A QUALIDADE DE ATENDIMENTO NO COMÉRCIO COMO FATOR DE CRESCIMENTO ORGANIZACIONAL: UMA ANÁLISE DA EMPRESA FLORAFARMA NO MUNICÍPIO DE CAMPINA GRANDE DO SUL – PR

Kelly dos Santos Peres[1]

Professor Orientador: Jorge Amaro Bastos Alves, Me.

RESUMO 

Este artigo tem a finalidade de apresentar as estratégias da empresa Florafarma que constituída pela orientação do comportamento de seus colaboradores no que tange a um melhor atendimento buscando satisfazer as necessidades tanto da empresa quanto do colaborador. Foi realizada uma pesquisa de campo que visa uma compreensão das necessidades individuais ligadas diretamente à qualidade do atendimento e os fatores que a influenciam. O principal objetivo deste artigo é analisar o fator de crescimento organizacional e verificar sua influência direta no comportamento do colaborador, ligados a motivação, a remuneração e ao crescimento profissional. 

Palavras chaves: Qualidade de atendimento, motivação, crescimento profissional.

1     INTRODUÇÃO 

O presente artigo tem como objetivo apresentar a relação entre remuneração, motivação e perspectivas de crescimento profissional e demonstrar como esses fatores podem influenciar na qualidade do atendimento dentro das organizações. A relação do turnover[2] reflete na busca incessante pelo aumento da competitividade, esse por sua vez pode ser um dos maiores responsáveis pela necessidade da qualidade no atendimento e assim influenciar no crescimento organizacional.

A qualidade no atendimento é o diferencial que uma empresa pode oferecer face à concorrência, porém exige um grau elevado de dificuldade, pois depende da atitude de cada profissional indiferente do cargo ocupado. É importante que o profissional tenha consciência de que sua imagem está diretamente ligada à empresa e que nenhuma organização tem interesse em ter em seu quadro de colabores, um profissional com imagem negativa ou até mesmo, sem comprometimento com os resultados. Para a empresa quanto mais tempo um profissional permanece nela, fica patente que o nível de satisfação está em alta, e atende assim as expectativas do profissional.

Diante do exposto, esse estudo problematiza o seguinte: Os aspectos de motivação, remuneração e perspectivas de crescimento profissional, exercem influência significativa nos resultados da empresa?

Desta maneira, esse estudo foca como estudo de caso a empresa Florafarma que atua no segmento farmacêutico no município de Quatro Barras/PR, cujo objetivo geral consiste em verificar o nível de satisfação dos funcionários da empresa. Os objetivos específicos consistem em medir o grau de satisfação dos funcionários no que se refere à remuneração percebida, motivação e perspectiva de crescimento.

Para alcançar com êxito os objetivos propostos, bem como ter as informações necessárias para a realização da pesquisa foi realizada uma pesquisa bibliográfica a fim de dar maior embasamento às informações obtidas nesse estudo de caso.

Também foi lançado mão da pesquisa exploratória explicativa, haja vista, que a principal preocupação é analisar os fatos, interpretá-los e identificar suas causas visando descobrir se os fatores descriminados no tema de pesquisa contribuem para determinar o crescimento da empresa.

Para tanto o artigo utilizou-se de uma coleta de dados através de um questionário aplicado entre os funcionários da Florafarma. As hipóteses que nortearão a pesquisa de campo serão comprovadas logo após a aplicação do questionário onde os resultados buscarão continuamente a qualidade no atendimento e qualificação de seus colaboradores para ter-se maior produtividade.

Estruturou-se este artigo em quatro seções além desta introdução, das considerações finais e das referências. Inicialmente apresenta-se o conceito de qualidade no atendimento ao cliente final, dentro do comércio farmacêutico. Na segunda seção, são abordadas as histórias e origens do comércio farmacêutico dando ênfase na franquia[3] Farmatotal adaptada à Florafarma. Na terceira parte, mostra-se a influência dos aspectos de motivação, remuneração e perspectivas de crescimento profissional relacionados à qualidade do atendimento. Na quarta parte apresentam-se as ações que a Florafarma pode estar realizando com base no estudo de caso realizado, seguindo-se as considerações finais.