A produção de material pedagógico a partir do uso das TIC
Os Objetos de Aprendizagem e uma abordagem sobre o uso da webquest como ferramenta para a aprendizagem colaborativa.
Silvia Suely Amaral de SOUZA
Universidade Federal de Juiz de Fora
CEAD UFJF
Sete Lagoas ? MG ? Brasil

1. Introdução
O planeta atravessa uma etapa de rápidas e enormes transformações. E, de acordo com PRETTO (2008): "A Internet passa a fazer parte da realidade do mundo acadêmico e, rapidamente, vai se despontando como importante elemento de conexão entre equipamentos e, com isso, introduzindo novas formas de se produzir conhecimento e cultura ".
É importante considerar que é preciso conhecer o que há de disponível em relação às tecnologias, mas que isso não é mais importante que os benefícios que essas tecnologias possam trazer para a vida das pessoas que fazem uso delas. A Escola é uma instituição que pode se beneficiar muito do advento da internet.
Em RAMAL, 1996 há a preconização de um novo perfil de professor: "Com efeito, se não houver uma preparação consistente do professor que lidar com esses meios, muitas vezes tais atividades terão pouca validade pedagógica. A utilização da informática e da Internet na escola pode correr o risco de se fechar em si mesma, isto é, no uso do computador pelo computador. " Ainda de acordo com RAMAL é preciso dar ao estudante um novo lugar na construção de seu conhecimento: o papel de sujeito ativo, centro do processo, um agente de construção de novas realidades.
A concepção de educação e o currículo criam a condição de aprendizagem e apontam para os modelos de avaliação a serem utilizados. Portanto, o que se avalia e como se avalia está condicionado pelas competências, habilidades e conhecimentos que o currículo privilegia. Por sua vez, o que se privilegia nas avaliações escolares e nacionais determina as competências e conhecimentos privilegiados no currículo.
É importante que a avaliação e os instrumentos a serem utilizados sejam coerentes com a opção teórico-metodológica definida no projeto pedagógico e é importante que privilegiem a interação e a produção coletiva de conhecimento, superando a visão fragmentada do conhecimento e promova uma estruturação curricular contextualizada e interdisciplinar.

2. Objetos de aprendizagem: características e utilização
Objetos de aprendizagem são recursos pedagógicos digitais, lúdicos e dinâmicos que devem ser utilizados para incentivar a pesquisa e a construção de novos conhecimentos, além da incorporação didática das TIC's.
Para definir um objeto de aprendizagem (OA) " há o consenso de que ele deve ter um propósito educacional definido, um elemento que estimule a reflexão do estudante e que ele seja construído de forma que possa ser facilmente reutilizado em outros contextos de aprendizagem" (Macêdo et all, 2007).

3. Principais características de um OA.
Um OA deve ser organizado a partir de atividades que promovam a construção de um conhecimento significativo, que estimule no aprendiz a busca pela resolução de problemas de forma interessante e interativa. Um OA tem como características a adaptação às necessidades, habilidades, formação, interesses e estímulos cognitivos do educando, permitindo integrar conteúdo, ritmo e dificuldade, utilizando a internet/web como meio de acessibilidade. Um OA é também uma ferramenta que permite o aprimoramento do ensino interativo, favorecendo a aprendizagem e melhorando o processo de construção de conhecimento nas escolas.
Inúmeros recursos podem ser utilizados para promover a aprendizagem e a interação entre os usuários: chats, fóruns, links, documentos em formatos diversos (.doc, .odt, .pdf,). É possível também a construção de perfis do usuário e de wikis. O vídeo no processo do ensino aprendizagem é de grande importância,pois é uma ferramenta facilitadora e motivadora e consequentemente auxilia na construção do conhecimento.
De acordo com Silva (2010) o OA possui a característica da interdisciplinaridade, da interoperabilidade pois pode ser utilizado em qualquer plataforma. Para sua utilização deve ser observado se o OA pode ser acessado pelo computador, ter uma duração curta, focar em um único objetivo de aprendizagem e ser de fácil manuseio. Um repositório de OA de fácil acesso é o repositório denominado Banco Internacional de Objetos Educacionais do MEC. Lá é possível encontrar diversos OA, desde podcasts até vídeos.

