ANA PAULA AGUIAR DE MELO 

A PSICOMOTRICIDADE COMO RECURSO PSICOPEDAGÓGICO PARA AUXILIAR NO DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM NA INSTITUIÇÃO ESCOLAR 

ARAGUARI

2011

ANA PAULA AGUIAR DE MELO 

A PSICOMOTRICIDADE COMO RECURSO PSICOPEDAGÓGICO PARA AUXILIAR NO DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM NA INSTITUIÇÃO ESCOLAR 

Artigo apresentado a UNICID como requisito parcial para obtenção do título de Especialista em Psicopedagogia. 

Orientadora: Profa. Siderly do Carmo Dahle de Almeida 

ARAGUARI

2011

RESUMO 

O objetivo deste trabalho é mostrar como o desenvolvimento das capacidades psicomotoras pode ajudar no combate às dificuldades relacionadas à aprendizagem, que alcançam índices alarmantes, atuando como recurso psicopedagógico dentro da instituição escolar. Procurou-se estabelecer uma conexão direta entre conceitos motores e a aprendizagem cognitiva identificando como o amadurecimento e desenvolvimento da parte motora influencia na internalização cognitiva, destacando a relevância de uma ação de caráter preventivo e a grande importância que a disciplina educação física tem no currículo da escola, especialmente nas primeiras séries.  A metodologia utilizada para dar embasamento teórico ao trabalho foi a pesquisa de campo de caráter exploratório. 

Palavras-chave: aprendizagem, psicomotricidade, psicopedagógico.

 

 

 

 

1  INTRODUÇÃO

 

A dificuldade de aprendizagem nas instituições escolares é um tema que tem chamado muito a atenção nos últimos tempos, principalmente dos profissionais que lidam diretamente com a área da educação, como professores e pedagogos. Um dos principais anseios destes profissionais é conseguir identificar a raiz destas dificuldades para direcionar um o modo mais adequado de solucioná-las e evitar o aparecimento de outras.

A psicopedagogia é um campo de estudos que busca auxiliar o combate às dificuldades de aprendizagem dos alunos, em especial na instituição escolar. Como embasamento teórico apóia-se em conceitos de outras áreas do conhecimento com a finalidade de legitimar sua atuação.

Considerando o caráter interdisciplinar da psicopedagogia o objetivo deste trabalho foi, por meio de um levantamento bibliográfico, demonstrar como conceitos relacionados ao movimento humano, em especial os de psicomotricidade, podem colaborar de maneira efetiva para a resolução de problemas relacionados com a aprendizagem nas instituições escolares, constituindo-se numa eficiente alternativa de intervenção psicopedagógica.

Destacaram-se pontos que comprovam a relação estabelecida entre movimento corporal e processos de aprendizagem, o desenvolvimento motor e o desenvolvimento cognitivo, buscando demonstrar a importância das aulas de educação física para o desenvolvimento das crianças, em especial nas séries iniciais.

Considerando que é através do seu corpo que a criança percebe o mundo a sua volta e que seu desenvolvimento é estabelecido por meio das trocas que ela realiza com o meio, penso que, entender que o estudo sistemático do esquema corporal, lateralidade, equilíbrio, atenção, concentração, noção espaço-temporal, entre outros, constitui-se como pré-requisitos da aprendizagem poderá ajudar na resolução de problemas ligados às dificuldades de aprendizagem nas instituições escolares. Dificuldades estas que se configuram como objeto de estudo da psicopedagogia.

 

 

 

2  A PSICOMOTRICIDADE COMO RECURSO PSICOPEDAGÓGICO PARA AUXILIAR NO DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM NA INSTITUIÇÃO ESCOLAR

 

 

Cada vez mais é possível notar como são crescentes os problemas relacionados à aprendizagem das crianças na instituição escolar. Dificuldades que emergem desde as primeiras séries e prolongam-se ao decorrer da vida escolar das mesmas. Uma das maiores dificuldades de encontrar uma solução satisfatória para esta questão encontra-se na pluralidade de fatores que podem ser classificados como responsáveis por desencadear os problemas de aprendizagem.

