Vamos primeiro sair um pouco da psicanálise e entender o significado de repetição, para que fique mais claro o processo que passamos de ordem física, biológica, social e psíquica!
A terra repete a mesma órbita ao redor do Sol milhares e milhares de anos, a humanidade repete constantemente os mesmos conflitos, o corpo repete desde o nascimento até a morte os mesmos gestos respirar,comer, evacuar, dormir!!! A repetição então nada mais é do que o processo de fazer a mesma coisa,mesmo que não  percebemos.
Como a psicanálise trata do processo de repetição patológica!!!

O que vem ser então uma repetição patológica?

Da forrma mais simples é um retorno compulsivo traumático que explode de um sintoma ou de uma ação impulsiva!

Vou tentar colocar aqui algumas repetições patológicas das quais fazem parte do nosso do cotidiano de muitas pessoas.

-Disturbios obsessivoss compulsivos;
-toxicomania;
-Alcoolismo;
-multiplicação de rompimentos amorosos;
-Perversão sexual;
-Jogos de azar;
-Bulimia;
-Anorexia...

Vamos tentar  entender  porque um adulto tende a repetir atos que não lhe faz bem, uma experiência dura de destruição, onde encontramos a genética, estado clínico, situação financeira e psiquica.

Existe ainda a simbolização, o que foi excluido reaparece no real de uma ação descontrolada, esse sintoma é recorrente do comportamento imprevisível, vem  ser a busca da representação do que lhe falta e isso permite integrar um conjunto de emoções comuns!

A genética trás a atração irresistivel e doentio de satisfação;

O estado clínico vem de traumas que estão centrados na angustia;

A situação financeira vem da sobrecarga de tensão e falta de energia;

O psiquico pode vir de varios traumas que vem se acumulando , com muito sofrimento misturado com excesso de prazer, uma fantasia inconciente que perfura o próprio eu da pessoa.

A psicanálise se aprofunda nessas modalidades onde o paciente busca o objeto de repetição de maneira progressiva e sutil ao longo das sessões, onde o psicanalista busca o que é o objeto que se repete, porque se repete, como se repete, para estabelecer o que leva a essas pulssões de repetição, só então conseguimos levar o paciente a entrar no estado de restaurar a busca pelo prazer.