Quem nunca bebeu água da torneira achando que não tinha nenhum problema, afinal sempre ouvimos dizer que a água da torneira é limpa. Mas essa afirmação não é verdadeira. Cuidado!

Apesar de a maioria das cidades possuírem um sistema de tratamento de água, nem sempre apenas isso basta. As estações de tratamento utilizam processos químicos para retirar as impurezas, bactérias e todo o tipo de substancia que possa fazer mal a saúde. E realmente esse processo é extremamente eficaz e consegue a purificar, e para mantê-la dessa forma é adicionado grande quantidade de cloro.

Como a água chega as nossas casas

Após sair das estações de tratamento, até chegar às nossas casas, existe um grande percurso a ser percorrido. E é nesse caminho que a água se torna inadequada para o consumo.

O encanamento, muitas vezes, já está velho e acumula lodo e bactérias, e por serem feitos de ferro, a água ao passar, leva junto um pouco de ferrugem. Ao chegar às casas, se a caixa d’água não for limpa regularmente, também acumula impurezas e bactérias, que pode causar doenças.

O que fazer para consumir água limpa

Apesar de todo o processo até a água chegar às nossas casas não ser o mais adequado e muitas vezes fazer com que ela não fique adequada para consumo, o filtro pode ajudar a torná-la – novamente – ideal para o consumo.

Existem diversas opções de filtros como os de barro, filtro de carvão ativado, membranas de fibra oca e com luz ultravioleta. Cada um deles faz a filtragem de uma forma diferente, mas o objetivo é o mesmo.

Removendo as impurezas, a água já está adequada para o consumo, mas o gosto de cloro pode permanecer, o que torna seu sabor desagradável. Nesse caso, existem dois modelos de filtros mais indicados: o filtro de carvão ativado e o de barro. Quem pretende matar a sede ingerindo um líquido com sabor agradável e puro já sabe o que fazer, basta instalar um filtro.