A Psicologia na Imagem Corporal

A obesidade assim como outras doenças tem relação com as emoções.
A primeira relação que um recém nascido tem com sua mãe é da alimentação, então ele logo faz uma associação; desconforto alimentação e conforto.
Isso agente carrega para vida adulta e muitas vezes com algum desconforto, automaticamente pode acabar comendo para aliviar temporariamente o desconforto.
São aspectos inconsciente que devem ser trabalhados entre outros aspectos, como defesa, válvula de Escape, ansiedade, são coisa que acabam sabotando qualquer técnica de emagrecimento.
Em relação ao dia - dia de pessoas que ganhou peso,com certeza 99% dessas pessoas já tentou algum tipo de regime que não deu certo, e com isso o efeito sanfona é catastrófico.
Isso acontece por que é trabalhado o mecanismo externo de contenção mais não é trabalhado o mecanismo interno,todas as emoções atinge o hipotálamo que é, o que, gera e controla todos os outros hormônios.
Então qualquer emoção vai dar uma reação fisiologia, se não é trabalhado essa emoção mesmo que queira emagrecer
não vai conseguir porque esta no sistema nervoso autônomo.
Na psicologia a obesidade é como um sintoma diferente do que a medicina aponta, como sendo um quadro patológico.
As pessoas sabem o que devem fazer mais não conseguem aplicar aquilo que sabe.O esquema corporal fala do nosso corpo concreto..A imagem corporal é a forma que o sujeito percebe o seu corpo.
Só que agente esquece que comida tem duas funções: alimentar (nutrir) do ponto de vista fisiológico e também alimentar (nutrir) no ponto de vista do prazer.
Como eliminar algo que seja da ordem do prazer ? Ela ocupa o lugar do carinho,da relação do cuidar bem..
A psicologia ajuda na aceitação do próprio corpo o no emagrecimento ?
Alguém que tenha problema com a bebida ele pode retirar a bebida e nunca mais bebe, alguém que tenha problema com cigarro ele pode retirar o cigarro e nunca mais fumar, mais alguém que tenha problema com a comida não pode retirar a comida.
É preciso aprender ali dar é com a presença da comida...
É quase como se o corpo pudesse nos lembrar que estamos longe de nós mesmo, não é só aceitar o corpo para ficar com o corpo que tem, é aceitar o corpo para promovera mudança que ele escolhe. A comida esta sempre sendo utilizada como uma forma de alivio, de equilibrou, tem muita gente que tem um peso dito adequado, mais que não tem uma saúde dita adequada, quando eu mudo a minha vida eu mudo o meu corpo.
O corpo acaba sendo um desvio para que eu não enfrente, não confronte com aquilo para além do corpo,é a partir da distorção do corpo emocional que o corpo físico começa a se destorcer é importante agente aprender a não se deixar influenciar,tem alimento que mata a fome e tem alimento que mata a vontade e nos precisamos do dois.