O aperfeiçoamento do aspecto motor da criança encontra-se diretamente ligado a um melhor desenvolvimento cognitivo e sua exploração certamente pode auxiliar para garantir um melhor rendimento escolar por parte dessa criança.

De acordo com Rochael 2009:

“A estrutura da Educação Psicomotora é a base fundamental para o processo intelectivo e de aprendizagem da criança. O desenvolvimento evolui do geral para o específico; quando uma criança apresenta dificuldades de aprendizagem, o fundo do problema, em grande parte, está no nível das bases do desenvolvimento psicomotor”.

No decorrer do processo de aprendizagem crianças que não tiveram uma boa base com relação ao seu desenvolvimento motor terão grandes chances de desenvolver alguma dificuldade na escola, ainda para Rocheal (2009):

“Durante o processo de aprendizagem, os elementos básicos da psicomotricidade são utilizados com freqüência. O desenvolvimento do Esquema Corporal, Lateralidade, Estruturação Espacial, Orientação Temporal e Pré-Escrita são fundamentais na aprendizagem; um problema em um destes elementos irá prejudicar uma boa aprendizagem”.

Conceitos relacionados à teoria construtivista mostram a relação entre a questão motora e o desenvolvimento cognitivo. Segundo a teoria Piagetiana, o desenvolvimento cognitivo constitui-se num processo de sucessivas mudanças qualitativas e quantitativas das estruturas cognitivas derivando cada estrutura de estruturas precedentes, em outras palavras, o indivíduo constrói e reconstrói continuamente as estruturas que o tornam cada vez mais apto ao equilíbrio. Essas construções adotam um padrão denominado por Piaget de estágios que seguem idades mais ou menos determinadas.

Diante deste conceito, a disciplina de Educação Física, que infelizmente, ocupa um lugar desprestigiado no currículo escolar possui grande importância no desenvolvimento global da criança e pode auxiliar no melhoramento do rendimento escolar, principalmente se feito um bom trabalho de base nas séries iniciais. O desenvolvimento da parte motora ajudará a criança tanto na parte cognitiva quanto na parte afetiva.

Com relação à parte cognitiva, dentro da educação física há uma gama enorme de conteúdos que podem ser explorados sem que se perca o foco da disciplina em questão. Pode-se desenvolver, por exemplo, atividades que trabalhem com figuras geométricas, números, equações, o que auxiliará no aprendizado da matemática, é possível trabalhar com diversificados textos, formação de palavras, escrita, auxiliando no aprendizado da língua portuguesa. Atividades que trabalham com o movimento do corpo, expressão corporal, ajudam a criança a desenvolver sua parte afetiva, trabalhando seu lado social, de comunicação.

Segundo Vayer (1984), o desenvolvimento da criança ocorre através do resultado das relações e comunicações que se estabelecem entre três elementos: o seu corpo enquanto, meio da relação, o mundo das outras pessoas e a realidade das coisas. As sensações, percepções e ações formam um ciclo que se desenvolve, se enriquece e se organiza para constituir a personalidade, uma personalidade necessariamente original em relação aos outros.

Portanto, quanto mais favoráveis forem as condições para que ocorram tais relações maiores serão as chances que a criança irá ter para desenvolver suas capacidades.

A comunicação desenvolvida nos jogos, nas atividades lúdicas e recreativas, nos trabalhos de expressão corporal, favorece não só o aperfeiçoamento da parte motora como também das partes afetiva e social da criança. Para Vayer (1984):

“É evidente que os relacionamentos com o outro são estreitamente ligados à

atividade motora e sensoriomotora da criança. Como esta atividade permite-lhe

reconhecer o mundo das coisas, permite-lhe, da mesma forma, reconhecer o

mundo dos outros, diferenciar-se dele, e progressivamente adaptar-se e integrar-se

a ele.(VAYER, 1984, p. 22)”.

