Título original: ATENÇÃO: seu voto pode ser roubado

* Heráclito Ney Suiter

Se analisar-mos a grosso modo veremos que tudo que foi criado pelo homem é passível de erro, até mesmo porque, sendo criado com um objetivo específico, acaba sendo descaradamente utilizado ou influenciando para "outros". A TV, por exemplo, que foi criada com objetivo único de dinamizar o processo de comunicação, levar entretenimento às famílias, poderia ajudar a transformar nossa nação em uma sociedade melhor, no entanto vive apregoando hábitos e costumes estranhos aos princípios éticos e morais.

O rádio, que teria os mesmos objetivos da TV, foi inclusive, a ferramenta que impulsionou a nação alemã na década de 30 e 40 a aceitar as atrocidades de um louco; a indústria cinematográfica estadudinense utiliza da mesma estratégia hitleriana, apregoando a imagem de um paraíso na terra que não existe, além de uma xenofobia disacerbada.

Não é a toa que vários cientistas já chegaram a conclusão que o excesso da exposição do homem a certos veículos de comunicação são altamente prejudiciais e responsáveis, em parte, pela pandemia de doenças psíquicas que assolam o mundo. Retornamos a era da simbologia, outrora muito utilizada pelos egípcios (os hieróglifos), são placas e símbolos por todas as partes bombardeando o consciente e o inconsciente das pessoas.

O que mais preocupa é que toda a técnica de comunicação poderia ser utilizada para criação de mundo melhor, mas, no entanto, está sendo utilizada para incutir na cabeça do homem, um comportamento bárbaro disfarçado. Se o homem é o ser mais perigoso da terra -principalmente aquele que não teme a morte-, a sua arma fatal é a "língua" pois ela corta como uma lâmina de barbear e fura como a mais pontiaguda adaga, dilacerando o que o homem tem de mais importante: sua consciência e sua liberdade de pensamento.

A comunicação, em particular a propaganda é uma receita que utiliza entre muitos ingredientes a psicologia, e por fim, é dado o toque final, que são "as quintas intenções", colocadas de forma subliminar objetivando resultados a determinados grupos e lesando o target. Daí que vem a grande importância de profissionais deontologicamente preparados e órgãos fiscalizadores mais eficientes. Na publicidade da Nova Era utiliza-se de tecnologias altamente avançadas, são subliminares inimagináveis pelo leigo receptor, "que tem olhos e ouvidos, mas que não conseguem enxergar e nem ouvir".

Estamos iniciando o período eleitoral, e a propaganda política, recheada de discursos ideológicos é a que mais se utiliza de técnicas leninista e hitlerista conhecidas no meio publicitário. Por isso é muito importante que tenhamos o censo crítico para avaliar tais mensagens sob o risco de sermos conduzidos na hora do tão sagrado voto, pois um passo em falso poderá influenciar nossas vidas nos próximos quatro anos.

Lembre-se de que votar é dar um voto de confiança a alguém, é delegar-lhes poderes para decidir por você. A palavra "voto" vem do latim "voluntas = vontade". Ele deve ser dado de livre e espontânea vontade; o candidato que se utiliza de artifícios subliminares em propaganda política não merece sua confiança, ele já começa traindo você ao tentar roubar seu direito de escolha de forma livre e espontânea.

* O autor é publicitário e consultor de marketing atuando neste segmento de mercado a 16 anos na região de Tocantins e Goiás. Ocupa o cargo de Diretor Comercial e de Criações da Multi Mídia Marketing & Comunicação.