Minha mãe era apaixonada por presentes. Como um adulto, muitas vezes pediu a ela para parar de dar presentes e gastar o dinheiro em si mesmo, mas ela recusou. Ela gostava de dar presentes, e muito!

Dar presentes tem sido um assunto favorito para estudos sobre o comportamento humano, com psicólogos, antropólogos, economistas e marqueteiros. Eles descobriram que dar presentes é uma parte surpreendentemente complexa e importante da interação humana, ajudando a definir relacionamentos e fortalecer os laços com a família e amigos. Na verdade, os psicólogos dizem que é muitas vezes o doador, e não o destinatário, que colhe os maiores ganhos psicológicos de um presente. Frustrado por multidões, o tráfego e o comercialismo, as pessoas podem ser tentadas a esta época do ano para optar por sair de presente que dá por completo. Uma pesquisa de 2005 mostrou que quatro em cada cinco americanos acha que as férias são muito materialistas, de acordo com o Centro para um Novo Sonho Americano, que promove o consumo responsável.

Mas, enquanto é razoável cortar gastos durante as férias, os psicólogos dizem que a proibição da troca de presentes com os entes queridos não é a melhor solução. As pessoas que se recusam a aceitar ou trocar presentes durante as férias, estas dizem os especialistas, pode estar perdendo uma importante ligação com a família e amigos.

"Isso não faz mal para a relação”, disse Ellen J. Langer, professor de psicologia de Harvard. “Se eu não deixar você me dar um presente, então eu não estou encorajando você a pensar em mim e pensar sobre coisas que eu gosto. Estou impedindo você de experimentar a alegria de se envolver em todas as atividades."

O valor social das doações tem sido reconhecido ao longo da história humana. Por milhares de anos, algumas culturas nativas têm se engajado no potlatch, uma cerimônia complexa que celebra doação extremo. Embora as interpretações culturais variem muitas vezes o estado de uma determinada família num clã ou vila era ditado não por quem tinha mais posses, mas não por que deu o máximo. O mais luxuoso e falência do potlatch , mais prestígio conquistado pela família de acolhimento .

Alguns pesquisadores acreditam que as forças evolutivas pode ter favorecido presentear. Os homens que eram mais generosos podem ter tido o sucesso reprodutivo mais com as mulheres. (Notavelmente, a utilização de alimentos em troca de acesso sexual e aliciamento foram documentados em nosso parente mais próximo do macaco, o chimpanzé). As mulheres que eram hábeis em dar - seja comida extra ou uma pele bem equipada - ajudaram a sustentar o provedor da família bem como seus filhos.

Margaret Rucker , psicóloga do consumidor da Universidade da Califórnia, em Davis, diz que os homens são tipicamente mais prática e consciente de preços quando se trata de os presentes que dão e recebem , enquanto as mulheres tendem a estar mais preocupado com dar e receber presentes com significado emocional .

Dr. Rucker diz que muitas vezes conta a história de um homem que subiu em uma árvore para recuperar um ovo de robin que combinava com os olhos azuis de sua namorada . " As mulheres dizem , 'Oh, que romântico '", disse ela. " Mas os homens dizem:" Isso é a coisa mais estúpida que eu já ouvi falar , e também o que acontece com a ave mãe? ' "

As diferenças de género em dar presentes parecem emergir no início da vida . Pesquisadores da Loyola University Chicago estudaram 3 - e crianças de 4 anos em uma creche , os quais tinham participado da mesma festa de aniversário. As meninas normalmente foram às compras com suas mães e ajudaram a selecionar e embrulhar os presentes. Os meninos, por sua vez, eram muitas vezes desconhecem o que o presente era. “Eles diziam: 'Eu tirei uma soneca enquanto minha mãe foi fazer compras para ele”, disse Mary Ann McGrath, o decano associado da Graduate School of Business em Loyola.

Dar presentes é muitas vezes a maneira mais óbvia de um parceiro pode mostrar interesse, fortalecer um vínculo ou mesmo sinalizar que uma relação deve terminar.