Mel dos Santos Trindade

Rômulo Frota de Araújo

1.      INTRODUÇÃO 

A Criação de um Centro de Lançamento (CLA) no meio de um território antes desamparado pelo Estado é, no mínimo, curiosa. Ao visitarmos o município de Alcântara, logo percebemos a simplicidade daquele povo, junto com uma hospitalidade infinitamente admirável. Como então aquele povo poderia ser digno de um projeto de tão grande porte?

A implantação do CLA naquela região foi de maçante provocação de deslocamento das comunidades ali assistidas a locais de dificultoso acesso. Além disso, o CLA desestruturou a valiosa cultura da região, composta de ritmos negros de economia de divisão igualitária campesinal, em que o meio de subsistência não era só uma obrigação, mas um prazer. 

Neste trabalho, analisaremos a mudança que o CLA gerou nas comunidades remanejadas, fazendo um breve apanhado sobre o modo de vida antes e depois da chegada do projeto, além de denunciar a sua falsa legitimidade. Para o desenvolvimento, colhemos depoimentos, opiniões, analisamos casos e estudamos diversos autores, para expor o trabalho que se segue.