FASES DA ESCRITA DA IMAGINAÇÃO UM DESENHO E A POSSIBILIDADE DE UMA PALAVRA.

Neste trabalho é apresentada uma pesquisa in loco, onde as crianças foram confrontadas com imagens e supostas combinações de símbolos gráficos,  para que as mesmas, ainda não alfabetizadas, identificassem se aquilo seria ou não passível de ser lido. A experiência comprovou que não dominar a leitura não é obstáculo para caracterizar um texto que possa ser lido. Os parâmetros adotados variaram da quantidade de caracteres até a variedade dos mesmos, onde a grande maioria das crianças revelou que palavras que possuíam acima de três caracteres já era própria para ser lida, levando em conta que a variedade ou não das letras, bem como a inserção de números, tornava uma palavra “apropriada ou não para a leitura”. A visualização dos desenhos que acompanhavam, foi classificada das mais diversas formas, desde sua utilização na aprovação da palavra até sua própria incorporação como elemento de leitura.. A análise que sugere respeitar o prévio do aluno ultrapassa os limites da sala de aula, pois sabemos que são muitos os fatores, tanto sociais quanto políticos e econômicos, que vislumbram explicar as constantes derrotas obtidas pelos alunos no processo de “tentativa de aquisição da leitura e escrita”, ao menos essa escrita carregada de convenções propostas pelo social. Pata tanto, as observações foram feitas em uma escola de Educação Infantil de Presidente Prudente E.M. Aparecida Alves .Essa são avaliações utilizadas para  diagnosticar  os conhecimentos prévios da  criança, e após a identificação é  fito um plano de ação pedagógico.Como pode s e perceber  essa avaliação é do  1º bimestre , foi utilizado desenhos de   objetos indígenas para fazer a avaliação diagnóstica  através  do projeto Índio. 

PICTOGRAFICA:

Nessa fase a criança utiliza riscos, traços, bolinhas para tentar  grafar  as imagens por ela vista. Ela sabe que precisa usar o concreto para  dar significados, mas, ainda não consegue utilizar letras.A fase da escrita é concebida como um desenho Le em  gravuras, caracterizados pelas garatujas.

FASE ESCRITA :GRÁFICA PRIMITIVA

A fase gráfica primitiva são  registros símbolos  , pseudoletras, onde números, objetos  são misturados com as coisas  em que vê e interage no mundo.

FASE PRÉSSILABICO

Nível Pré-silábico - Refere-se a toda escrita que não busca correspondência sonora de forma sistemática. Neste nível de escrita a criança pode apresentar:
 Grafismos primitivos e escritas unificadas ou sem controle de qualidade;
 Escritas fixas;
 Escritas diferenciadas (com o predomínio de grafia convencional

 Escritas diferenciadas, com valor sonoro inicial.

Nessa fase propriamente dita a criança já difere números, letras e faz o desenho da escrita.

                                  SILÁBICO ALFABÉTICO

Nível Silábico-alfabético - Neste nível coexistem duas formas de fazer a correspondência de sons e grafias: a silábica e a alfabética. Há uma sistematização da correspondência sonora e o critério de quantidade mínim, que afetam marcadamente as produções do nível anterior, aqui compensados pela análise fonética, onde se permite agregar letras sem prejudicar a correspondência sonora, sendo que algumas grafias representam sílabas e outros fonemas. A criança apresenta escritas silábco-alfabeticas. 

Nível Alfabético - Neste nível a criança deixa de lado a hipótese silábica e permite a formação de correspondência entre fonemas e grafemas, o que não exclui falhas ocasionais no uso do sistema e nem falhas ortográficas.

CONCLUSÃO

A criança  quando chega na escola  ela não chega  como um papel em branco, ela trás pré-requisitos, conhecimentos intrisícos . Sendo esse um fato é im portante que os professores antes de qualquer introduçao pedagógica  tenha conheciento sobre seu aluno, sua cultura e  sociedade que com  a intervenção pedagógica  a criança começa  a dar valores   simbolos e sonoros  desenvolvendo  o seu léxico sendo capaz de simular, organizar e refletir sobre o seu meio. Essas observações diagnosticas mostram claramente os passos que uma criança dá no processo de aprendizagem e como é  relevante a intervenção pedagógia  para que a criança possa  explorar  e fazer descobertas que  torne  uma pessoa consciente e  que possa exercer sua cidadania.