A QUALIDADE DO ENSINO

 

         O ensino brasileiro está nos princípios das leis 4 024, 5692 e outras leis recentes. Uma completa a outra, uma é continuidade da outra, no entanto a qualidade do ensino vem deixando muito a desejar. A falta de professores treinados é a principal causa deste fracasso, porém o mal pagamento dos professores é a pior causa da má qualidade do ensino. Enquanto não houver um pagamento adequado aos professores, nada adiantará tentar outros meios. O professor para ser professor tem que dedicar-se exclusivamente ao ensino o que não ocorre hoje em dia, pois o vencimento mal dá para sobreviver. Se ele não trabalhar em outro setor, passará pelos maiores privações. O professor então deixa sua área e vai buscar melhores salários em outros campos. Daí o não ter tempo de preparar seu conteúdo, dando uma péssima aula aos alunos.

          O governo Federal tem se preocupado muito com a qualidade de ensino, no entanto esquece que para haver ensino é preciso ter bons professores e que estes também são humanos e precisam sobreviver. No passado uma comissão do Ministério de Educação fez uma pesquisa em língua portuguesa, sob a direção do prof. Celso Cunha. Isto foi uma ótima coisa, mas... e o salário vai ficar a mesma ninharia? Não seria importante pesquisar também este setor?

          Outra coisa que vem acabando a boa maneira da aprendizagem sãos os livros modernos. Os autores didáticos modernos só se preocupam com a qualidade do papel, ilustrações. A matéria mesmo foi reduzida a 80% do que era. É por isto que de uns anos para cá o ensino tem piorado muito. Se o livro não traz a matéria, o professor não tem tempo de pesquisar, é muito lógico que o aluno não vai aprender.

          Outra coisa que vem fracassando os estudos sãos os testes de múltipla escolha, pois o aluno não precisa se preocupar com a escrita, nem muito com o raciocínio. Basta colocar um X e tudo estará resolvido, nem pensa que com isto, quem está perdendo é ele mesmo. A falta de escrever e ler são dois fatores que derrotam o ensino. Quem não lê, nem escreve,não pode fazer boa comunicação, não pode expressar o que aprendeu adequadamente.

          A falta de obrigar o aluno a dirigir os pequenos grupos, de falar em classe, de ler em voz alta, de apresentar pequenas peças teatrais, de declamar poesias ou dizer discursos, tudo isto está acabando e com ele a boa qualidade do ensino. O professor de hoje chega na classe, fala que só um papagaio, sem se preocupar de como o aluno está recebendo a mensagem, se está aprendendo ou não. Muitos não aceitam perguntas e o aluno até tem medo de abrir a boca.

          Outro fator que vem derrotando o ensino são as revistas em quadrinhos, a televisão, o cinema, a Internet. Os alunos incutem com tais coisas e deixam a escola de lado, os bons livros. A escola é apenas um encontro entre outros alunos, lugarzinho bom de namorar como muitos dizem.

          O emprego é outro fator que fracassa o estudo. A maioria dos alunos está procurando um emprego quando ainda não trabalham. Se trabalham só podem estudar no período noturno. Meninos de 13 e 14 anos estão trabalhando para ganhar um dinheirinho mixo que nada vai adiantar para o futuro. Muitas vezes este dinheiro é gasto à toa, sem cumprir outras obrigações.

          Muitos outros problemas afetam a boa qualidade do ensino. Seria quase impossível enumerá-los todos e cada um deles com um aspecto diferente. Desde o berço até os bancos da escola, vem apresentando na escola uma deficiência de aprendizagem. Hoje em dia a situação tem ficado muito pior, pois os pais não podem dar muita assistência aos filhos, pois precisam cuidar de suas obrigações. E as crianças ficam a mercê da sorte, aprendendo como aprendem. Quem vai encontrar dificuldades  são estes futuros homens que amanhã estarão comandando o Brasil.

          Se sérias medidas não forem tomadas a curto prazo, a situação poderá tornar-se mais calamitosa ainda. A situação tem jeito de ser resolvida, pelo menos em uma boa parte. Agora não se deve é deixar que o barco navegue como o mar, pois uma hora um furacão afunda-o nas águas e nada mais restará fazer então. Precisamos melhorar o nível educacional.