"A PROBLEMÁTICADE TRABALHADORES QUE TRABALHAM EMBARCADOS E EM PLATAFORMA

                                       Regina Célia Victor de Domenico  

                                                                   Vera Lúcia Pereira

RESUMO                                                                         

A divisão feita homem x trabalho, na realidade esses trabalhadores não podem  fazer nenhuma modificação  em suas tarefas cotidianas e  adaptá-las as suas motivações; de trabalho. Trabalhar embarcado ou em plataforma não é um mar de rosas, existe o lado negativo que para algumas pessoas nem compensa mesmo ganhando muito bem, pois tem as desvantagens as quais se pode citar como: confinamento "ou seja" longe dos amigos,familiares,marido/esposa,namorado(a)  sem ter acesso ao telefone,internet, sem contar que as vezes a convivência com pessoas que não são simpáticas e totalmente diferentes aos demais da equipe; se  for possível a convivência  já se tem um bom passo para agüentar a solidão.

Palavras chaves: convivência, confinamento, solidão, desvantagens.

 INTRODUÇÃO.

O presente artigo pretende falar um pouco do trabalhador embarcado ou em plataforma, precisa ter capacidade de vencer situações como: ficar longe da família dos amigos e se adaptar ao ambiente  em que está inserido, não é fácil, mas esses trabalhadores precisam aprender a suportar essa distância e lidar com pessoas diferentes, esse também é um dos grandes problemas para os mesmos. Deve ser muito forte suportar a saudade. Temos também de levar em conta que além da distância existe ainda um outro problema que, a embarcação costuma balançar muito e para aqueles que enjoam mais facilmente é quase morte, se está em plataforma fixa  vai balançar pouco, mas ao lado da mesmo fica  o  Floriu  onde  muitos se acomodam vai depender da maré porque em determinados dias balança  demais afetando até o trabalho no escritório o tornando quase que impossível pois as cadeiras passeiam pelo escritório e a papelada cai ,esse balanço para alguns é ruim mas para outros produz uma maior sonolência parecendo estar no berço.Esses trabalhadores muita das vezes  trabalham por um bom tempo em total isolamento o que exigi uma concentração e um esforço levando os mesmos a ter problemas  como: depressão, estresse e transtornos mentais o que lhes afeta a auto- estima, motivação e atenção devidas a seus familiares e amigos se tornando assim um ser  anti social.Em todo isso há também as vantagens e os bons salário Esse talvez seja a grande vantagem que as pessoas vêem. É incrível mas, as pessoas tem uma visão, de que quem trabalha embarcado, tem dinheiro. Não é bem assim! O Salário realmente um pouco melhor do que dos trabalham  em terra, Eles tem direito ao  “Adicional de Embarque”,  esses benefícios vai depender da empresa, Geralmente as multinacionais são as que pagam  pelo adicional de embarque, o que faz dobrar o salário. Por isso é que se ganha bem mais trabalhando embarcado. Outra grande vantagem em se trabalhar embarcado são os dias de folga. É claro, isso vai variar de acordo com a Escala que se trabalha os dias de folga são vantajoso e pode  se  Descansar bastante Dedicar-se a um projeto pessoal Resolver problemas particulares ,Visitar amigos e familiares. E muitas outras coisas

Enfim, com os dias de folga tem o bem mais valioso e raro da atualidade:Tempo.  Mas esse tempo é escasso, o dia só tem 24 horas. Por isso, para os embarcados e os da plataforma é que eles têm que planejar o que vai fazer nesse tempo que estiver em terra. O melhor momento para que eles façam isso é quando estiverem quase desembarcando, É preciso que se façam anotações para que não esqueça dos mínimos detalhes,pelo menos coisas que estão pendentes e que são necessário resolver Esse tipo de atitude é importantíssima, assim esses trabalhadores ficarão mais seguros não ficarão com aquela sensação de que não conseguiu resolver nada, o que é horrível.

Essa vantagem poder vir a ser uma desvantagem se não usada da maneira correta, pois senão deixará de ser uma vantagem. Realmente ser trabalhador embarcado, acaba gerando uma boa imagem de herói.

Agora descreveremos sobre a segurança desses trabalhadores dentro das normas de segurança de trabalho as empresas são obrigadas a seguir:

Saúde: preventiva .

