Na Produção Multimídia que não é 3D, profissionais de Produção Multimídia são graduados para produzir apenas em multimídia 2D. Na graduação de Tecnologia em Produção Multimídia existe a disciplina Manipulação e Modelagem em 3D, é praticada integralmente em telas 3D, que não exibem conteúdo palpável.

A soma de X, largura com Y, altura, produzem Z, que passa a sensação de profundidade caso observado em uma perspectiva diferenciada, não direta, oculta a exibição da linha Z. Softwares de modelagem em 3D exibem 2D apenas, mouses 3D também trabalham em 2D, em 3 níveis.

 Não existe conteúdo mídiatico em 3D, você pode ter a sensação de profundidade, mas não tocar nos pontos mais profundos ou rasos. O fato de um produto final ser impresso em 3D não faz do Produtor Multimídia um manipulador de material mídiatico 3D.

Tudo que consumimos em “3D” por meio de telas de vídeo nada mais são do que ilusão de ótica em 2D, salientada por óculos 3D ou não. O sistema de programação base da mídia digital é binário, logo trabalha apenas com possibilidades de soma, sem materialização.