...Que tal olhar as coisas que a gente tem conseguido, E o mundo hoje é bem,  melhor, Do que há muito tempo atrás, E as mudanças desse mundo, o Ser Humano é que faz...(Seres Humanos - Roberto Carlos)

              Trabalhei o desenvolvimento das atividades propostas para o semestre, que visa a reflexão critica das políticas públicas que são usadas nos municípios.

 A primeira das atividades traz as idéias principais do pensador escolhido, KARL MARK, frente à realidade brasileira na contemporaneidade, a segunda das atividades mostra a realidade da desigualdade social no município de Ibotirama e uma proposta do que podemos fazer para mudar tal realidade, findamos com a terceira atividade com o resumo do que foi absorvido nas disciplinas trabalhadas no decorrer do semestre.

  DESENVOLVIMENTO

Quadro representativo de idéias de Karl Mark

Karl Heinrich Mark

(1818-1883)

Economista, Filósofo, Historiador, Jornalista, Teórico-político.

Concepção do Pensador

Socialismo cientifico, inspirado da ideologia comunista.

 

 

Exemplo encontrado atualmente que justifica a concepção

Desigualdades sociais

 

 

Provocada pelas relações de produção, oposições antagonismo e exploração.

 

Desperdício de frutas e verduras em feiras livres. Enquanto milhões de pessoas passam fome existe o desperdício de alimentos. 

Concepção de Estado e Governo

 

O Estado esta a serviço das classes exploradoras.

 

Instrumento de denominação das classes dominante sobre as classes oprimidas.

 

 Estrutura de saneamento básico diferenciada por classe social.

 

A concepção das Leis para a vida em sociedade

 

As leis representam a vontade do Estado, sejam elas capitalistas ou comunistas com representação de totalitarismo, mas que não expressam a verdade absoluta.

 

Proibição do abate de animais para consumo em zona rural devido a falta de estrutura física (matadouro ou abatedouro).

O pensador aborda formas de enfrentamento das desigualdades sociais?

Como?

 

 

A sociedade avança no tempo, através da organização e dos conflitos.

 

 

 

 Através da organização, associação, cooperativa, consegue-se lançar um novo produto no mercado.

 

 Muitos com pouco e poucos com muito, esta é a frase que caracteriza a desigualdade social. A desigualdade social assume suas feições quando a distribuição de renda é feita de maneira inadequada e injusta, sendo que enquanto a maior parte do dinheiro fica com a minoria, a maioria sofre com a falta de recursos e de direitos sociais. A desigualdade social existe porque é constituída de um conjunto de elementos econômicos, políticos e culturais próprios de cada sociedade (TOMAZI, 1993).

A desigualdade presente no Brasil é uma das maiores do mundo, todo dia vemos ou ouvimos falar em violência, moradores de rua, preconceito, prostituição infantil em meio a exaltação dos grandes centros urbanos.
            O capitalismo é um dos principais causadores da desigualdade no mundo, ele vem impregnado na história desde o feudalismo, isso foi notado desde o primeiro semestre desse curso, a desigualdade é um fato muito antigo, e sempre sem solução.

 

 

 

No Brasil, existem muitos jovens a margem da pobreza, principalmente os de classe baixa, a exclusão social os torna cada vez mais supérfluos e incapazes para uma vida digna, muitas crianças e jovens tem caminhado para um futuro sem preparação, muitos deles não conseguem oportunidades e acabam se tornando marginais ou desocupados, às vezes não porque querem, mas por estarem sem alternativas.

Deste modo, as autoridades são as principais causadoras do processo de desigualdade que causa exclusão e que gera violência. É preciso que antigos e futuros governantes projetem uma vida mais digna e com oportunidades de conhecimento e empoderamento para pessoas com baixa renda.

Diante desta realidade mundial, as pequenas cidades não ficam de fora do cenário da desigualdade social, em Ibotirama, município localizado no Território do Velho Chico, com aproximadamente 25.422 mil habitantes (IBGE) temos um índice de incidência de pobreza de 44,72% (IBGE) mais de 11.000 pessoas estão nesta contagem. Consideramos um número alto, pois não temos assistentes sociais suficientes para acompanhar tantas pessoas de perto, os governantes nada fazem pra reverter esta realidade, o único recurso que estes 44,72% têm, e o auxilio Federal da Bolsa Família, um dos poucos rendimentos que movimenta o comércio local. Na esfera municipal nenhum auxilio é repassado, nenhum acompanhamento é feito e nenhum projeto saiu do papel.

Para SIKORSKI. 2009, o mundo que temos hoje é parte de um processo histórico, aquilo que temos é reflexo do passado, assim como o futuro será reflexo da história que construirmos hoje.