Promoção da saúde

Segurança do trabalho e a prevenção de Acidentes

Gestão de resíduos e Ambiente

Ergonomia

Saúde mental do trabalhador

Qualidade de vida

Saúde Laboral e doenças ocupacionais

De acordo com as normas do  trabalho e  as justificativas de cada setor,passamos a detalhes de cada  um dos setores

Saúde preventiva: conjunto de medida e ações de saúde voltada para a prevenção de doenças e um meio de valorização do bem estar das pessoas e cuidado com o meio ambiente e ser humano. Promoção da saúde: é um setor de estratégias de buscas por melhoria de qualidade de vida a população e em todas as áreas.O ministério da saúde define como “melhorias de qualidade de vida” www.ministeriodasaude.gov.br

Segurança de trabalho e a prevenção de acidentes: é o conjunto de ciências e tecnologias que estuda, regulamenta e auxilia na proteção do trabalhador os mecanismos tem a função de reduzir acidentes no trabalho e logo em seguida as doenças ocupacionais. Através disso surgiram os equipamentos de proteção para as equipes, técnicas e os meios  para as utilização,esses equipamentos tem por obrigação do funcionários de utilização conforme as normas de trabalhos exigem.

Gestão de resíduos e ambientes: A segurança e saúde no ambiente do trabalho as condições de redução de riscos e qualidade de produtividade dos trabalhadores.A necessidade de redução de riscos ao meio ambiente e segurança de trabalho.

Ergonomia: disciplina que estuda as interações dos homens com outros elementos do sistema, atitude profissional que se agrega à prática de uma profissão e o bem estar do homem na operação global do sistema.

Saúde mental do trabalho: é um meio de prevenção visando á saúde mental do trabalhador, devido as empresas ter dificuldade de detectar a inter relação entre os distúrbios psíquico dos trabalhadores e as situações no trabalho.

Qualidade de vida: Minayo (2009) qualidade de vida como um conceito de qualidade um modo de vista referente história, tempo e sociedade é associar um modelo de vida e seus valores e um modo de vida as camadas sociais. Um conjunto de parâmetros individuais.

Saúde Laboral e doenças ocupacionais: tem por objetivo a manutenção do mais alto grau de bem-estar físico mental e social do trabalhador em todas as ocupações. A intenção é: levar conhecimentos teóricos sobre  saúde laboral,e conhecer  a  ética e princípios legais da saúde laboral.Estimular uma reflexão sobre a promoção de saúde no ambiente de trabalho.A doença do trabalho ela é adquirida ou articulada em função das condições em que o trabalho é realizado diretamente.Doença profissional, entende-se que ela é adquirida e desencadeada pelo trabalho peculiar devido atividade constante .

Estresse ocupacional: uma interação do trabalho com as condições e trabalho. O estresse ele não só tem as características cumulativas ,como torna o ser humano “sensível” a acontecimentos diversos ao qual depara.

Norma Regulamentadora 29 (NR29),Fala sobre A segurança do trabalhador ,suas competências sobre plataformas,portuários , comandantes de navios ,fala sobre os equipamentos de segurança higiene no trabalho,treinamentos e zelo com equipamentos de segurança a,elaboração de programas de proteção a implementação de programas e controle ocupacionais e médicos.

A SAÚDE MENTAL DOS TRABALHADORES NO CONFINAMENTO.

