A Programação Neuro Lingüística (PNL) como Ferramenta para Resolução de Conflitos que Aparecem em Sonhos: uma visão da Daseinsanalyse.

RESUMO

Este trabalho é um estudo teórico, que visa induzir a uma reflexão sobre a possibilidade de aproximar a Programação Neuro-Linguística (PNL) à Fenomenologia, mais especificamente à Daseinsanalyse, no que concerne aos sonhos, de forma que a partir da escutas dos sonhos e do devaneio, compreendendo-se o sujeito como um ser único seria então, possível fazer uma análise do modo de ser do paciente e ajudá-lo a trabalhar as impressões e sensações provocadas pelo relato através da PNL.

Assim, verifiquei de acordo com a literatura existente sobre a relação da Daseinsanalyse com os sonhos e da PNL com os sonhos, a possibilidade de utilizar a PNL como uma ferramenta para ajudar a entender os conflitos que aparecem em sonhos. Portanto,  coloco em discussão como a utilização desta ferramenta pode afetar o indivíduo, sendo que meu objetivo neste trabalho é verificar se ao descobrir nossas programações através dos sonhos, seremos capazes de conduzirmo-nos a uma profunda reestruturação e ampliação da percepção do mundo com a ajuda da PNL.

Para tal utilizarei principalmente das teorias de Martin Heidegger e Medard Boss para explicar a relação do Ser com os sonhos, bem como de artigos e entrevistas de Coachings e Máster trainnes em PNL, para verificar a existência dessa relação.

Palavras – Chaves: Programação Neuro-lingüística (PNL), Fenomenologia, Daseinsanalyse, Sonhos, Resolução de conflitos, Comunicação.