produção entre outros.

REFERÊNCIA

 

BALLOU, Ronaldo H. Logística Empresarial: Transportes, Administração de Materiais, Distribuição Física. São Paulo: Atlas, 1993

ROSA, Rodrigo de Alvarenga. Gestão logística, Florianópolis : Departamento de Ciências da Administração / UFSC; [Brasília] : CAPES : UAB, 2010.

VIANA, Fernando Luis. Entendendo a logística no seu estagio atual. Disponível em http://ava.nead.uema.br/moodle/file.php/89/Gestao_Logistica/docs/Artigo_04_-_Entendendo_a_logistica_e_seu_estagio_atual.pdf> Acesso em: 12/03/2011.