O trabalho em plataformas possui um agravante bem singular: o regime de confinamento/ isolamento. Confinamento, porque durante no mínimo quatorze dias seguidos, dependendo da função que o trabalhador exerce em uma plataforma ao término do turno diário de doze horas, os trabalhadores não voltarão às suas residências, ficando expostos aos riscos 24 horas por dia, ao longo de todo o período que estão embarcados e isolados já que estão embarcados numa plataforma marítima, que lhes permite se deslocar apenas dentro de um espaço limitado e impossibilitado de abandonar o local de trabalho a momento, visto que existe uma grande barreira impossível de ser vencida com recursos próprios, o mar. Esta última característica é o que diferencia o trabalho em uma plataforma de outros trabalhadores que também estão sujeitos a este regime de confinamento/ isolamento. Dentre os efeitos deste regime de trabalho sobre a vida dos trabalhadores concorda se com “Sampaio ET AL (1998) que classifica o mesmo como desestrutura para a saúde mental, por desorganizar a vida social do trabalhador e interferir nos processos de adaptação aos horários de sono, alterando-os sistematicamente: a adaptação ao regime de turnos é sempre interrompida bruscamente pelo retorno ao ritmo doméstico e vice-versa. A questão do descanso merece especial atenção, já que os trabalhadores estão restritos ao espaço da plataforma mesmo nos períodos em que não estão trabalhando. Resta aos trabalhadores apenas o espaço da casaria Tais como camarotes, refeitório, sala de recreação, cinema, escritório para se deslocar. Além disso, via de regra, as pessoas com quem os trabalhadores se relacionam em seu período de descanso são as mesmas com as quais se relacionam durante todo o período de trabalho, o que pode gerar desgastes de relacionamentos.” O desgaste físico é outro fator apontado por Choueri (1991) como de grande relevância, principalmente no caso das atividades que necessitam ser realizadas à noite. O trabalho noturno, que ocorre em geral, durante sete  dos quatorze dias de trabalho a bordo, é extremamente desgastante, principalmente se o trabalhador não consegue dormir bem durante o dia. Além disso, existe a questão da adaptação do sono nos dias em que o trabalhador tem que mudar de turno de trabalho. É preciso considerar também o desgaste gerado pelo deslocamento do trabalhador de sua residência até o ponto de embarque para a plataforma. Trabalhadores que residem em cidades afastadas são obrigados a percorrer longos trechos até o ponto de embarque em viagens que podem levar até mesmo alguns dias, e não têm acréscimo de dias de folga por esse motivo.” Quanto a saúde mental desses trabalhadores devido ao confinamento chama a atenção das

Organizações e profissionais da área, pois esses trabalhadores mesmo em suas aflições são dedicados ao trabalho e  ao mesmo tempo esquecidos devido a muita pressão no trabalho .A intenção é levar o bem estar á cada trabalhador embarcado e de plataforma a um vida saudável,desfrutando um bem estar.Deve se mostrar ao trabalhador o problema psíquico mas seguindo um objetivo e ter a capacidade perceber e corrigir o problema tendo um acompanhamento minucioso, com tratamento e qualidade de vida saudável e também uma diferenciação entre; trabalho x casa e família.Devido a observações feitas pelas pessoas em seu convívio familiar, amigos que inseridos no mesmo campo de trabalho a observância de cada individuo a problemáticas muitas das vezes é percebida por familiares e amigos atitudes inconvenientes que acabam afastando seus familiares e amigos e se Isolando procurando algo que o satisfaça exemplo: internet jogos ou vício de bebidas e até alimentando excessivamente e outros mais. Devido ás observações feitas pessoas em seu convívio familiar. Nessa situação se ele mesmo não sair sozinho com a ajuda de seus familiares e amigos. Só a ajuda de amigos e familiares suprirá o vazio presente na vida desses trabalhadores adquirido pela solidão em suas viagens mais longas mesmo nas curta ou costeiras, durante 7 dos 14 dias de trabalho a bordo, é extremamente desgastante, principalmente se o trabalhador não consegue dormir bem durante o dia. Além disso, existe a questão da adaptação do sono nos dias em que o trabalhador tem que mudar de turno de trabalho. É preciso considerar também o desgaste gerado pelo deslocamento do trabalhador de sua residência até o ponto de embarque para a plataforma. Trabalhadores que residem em cidades afastadas, são obrigados a percorrer longos trechos até o ponto de embarque em viagens que podem levar até mesmo alguns dias, e não têm acréscimo de dias de folga por esse motivo.” Quanto a saúde mental desses trabalhadores devido ao confinamento chama a atenção das organizações e profissionais da área,pois  esses trabalhadores mesmo em suas aflições são dedicados ao trabalho e ao mesmo tempo esquecidos devido a muita pressão no trabalho .A intenção é levar o bem estar á cada trabalhador embarcado e de plataforma a um vida saudável,desfrutando um bem estar.Deve se mostrar ao trabalhador o problema psíquico mas seguindo um objetivo e ter a capacidade perceber e corrigir o problema tendo um acompanhamento minucioso, com tratamento e

 

Qualidade de vida saudável e também uma diferenciação entre; trabalho x casa e família.Devido a observações feitas pelas pessoas em seu convívio familiar, amigos que inseridos no mesmo campo de trabalho a observância de cada individuo a problemáticas muitas das vezes é percebida por familiares e amigos atitudes inconvenientes que acabam afastando seus familiares e amigos e se Isolando procurando algo que o satisfaça exemplo: internet jogos ou vício de bebidas e até alimentando excessivamente e outros mais.Devido as observações feitas pessoas em seu convívio familiar. Nessa situação se ele mesmo não sair sozinho com a ajuda de seus familiares e amigos. Só a ajuda de amigos e familiares suprirá o vazio presente na vida desses trabalhadores adquirido pela solidão em suas viagens mais longas mesmo nas curta ou costeiras. diretos.

