A produção de lixo no bairro Indaiá e as contribuições da Escola Municipal Luís Heraldo Duarte Curvêlo no município de Poções, frente aos impactos ambientais que podem acarretar a saúde da população de forma direta e indireta

Por: JOSÉ CARLOS DE OLIVEIRA RIBEIRO

Projeto para ser desenvolvido através das mídias sociais.

Justificativa:

→A discussão da temática: Produção de Lixo visa em primeiro plano contribuir para a educação ambiental das pessoas, pois a questão do lixo na cidade de Poções tornou-se um problema quanto à falta de informações sobre os cuidados até a coleta ou mesmo quando jogados pelas ruas.

 

Tema:

 →A PRODUÇÃO DE LIXO NO BAIRRO INDAIÁ E AS CONTRIBUIÇOES DA ESCOLA MUNICIPAL LUÍS HERALDO DUARTE CURVÊLO, NO MUNICÍPIO DE POÇÕES NA BAHIA, FRENTE AOS IMPACTOS AMBIENTAIS QUE PODEM ACARRETAR A SAÚDE DA POPULAÇÃO DE FORMA DIRETA E INDIRETA 

 

Objetivo Geral:

→Implementar ações educativas sobre os impactos causados através do lixo não-biodegradável que é produzido na cidade de Poções, por meio de mídias sociais.

 

Objetivos Específicos:

 

→Criar um blog tratando da temática utilizando conteúdo adequado a todos as faixas etárias e níveis de escolaridades, para facilitar a compreensão e comunicação;

 →Divulgar o blog através dos meios de comunicações existentes na cidade de Poções;

 →Discutir sobre o tema: meio ambiente através de postagens de textos no blog;

→Responder todos os textos postados pelos internautas para que haja a comunicação interativa daqueles que estão participando da discursão;

→Avaliar o nível e a qualidade de conteúdos dos textos postados;

→Diminuir a quantidade de lixo não biodegradável no reaproveitamento de sacolas plásticas e utilização de saco de tecidos para fazer compras.

Público Alvo:

→todas as pessoas interessadas em contribuírem diretamente ou indiretamente na preservação e conservação do meio ambiente, tais como: estudantes, profissionais, empresários e de todas as faixas etárias.  

Metodologia:

→Este projeto será realizado através de mídias sociais, capazes de transmitir informações importantes sobre o meio ambiente, focando na questão principal a produção de lixo. Assim, será criado um blog e feita à divulgação do mesmo, para que todos interessados na temática participem através de textos postados que interagem com outros participantes de forma aberta, porém este espaço aberto no blog, às pessoas terão acesso mesmo sem se cadastrar, mas os textos terão caracteres limitados e passarão por uma avaliação antes de serem aceitos, para que haja compreensão, conscientização, comunicação, interação e responsabilidade sobre o tema em questão, bem como das informações postadas.

→O espaço do blog terá a postagem de texto informativo, tratando da temática e acompanhados de fotografias dos espaços geográficos onde existe lixo disperso, colocando a saúde das pessoas em perigo.

→A partir daí procurar abranger o maior numero de participantes possíveis, bem como incentivar aos colaboradores serem multiplicadores da ideia publicada no blog para que contribua de fato na sustentabilidade ambiental do município.

→Cada texto publicado no blog para discussão será acompanhado de fotografias de ambientes reais da cidade, relacionadas com o tema.

→Dessa forma, as comunicações por meios das mídias sociais poderão alcançar o objetivo do projeto e ser uma ferramenta importante para divulgar e educar muitas pessoas que por algum motivo não tenha conhecimento da temática, considerado de grande relevância local e global.