A população mundial padece com seu velho inimigo, a desigualdade social, uma parte da humanidade permanece marginalizada pela sociedade por não possuir um potencial econômico capaz de subsidiar as necessidades mais básicas. Segundo informações da Secretaria de Assistência Social, este município procura regulamentar e reestruturar órgãos como CREAS, CRAS e CONSELHO TUTELAR.

As assistentes sociais de Ibotirama trabalham com o Projeto “Desigualdade Social – Diga Não”, um projeto sério, honesto e transparente, que objetiva a redução das desigualdades sociais, propondo a educação e acompanhamento contínuo, visa a melhor distribuição de renda, investe na educação da sociedade e das empresas privadas, abrange os povos indígenas e os agricultores familiares, conscientizando-os para que os jovens não saiam da aldeia ou do campo, faz um trabalho de amostragem para os jovens - as necessidade de profissionais naquele espaço -  a importância de aprimorar o magistério indígena e os cursos técnicos em agricultura, psicultura, apicultura, etc. que estudem para mais tarde retornar ao seu lugar de origem e ensinar ao seu povo.

        

            A expressão “questão social” surgiu em 1930, em torno das grandes transformações econômicas, sociais e políticas ocorridas na Europa, transformações estas decorrentes do processo de industrialização, que mais tarde refletiu no Brasil.

            A questão social é definida como a expressão do cotidiano da vida social, não fazendo referência apenas a classe pobre, e sim ao cotidiano que o ser humano esta inserido na sociedade. A questão social é gerada pela contradição do Proletariado x Burguesia. A Burguesia, passa a exigir outro modo de intervenção, além da caridade e repressão.

 

 Os trabalhadores (proletários) produzem a riqueza, os capitalistas se apropriam dela. É assim que o trabalhador não usufrui das riquezas por ele produzidas, gerando assim as desigualdades, insatisfações e diversos problemas ligados a esta situação.

 

Já no ano de 1961, no Governo de João Goulart, o governo se posiciona de forma populista e tenta reverter a situação dos grandes lucros apenas para os capitalistas, gerando o golpe militar, onde o militarismo prevaleceu. Assim os Assistentes Sociais passaram a exercer apenas a função de execução das políticas sociais, buscando a expansão dos programas de desenvolvimento da comunidade, atuando na eliminação da resistência cultural que representasse obstáculos ao crescimento econômico e na integração aos programas de desenvolvimento do Estado (Claúdia Maria Ferreira, p.83).

          A profissão de serviço social surgiu da emergência da questão social, que é o conjunto das expressões da desigualdade social, econômica e cultural, problemas da sociedade capitalista e do antagonismo entre o capital e o trabalho.

         De 1930 e 1945 o Serviço Social era assistencial, caritativo, missionário e beneficente. De 1945 a 1958 com a chegada da tecnologia moderna, cientifica e cultural o Brasil teve maior intercambio com EUA e percebeu a necessidade de criar novos métodos e técnicas, adaptado a realidade brasileira, a partir de 1960, com o movimento de reconceituação, trabalhamos com o modelo teórico-prático adaptado para a nossa realidade.

 

2-     CONCLUSÃO

  Portanto, a partir da questão social surge a profissão de Serviço Social. Se no inicio da profissão o objetivo do trabalho era missionário, beneficente e caridoso, a partir de 1967 nos seminários de Araxá e Teresópolis, passamos a ter uma realidade baseada em documentos científicos, deixando de ser teórico-instrumentais, passando a ser políticos – ideológicos, graças a 38 profissionais que tiveram a audácia e iniciativa de enfrentamento, desenvolvendo e publicando os documentos que deram o embasamento que utilizamos atualmente.

Finalizo com o trecho do texto de Marilda Vilela Iamamoto.

 

“Não é por acaso que se faz a escolha por essa profissão:
Ninguém a procura para ter mais dinheiro,
para ter mais status, para ter mais prestigio [..]
É uma profissão especial, guiada por valores nobres e não utilitários
envolvidos em uma mística que torna o seu exercício,
mais do que um emprego,
um meio de realizar projetos pessoais e sociais,
de fundo religioso, político, humanístico e etc.”.
  

REFERÊNCIAS

 Disponível em:  http://www.vagalume.com.br/roberto-carlos/seres-humanos.html#ixzz1KRKqGJdD, acesso em 01.04.2011.

Disponível em: http://www.slideshare.net/bassoli/karl-marx-453207,  acesso em 16.05.2011.

ALBIAZZETTI, Giane. Ciência Política/ Sergio de Goes Barboza. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2009.

ARBEX, Marco Aurelio. Economia Política:Serviço Social/ Marco Aurélio Arbex, São Paulo – Pearson Prentice Hall, 2009.

BARBOZA, Sergio de Goes. Sociologia: Serviço Social.   2009. Cidade: São Paulo Pearson Prentice Hall, 2009.

FERREIRA, Claudia Maria. Fundamentos Históricos, Teóricos e Metodológicos do Serviço Social. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2009.