Em uma aula inaugural na Faculdade para alunos dos Cursos de Contabilidade e de Administração de Sistema de Informação – ASI, resolvi provocá-los questionando suas escolhas para saber suas reações.

Apontei que o curso de contabilidade ainda está preso aos seus princípios básicos, assim como, a administração estava ligada à escola universalista do início do século passado; sendo assim, tanto a administração há um século atrás, como a contabilidade hoje, aproximaram-se muito mais de uma ciência exata. Este fato, no caso da contabilidade, dificulta o entendimento do principal ativo das organizações: o capital intelectual! A contabilidade precisa encontrar uma maneira de libertar-se de dogmas do passado e contabilizar o intangível a fim de diminuir o enorme gap que existe hoje entre o valor contábil e o valor de mercado das organizações.

No caso da ASI, questionei como eles podem começar um curso de longa duração, se ao final do curso, diversos conhecimentos adquiridos ao longo dele já estarão obsoletos.

A dificuldade em que estão atravessando os cursos de graduação não se esgotam aqui. Vejam no noticiário o que ocorre com cursos clássicos, como o de medicina. Os exemplos servem para ilustrar a crise da principal instituição da "Terceira Onda": a escola! Da mesma forma que a passagem da Primeira Onda para a Segunda colocou em cheque mate a fazenda, e a passagem da Segunda Onda para a Terceira levou a crise às fábricas, agora chegou a vez das faculdades. Estes três F´s – Fazenda, Fábrica e Faculdades - representam as principais instituições de suas respectivas Ondas: a Onda Agrícola, a Industrial e a do Conhecimento.

O que há de errado com a Era do Conhecimento? O problema não é o conhecimento, mas sim as mudanças, ou melhor, a velocidade delas que, por sua vez, tornam o conhecimento, em muitos casos, perecível. A dificuldade de conciliar a teoria ensinada nas escolas, com a prática exigida no mercado de trabalho é o principal sintoma desta crise anunciada. As empresas tentam minimizar o problema, criando as suas universidades coorporativas. Mas até quando? Sem pretender esgotar discussão, as faculdades precisam ampliar o seu escopo e incorporar ao seu portfólio, novos produtos como, por exemplo, a rede de relacionamento que é bastante valorizada em nossa cultura. Sem preconceitos!

E a Quarta Onda? Do que se trata? Se a Terceira tem como foco o conhecimento, que por sua vez é intangível, cada vez mais perecível, e diz respeito ao conteúdo adquirido até aquele momento pelo individuo; o fator mais importante da Quarta Onda não está no conhecimento, mas sim na capacidade que o indivíduo tem de adquirir novos conhecimentos, na facilidade ou no potencial de reaprender. A este potencial, o psicólogo Gardner chama de Inteligência. E assim nasce a Quarta Onda; a Onda da Inteligência.

 

Bibliografia

GARDNER, Howard. Estrutura da Mente: A Teoria das Inteligências Múltiplas. Tradução por Sandra Costa. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 1994. 340 p. Tradução de: Iframes of Mind: The Theory of Multiple Intelligence.

TOFFLER, Alvin. A Terceira Onda. Rio de Janeiro: Record, 14 ed. 1980.