É possível notar também o caráter pedagógico da motricidade, tanto no que concerne a qualidade do gesto e do movimento quanto a sua representação, recorrendo aos estudos de Wallon, que dizem que para ocorrer uma manifestação das emoções é necessário que haja uma organização dos espaços físicos. Segundo sua teoria, uma criança para ler um livro, por exemplo, não precisa necessariamente encontrar-se sentada e imóvel em um banco escolar, ela pode estar deitada, em pé, correndo, e mesmo assim conseguir assimilar o conteúdo da sua leitura.

3  METODOLOGIA

 

A metodologia escolhida para a realização deste trabalho foi pesquisa bibliográfica de caráter exploratório.

A pesquisa bibliográfica conforme Carvalho caracteriza-se em uma busca de referências bibliográficas na área em que será feita a pesquisa, com o intuito procurar saber se existem obras e publicações com respostas às questões propostas. Assim, para Severino (2002), a documentação bibliográfica constitui um acervo de informações de uma determinada área do saber. Estas informações determinarão a definição de uma limitação que, para a comunidade científica relacionada à área, é interessante seu estudo para cobrir as lacunas deixadas e fornecer respostas. A consulta de fontes consiste na identificação das fontes documentais (documentos audiovisuais, documentos cartográficos e documentos textuais); na análise das fontes e no levantamento de informações (reconhecimento das idéias que dão conteúdo semântico ao documento).

 

 

4  CONSIDERAÇÕES FINAIS

 

Criança é sinônimo de movimento. Sempre que pensamos em uma criança associamos a uma figura alegre, aos atos de correr, pular, mexer com o corpo explorando suas diversas capacidades e amplitudes. Esse olhar constitui um fator muito importante quando se procura maneiras para auxiliar nas questões do desenvolvimento e da aprendizagem.

Segundo Vayer (1984), a criança reconhece o mundo em que vive através de seu corpo e para isso, é importante que ela tenha consciência e controle do mesmo. Pois, é através da coordenação de seus movimentos e capacidade de deslocamento que a criança se coloca para explorar o mundo e estabelecer os seus conhecimentos.

As primeiras evidências de um desenvolvimento mental normal são manifestações puramente motoras. Diante desta visão, as atividades motoras desempenham na vida da criança um papel importantíssimo em muitas das suas primeiras iniciativas intelectuais. Ao mesmo tempo em que explora o mundo que a rodeia com todos os órgãos dos sentidos, ela percebe também os meios como quais fará grande parte dos seus contatos sociais.

Portanto, a função motora, o desenvolvimento intelectual e o desenvolvimento afetivo estão intimamente ligados na criança, os conceitos psicomotores procuram destacar a relação existente entre a motricidade, a mente e a afetividade e facilitar a abordagem global da criança por meio de uma técnica.

Através das aulas de Educação Física a criança tem a oportunidade de desenvolver além do aspecto motor os aspectos cognitivo, afetivo e social. O desenvolvimento e aperfeiçoamento de habilidades motoras como coordenação motora fina e global, lateralidade, equilíbrio, noções de tempo e espaço, consciência corporal, contribuem para uma melhor assimilação de outros conteúdos dentro e fora da instituição escolar. São habilidades que, trabalhadas de forma correta e no momento oportuno, levarão a criança a desenvolver de maneira criativa, lúdica e, talvez o mais importante, prazerosa as outras áreas do conhecimento.