4. A WebQuest como OA
De acordo com SILVA (2006) a internet deve ser vista como um poderoso manancial de informações. Isso pode, muito mais que ajudar, atrapalhar o estudante. Ao professor cabe direcionar e motivar a pesquisa escolar através da Internet/Web, direcionando os alunos a questionamentos com o intuito de alcançar melhores resultados em suas atividades de pesquisas escolares.
A ferramenta WebQuest (questões da web) é facilitadora desse processo de construção significativa de conhecimentos, proporcionada por um software livre (PHPWebquest). Ainda de acordo com SILVA (2006) a Webquest promove a aprendizagem colaborativa, que possibilita o alcance de objetivos para uma maior qualidade de ensino, reunindo propostas e soluções de vários alunos do grupo. proporcionando a responsabilidade do indivíduo tanto pelo grupo (coletivo) quanto pela sua própria aprendizagem.
A webquest é uma ferramenta que pode desencadear a produção de outros OA como blogs, vídeos, documentários, podcasts. Uma fonte impressionante de enriquecimento e valorização da concepção interacionista da educação: a de construção social promovendo um ambiente de aprendizagem colaborativa que possui um conjunto de técnicas e métodos de aprendizagem a serem utilizados em um grupo estruturado e com estratégias que visam o desenvolvimento de competências, que vão desde a aprendizagem pessoal, passando por uma aprendizagem social, baseada na pedagogia da autoria (Pereira et all).
5. Conclusão
Computadores, celulares com diversos atrativos funcionais, pen drives são alguns dos recursos que fazem parte da vida cotidiana e a frequência e intensidade do uso torna as pessoas mais dependentes dessas ferramentas. A escola tem uma missão importante: inserir os alunos no mundo das TIC's para facilitar sua entrada e permanência no mercado de trabalho que está cada vez mais seletivo, potencializando a capacidade dos seres humanos em agir de forma autônoma e colaborativa. Para garantir essa expansão virtual politicas públicas estão sendo criadas e até mesmo os Parâmetros Curriculares Nacionais recomendam a utilização desses meios e sua integração com o conteúdo escolar. No caso específico dos OA, a interdisciplinaridade pode ser estimulada pelo uso das TICs, desde que estas sejam utilizadas de forma adequada e coerente com princípios pedagógicos e com objetivos previamente definidos.

Referências
BARROS. Gílian Cristina Webquest: metodologia que ultrapassa o ciberespaço. (disponível em http://www.webquestbrasil.org/node/4 e acessado em 16/09/2010).
MACÊDO. Laécio Nobre de, MACÊDO. Ana Angélica Mathias, CASTRO FILHO. José Aires de, Avaliação de um Objeto de Aprendizagem com Base nas Teorias Cognitivas . SBC: Rio de Janeiro/ RJ. Julho de 2007.
LANTE, disponível em http://www.lanteuff.org/moodle/course (acessado em 09/09/2010)
LIMA. Márcia Deubiex Oliveira, et all. Tecnologia Assistiva - Sobre Objetos de Aprendizagem.Unesp (disponível em http://www.youtube.com/watch?v=M7aHFTxX1pQ&feature=related e acessado em 16/09/2010)
MEC/SEED: Referenciais de Qualidade para Educação Superior a Distância . Agosto/2007.
PEREIRA . Christiane dos Santos, DIAS Samuel Pereira, SILVA Gabriel da . A utilização de ambientes virtuais de aprendizagem como ferramenta de apoio ao ensino presencial: Estudos Preliminares e proposta de uma metodologia de implantação no Cefet-Bambuí . (disponível no Forum 3 ? Plataformas de EAD, por Guilherme Luiz da Costa Lage - quarta, 8 setembro 2010, 02:36 em http://www.lanteuff.org/moodle/mod/forum/discuss.php?d=14868)
PRETTO. Nelson, Educação e inovações tecnológicas: um olhar sobre as políticas públicas brasileiras . (disponível em http://www2.ufba.br/~pretto/textos/rbe11.htm )
RAMAL Andrea Cecilia. "Internet e Educação" in Rio de Janeiro: REVISTA GUIA DA INTERNET.BR, Ediouro, no 5., 1996.
SILVA. Karine Xavier Soares, Webquest: uma metodologia para a pesquisa escolar por meio da internet.Brasília: DF. 2006. (disponível em http://www.webquestbrasil.org/node/4 e acessado em 16/09/2010).
SILVA. Kézia Natália Castro, Objetos de Aprendizagem. UFF:2010.
SOUZA. Silvia Suely Amaral de, Cordel: Literatura Popular do Nordeste. (webquest criada em agosto de 2010 para promover a construção de conhecimento de forma colaborativa. Disponível em http://www.webquestbrasil.org/criador/webquest/soporte_tabbed_w.php?
id_actividad=19552&id_pagina=1 e acessada em 16/09/2010)