A PSICOLOGIA BÍBLICA DO SUCESSO (II)

 

Muitas pessoas, hoje em dia, não vêem com o coração, por causa de alguns fatos condicionantes da própria existência.

 

Um deles é O ENGANO DO PECADO. Ele modificou a visão dos seres humanos. deu-lhes uma visão limitada, finita e medrosa. Endureceu-lhes a sensibilidade. Tirou-lhes a visão cósmica, universal, transcendental, crística, divina. Reduziu-os a um estado de desorientação.

 

Outro, é A ATRAÇÃO DO EMPIRISMO. Ela lançou os homens em desabalada carreira à busca dos valores imediatos da vida. A luz da visão das coisas que são vistas pelos olhos carnais é muito forte sobre aqueles que não têm coragem de serem chamados de místicos ou estranhos.

 

O terceiro é O HIPNOTISMO DA MORTE. Os homens vivem apavorados com a sentença de morte que paira sobre cada ser vivo. Por causa de algo que acontecerá inevitavelmente um dia, muitos perdem todos os seus dias.

 

É bom lembrar que para o crente a morte é apenas uma libertação desta seqüência terrestre, para uma plenitude infinita de vida e que esta vida TEM QUE COMEÇAR AQUI!

 

Jesus disse: “Eu vim para que tenham vida e vida COM ABUNDÂNCIA”. Jo 10.10.

 

Entendeu bem? A vida eterna começa aqui!

 

Finalmente, outra limitação que condiciona demais os seres humanos é A ILUSÃO DO TEMPO E DO ESPAÇO. E por que ilusão? Porque o Real é Deus e ele é atemporal e infinito.

 

O homem está limitado pelo tempo KRONOS, enquanto Deus estende-se infinitamente no tempo KAIROS. O homem está limitado pelas realidades de três dimensões: altura, largura e profundidade e três realidades: luz, matéria e energia.

 

Deus transcende tudo em sua onipresença, onipotência, onividência, onisciência... quando João “achou-se em espírito no Dia do Senhor” (AP 1.10), extrapolou o tempo e o espaço.

 

O maior problema do homem é, pois, A INCAPACIDADE DE VER. Jesus disse: “Se alguém não nascer de novo não pode ver o Reino de Deus”. Jo 3.3. É necessário nascer de novo

                       

nova visão

                        novo entendimento

                        nova conduta

                        nova existência.

 

E com isto pode-se VER o Reino.

 

Depois dessa visão, é possível a outra etapa gloriosa. Jesus também disse para Nicodemos: “Se alguém não nascer da água e do Espírito não pode ENTRAR no Reino de Deus”. Jo 3.5.

 

É possível VER o Reino e é possível ENTRAR no Reino.

 

A terra é um antiuniverso, uma sombra do verdadeiro. O verdadeiro universo é o positivo deste negativo – o outro lado, o oposto.

 

Se lançarmos nossa visão espiritual através desta cortina espaço-temporal e visualizarmos o que existe lá...

 

...tudo o que lá existe fica ao alcance da mão.

 

...tudo isto será projetado do lado de cá!

 

Recordemos que, olhando deste lado, vamos ver a mentira. E ela será refletida.

 

Podemos crer pelos reflexos, ou pelo fato feito, por fé.

 

Hebreus 11.1, diz: “Ora a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas QUE SE NÃO VÊEM!

 

Hebreus 11.7, diz: “Pela fé, Noé, divinamente avisado das coisas QUE AINDA NÃO SE VIAM”!

 

Não eram vistas, mas existiam!

 

Quando eu tinha 18 anos falei numa roda de colegas que eu me via dentro dos Estados Unidos em minha imaginação. Levei uma tão tremenda vaia que quase fiquei surdo.

 

Pouco tempo depois eu fui aos Estados Unidos, passando um bom tempo lá e visitando 28 dos 48 Estados existentes naquele tempo.

 

Hoje já fui 10 vezes aos Estados Unidos, 9 vezes à França, 6 vezes à Inglaterra, 12 vezes ao México, 15 vezes à Argentina e a mais 14 países da Europa e das Américas.

 

Richard Bach, em seu exótico livro “Fernão Capelo Gaivota”, afirma algo que demonstra um vislumbre dessa luz gloriosa, das coisas atemporais e infinitas:

 

“Você deve começar por saber que JÁ CHEGOU... deixar de se ver aprisionado dentro de UM CORPO LIMITADO...” (Pg 94).

 

Na epístola aos Efésios 1.15-19, Paulo demonstra com mais clareza que não somos apenas um corpo limitado – o homem exterior – mas somos também um corpo infinito – o homem interior.

 

Ele ora a Deus, pedindo pelos cristãos daquela cidade e, por inferência, por todos nós, para que tivessem:

 

1.      Espírito de sabedoria;

2.      Espírito de revelação;

3.      Pleno conhecimento dele;

4.      Iluminação dos olhos do coração.