FACULDADE NOSSA CIDADE - FNC

7º Semestre - Administração de empresas

Caroline Batista dos Santos

Profº Orientador: Lawton Benatti

 A PROCURA POR PROFISSIONAIS CAPACITADOS EM SISTEMA DE INFORMAÇÃO

  Depois da revolução tecnológica ocorrida na década de 1950 no campo da microeletrônica a nossa vida nunca mais foi a mesma. Dos serviços bancários aos aparelhos de eletrodoméstico e eletroeletrônicos mais sofisticados que temos em casa, passando pelo advento da internet, a informática é parte integrante do nosso dia a dia, até mesmo para aqueles que se quer tem acesso direto a um computador, pois a informática está presente também em nossos celulares, câmera fotográfica e filmadoras digitais a até mesmo em alguns brinquedos.

  Devido a isso o sistema de informação é cada dia mais importânte, pois é um mercado que vive uma demanda constante em razão da popularização da internet e do uso crescente dos sistemas de tecnologia da informação.

  Quando uma empresa precisa tomar decisões, ela está preocupada em gerar uma vantagem competitiva em relação ao seu concorrente, é assim que entra a área de tecnologia da informação,   juntamente com o sistema de informação. É necessário conhecer do negócio e da área de tecnologia, extrair exatamente aquilo que é preciso para tomar uma decisão, e esse é o profissional procurado atualmente pelo mercado, aquele que conhece de negócio e tecnologia.

  Para Laudon e Laudon(199,p.4) Um sistema de informação pode ser definido como um conjunto de componentes inter-relacionados trabalhando juntos para coletar, recuperar, processar, armazenar e distribuir informações com a finalidade de facilitar o planejamento, o controle, a ánalise e o processo decisório em organizações. 

  A exigência básica para quem deseja ingressar nesse mercado é gostar muito de matemática, cálculos e raciocinío lógico, por que eles vão te acompanhar durante sua vida profissional. Para quem deseja se profissionalisar é necessário estudar sobre linguagem de programação, banco de dados, sistemas de informação, rede de computadores e inteligência artificial. 

A constante atualização profissional é determinante para superar o desafio diário de solucionar problemas gerados pelo sistema ou pela demanda do cliente.

Referências Bibliográficas

LAUDON, Kenneth C.; LAUDON, Jane Price. Sistemas da informação com internet. Rio de Janeiro: LTC, 1999

http://www2.videolivraria.com.br/pdfs/6519.pdf

http://guiadoestudante.abril.com.br/profissoes/ciencias-exatas-informatica/sistemas-informacao-687951.shtml