Sendo o esoterismo a ciência da alma das coisas e dos acontecimentos, ou a ciência das essências, pode-se dizer que é um conhecimento que põe ênfase no mundo das energias, isto é, reconhece que por detrás dos acontecimentos, do mundo dos fenômenos, existe o mundo das energias, das essências.

       Uma das definições mais inadequadas de esoterismo é a de que ele diz respeito ao escondido e oculto, ou que envolve uma organização, ou algo que não se tem acesso, ou ainda artes mágicas e rituais ocultos. Ele, na verdade, só está oculto para aqueles que não possuem condições evolutivas e éticas de penetrá-lo.

       O estudo esotérico quando unido à vivência esotérica revela, a seu tempo, o mundo do propósito e verdadeiro, levando finalmente ao mundo dos significados. O esoterista começa esforçando-se para descobrir a razão das coisas; concentra-se nos problemas dos acontecimentos, eventos, crises e circunstâncias a fim de chegar a compreender o propósito que possam conter para ele. Quando chega alcançar a significação de algum problema específico, usa-o como um convite para penetrar mais profundamente no recém-revelado mundo dos significados; aprende, então, a lidar, a incorporar seus pequenos problemas pessoais aos problemas do todo maior. Descobre assim o mundo dos significados espalhado como uma intrincada rede em todas as atividades e em cada aspecto do mundo fenomenológico.

       O esoterismo é, em realidade, o treinamento na habilidade de funcionar livremente no mundo dos significados. Isto envolve uma vida em sintonia com as realidades subjetivas internas.

       O esoterismo envolve auto-conhecimento e educação no sentido de que aprender é recordar-se. Auto-conhecimento é auto-recordação.

       A psicologia dentro do enfoque cooperativo e com consciência grupal nasce dentro dessa visão ou ciência das essências. Pois parte do princípio da unidade fundamental da essência e da unidade das coisas.

       A consciência grupal ou consciência da cooperação visa a harmonia do todo, sem competições. Leva a uma ótica verdadeiramente democrática (de todos, pelo todo e para o todo) e psicológica no sentido de uma visão sintética, esotérica e da unidade ou harmonia de tudo o que existe. Consequentemente, leva os homens a um senso de responsabilidade global em todos os sentidos.

       Uma nova ordem mundial, sintética, abrangente e global só poderá nascer (e está nascendo atualmente) a partir de uma psicologia cooperativa e de uma consciência grupal, buscando-se no verdadeiro sentido do esoterismo (a ciência das essências) sua inspiração.

       A competição, o personalismo, o nacionalismo e tantas outras barreiras já demonstraram sua ineficácia e danos, quer ao indivíduo, quer à sociedade, quer ao planeta.

       Portanto, qualquer atividade com uma concepção psicológica esotérica, superará todos os problemas e desafios com muito mais facilidade. Advirá, sem dúvida, não só o tão almejado crescimento interior, porém ainda o crescimento limpo, justo e honesto no social, político e econômico.

                            Prof. Hermes Edgar Machado Junior