RESUMO 

Este artigo tem como temática a questão do lixo, um problema da atualidade que afeta não somente as questões ambientais, como também sociais. Um trabalho voltado à busca de soluções para muitas pessoas que acabam sobrevivendo do mesmo, análise da precariedade da situação social dessas pessoas, além do estudo voltado ao grande volume de lixo produzido constantemente no mundo, sem que haja a preocupação das conseqüências dessa atitude. 

Palavras-chave: Lixo. Solução. Problema. 

ABSTRACT 

This article has as its theme the litter issue, an issue of current that affects not only environmental issues but also social. A study aimed at finding solutions to many people who end up surviving the same, analysis of the precarious social situation of these people, beyond the study geared to the large volume of waste produced constantly in the world, without the worry of the consequences of this attitude. 

Keywords: Garbage. Solution. Problem.

INTRODUÇÃO 

            O lixo é todo resíduo sólido proveniente de atividades humanas ou mesmo de processos naturais (poeira, folhas e ramos mortos, cadáveres de animais). O lixo urbano é um dos maiores problemas ambientais da atualidade, pois os moldes de consumo adotados pela maioria das sociedades modernas provocam o aumento contínuo e exagerado na quantidade de lixo produzido. 

        O lixo indevidamente administrado provoca mau cheiro, fornece a proliferação de animais nocivos e transmissores de doenças (ratos, formigas, moscas e mosquitos), polui, pelo chorume, o solo e o lençol d´água subterrâneo e também o ar, uma vez que é prática comum a queima do lixo em ruas, lotes baldios e lixões.

Os pesquisadores optaram abordar a questão do lixo, por ser além de um tema atual e discutido diariamente por milhões de pessoas em todo mundo, o mesmo ser considerado para muitos um grande problema do século XXI devido especificamente ao grande volume produzido pelos mais de 7 bilhões de habitantes da terra, porem, de outro lado, ser a solução para as pessoas, visto que milhares de famílias acabam sobrevivendo do lixo, auxiliando no processo de reciclagem e organização das grandes cidades.

            Sendo assim, de acordo com as informações abordadas anteriormente e sabendo da importância desta pesquisa, o objetivo deste trabalho foi abordar a questão do lixo, sendo este um problema ou mesmo solução para as pessoas na atualidade.

 

MATERIAIS E MÉTODOS

 

O método do presente estudo foi desenvolvido por meio de uma pesquisa bibliográfica baseada em livros, artigos e principalmente sites disponibilizados na internet. A literatura consultada foi entre os anos de 2003 até 2013.

 

DESENVOLVIMENTO

 

A REALIDADE DO LIXO

 

            Atualmente em uma sociedade considerada consumista a produção de lixo tornou – se inerente e crescente cada vez mais. As estatísticas atuais apresentam o lixo como um dos maiores problemas da sociedade e das cidades modernas. A questão tem início nos hábitos e no modo de vida da população.

No Brasil o lixo é um grande problema, que muitas vezes é deixado de lado não somente pelo poder público, mas também pela própria população. Procuramos crescer a passos largos em vários setores da economia, porém não nos envolvemos de forma precisa na busca por soluções ambientais e até mesmo econômicas relacionadas ao lixo. Comparando-se com a Alemanha onde 45% do lixo são reciclados, 38% é queimado e 17% vão para a compostagem estamos distantes comparados a realidade do nosso país. (www.nova.art.br/sil/principal/Noticias.asp?codNoticias, 10 maio 2013 )

Conforme estatísticas cerca de 76% do lixo diário brasileiro ( em torno de 70 milhões de quilos) são despejados em céu aberto. Somente 10% vão para lixões controlados, 9% para aterros sanitários e somente cerca de 2% do lixo é reciclado. (www.amon.com.br/pesquisa/reciclagem/lixo. 12 de maio 2013)

Analisando as estatísticas citadas acima se verifica a razão de preocupações com a falta de gestão de planejamento e atenção dados ao problema. No caso do lixo a céu aberto verificam-se problemas como animais que causam doenças e epidemias (ratos, baratas) além de causar um odor desagradável, ainda apresentam como principal problema o chorume, um líquido derivado da decomposição do lixo que contamina o solo o ar e os recursos naturais da água. Nos lixões controlados o problema é o mesmo, o chorume. Nos aterros sanitários existe a possibilidade de contaminação de solo e água, além de economicamente estarmos enterrando dinheiro.

 

MEIOS E SOLUÇÕES PARA O PROBLEMA DO LIXO

 

Verifica-se como uma das soluções iniciais para o problema do lixo a coleta seletiva, que por sua vez possibilita de forma prática a reciclagem, tendo como conseqüência a redução da extração dos recursos naturais, diminuição da poluição do solo, da água e do ar, redução com gastos com a limpeza urbana, cria oportunidades de emprego e renda por meio de cooperativas de reciclagem. A coleta seletiva viabiliza a compostagem do lixo orgânico transformando-o em adubo orgânico utilizado na agricultura ou em jardins.

Ainda apresenta-se soluções como o biogás, onde por meio da decomposição da matéria orgânica presente no lixo gera o biogás, que é constituído basicamente por metano (CH4) e dióxido de carbono (CO2), componentes que são empregados para movimentar motores automotivos ou geradores de energia elétrica.

Essas e outras soluções provam que há como alterar a situação atual dos cuidados com o lixo, dando oportunidade aos cidadãos de preservarem a natureza de uma forma concreta, além de melhorias relacionadas ao desenvolvimento econômico na geração de emprego e renda. 

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Este trabalho visou destacar como que está sendo administrado o lixo e o que falta para melhorar em termos de reciclagem. O lixo cada vez mais está crescendo no ambiente urbano, causa do grande crescimento da população e um aumento do numero de indústrias no mercado empresarial, onde boas partes dessas indústrias não fazem a reciclagem, ficando para administração publica das cidades ou empresas terceirizadas a obrigação de catar e fazer a reciclagem. Com a administração correta do lixo, aumentando-se os números de catadores de lixo nas ruas, transformando em biogás, adubo orgânico, possa não somente melhorar a qualidade do meio ambiente mais também melhorar a vida dos catadores de lixo que sobrevive do lixo.

E com reciclagem se criara uma conscientização da sociedade, como o lixo sendo matéria-prima e não algo descartável como se vê por ai, não havendo mais situações desagradáveis como ver alguém jogando lixo pela janela do carro, bitucas de cigarro no chão em lugares proibidos, enfim só se irá melhorar com uma intensificação de projetos de reciclagem.

REFERÊNCIAS

www.brasilescola.com <Disponível em  www.brasilescola.com/curiosidades/voce-sabe-para-onde-vai-o-lixo.htm> Acesso em 12 de maio de 2013. 

www.nova.art.br <Disponível em www.nova.art.br/sil/principal/Noticias.asp?codNoticias> Acesso em 10 de maio de 2013. 

www.amon.com.br <Disponível em www.amon.com.br/pesquisa/reciclagem/lixo> Acesso em 12 de maio 2013.