O aperfeiçoamento da coordenação motora leva a criança a aprimorar suas habilidades com a escrita, por meio de jogos ela tem a possibilidade de incorporar conceitos matemáticos, a noção de tempo e espaço ajuda na resolução de problemas. À medida que a criança toma consciência de seu corpo, de suas possibilidades, ela pode transferir para dentro de sala de aula incorporando os conceitos de outros saberes, isso também reflete no comportamento, nas interações sociais. Uma relação harmoniosa com todos do ambiente proporciona riquíssimas trocas de experiências e conhecimentos que consequentemente resultará em uma melhor aprendizagem.

Quanto mais consciência de seu corpo, de suas limitações e principalmente de suas potencialidades a criança desenvolver maior será sua capacidade de absorver, assimilar, compreender, modificar e transmitir as informações que ela capta do meio no qual ocorrem suas relações sociais. Isso contribui para a formação de sujeitos pensantes, críticos e conscientes de seu papel na sociedade. E tudo isso começa na infância, com estímulos adequados no momento oportuno.

Quando o sujeito encontra numa atividade que lhe é oferecida, sentido, interesse e aplicação concreta em seu cotidiano certamente agirá com mais empenho para realizá-la e se apropriará de todo conteúdo que esta atividade tem a lhe oferecer.

Engana-se quem acha que a disciplina educação física trabalha exclusivamente com movimentos musculares. Ela é capaz de atingir uma esfera bem mais ampla, não é apenas educação do corpo, mas também educação da mente e é justamente neste ponto que ela se torna extremamente importante como parte do processo de desenvolvimento.

É exatamente a amplitude de sua aplicabilidade que lhe confere a possibilidade de ser utilizada como meio de intervenção psicopedagógica para a solução de problemas ligados a questões de aprendizagem. Uma vez que as instituições escolares começarem a dar mais importância à multidisciplinaridade e a todas as disciplinas do currículo escolar por igual, as intervenções psicopedagógicas ganharão maior consistência e respaldo refletindo positivamente nos índices de aprendizagem.

           

REFERÊNCIAS

CARVALHO, D. et al. Pesquisa bibliográfica. Disponível em <http://pesquisabibliografica.vilabol.uol.com.br> Acesso em: 07 de julho de 2011.

CHAVES, W. M. A psicomotricidade na prevenção das dificuldades de aprendizagem. Disponível em <http://cev.org.br/biblioteca/a-psicomotrcidade-prevencao-das-dificuldades-aprendizagem> acesso em 12 de maio de 2011.

FERREIRA, M. Henri Wallon, o educador integral. Disponível em <http://www.unicamp.br/iel/site/alunos/publicacoes/textos/d00005.html> Acesso em 25 de julho de 2011.

NEGRA, C. A. S.; NEGRA, E. M. S. Manual de trabalhos monográficos de graduação, especialização, mestrado e doutorado. São Paulo: Atlas, 2003.

 

ROCHAEL, L. A Importância da Psicomotricidade no Processo da Aprendizagem. Disponível em < http://psicologiaeeducacao.wordpress.com/category/uncategorized/> Acesso em 26 de julho de 2011.

SANTOS, F. T. Henri Wallon. Disponível em <http://educarparacrescer.abril.com.br/aprendizagem/henri-wallon-307886.shtml> Acesso em 23 de março de 2011.

SANTOS, H. A dos. A relação de psicopedagogia com a psicomotricidade: Aspectos psicopedagógicos da educação infantil. Disponível em <http://www.artigonal.com/educacao-infantil-artigos/a-relacao-de-psicopedagogia-com-a-psicomotricidade-aspectos-psicopedagogicos-da-educacao-infantill> Acesso em 15 de junho de 2011.

SEVERINO, A. J. Metodologia do trabalho científico. 22 ed. São Paulo: Cortez, 2002.

TERRA, M. R. O desenvolvimento humano na teoria de Piaget. Disponivel em <http://www.unicamp.br/iel/site/alunos/publicacoes/textos/d00005.htm> Acesso em 24 de maio de 2011.

VAYER, P. O diálogo corporal. São Paulo: Editora Manoele Ltda, 1984.