 AS DESVANTAGENS

Outro ponto negativo que não se pode esquecer  de falar  que o  trabalhador embarcado e sua rotina de trabalho, muitas vezes puxado. Trabalha-se 12 horas por dia, quando não se tem que fazer hora-extra. É uma rotina de trabalho complicada, e nem sempre as pessoas são acostumadas. É necessário ter um preparo físico bom para agüentar essa  jornada de trabalho 12 horas por dia durante 14 dias sem  parar. Pois não existe feriado e finais de semana para quem esta trabalhando embarcado. Sem contar aqueles que fazem o serviço pesado, de movimentação de carga.

Equipamentos gigantes trabalhando a todo vapor ao seu lado, Linhas Pressurizadas. Ruídos altíssimos, Esse não parece ser o melhor lugar do mundo para se trabalhar Na verdade, se for parar para pensar, talvez seja um dos piores ambientes para se trabalhar. A primeira vez que se sobe na plataforma, dá certo medo de andar nela, pois é um ambiente altíssimo tanto quanto aos equipamentos que estão na mesma. É totalmente diferente de todos os ambientes de trabalho que se tem na cidade, principalmente da calmaria de um escritório. É um trabalho arriscado, esta desvantagem é na verdade uma conseqüência de outros serviços Por se tratar de um ambiente hostil, muitas vezes acaba sendo arriscado trabalhar numa plataforma. Na verdade, quando se está em operação, você fica trabalhando em cima de uma bomba relógio, como muitos costumam dizer. Pois a qualquer momento, numa operação errada, a pressão pode subir muito e o poço explodir. Trabalhar embarcado ou em uma plataforma  em termos monetários é bastante apetecível  mas é necessário  que se conheça os perigos da profissão para se ter segurança no trabalho. As condições de trabalho são muito complicadas, faz parte de trabalho utilizar materiais inflamáveis. Parte desses materiais é queimada em grandes chamas que todos podem ver em imagens de plataformas e o restante tem de ser separado do petróleo. Outro dos perigos vem do sulfito de hidrogênio um gás muito tóxico e que está presente no petróleo que é retirado. Para, além disto, os trabalhadores têm de usar maquinaria pesada em condições muito difíceis, debaixo de tempestades e com a influência do vento. Qualquer erro nestas condições pode levar a ferimentos graves ou mesmo a morte. As empresas apostam numa formação constante e programas de treinamentos para situações de emergência. Estas formações protegem os empregados mas, também a própria plataforma e o elevado investimento que é necessário.A segurança do trabalho em plataformas  é fundamental e os que lá trabalham sabem disso tendo sempre presente o que aprenderam nas formações.Outra condição de trabalho nas plataformas envolvem, além do confinamento, o trabalho em turnos de 12 horas pelo dia e pela noite, alternadamente durante o mesmo período de embarque, prejudicando seriamente o estabelecimento de um ritmo de sono/vigília adequado à total recuperação do trabalhador para o reinício da sua jornada de trabalho (SINDIPETRO-NF, 1997). Por exemplo, a carga horária do operador de produção embarcado é de 12 horas de trabalho/dia, durante 14 dias, resultando no que os trabalhadores chamam de "virada", no sétimo dia de embarque nesse dia as equipes que estão "virando" trabalham em torno de 18 horas, quando se faz a troca de turno do dia com a noite (Pessanha, 1994).

Em relação ao regime de trabalho e descanso, o mesmo é de 14/21 dias para os trabalhadores diretos e de 14/14 dias para os trabalhadores terceirizados. Mesmo os trabalhadores diretos não se consideram satisfeitos com o atual regime. Pesquisa realizada por Pessanha (1994) com trabalhadores embarcados na Bacia de Campos aponta a defesa quase unânime de um regime de 10/20 dias. Às condições de alojamento, em muitas plataformas, os trabalhadores terceirizados, em vez de residirem nos camarotes como os trabalhadores diretos, são alocados em conjuntos de três ou quatro containeres e banheiros colocados sobre o convés, designados Módulos Temporários de Alojamento que acabam se tornando permanentes (SeváFilho,2000). A degradação média das instalações físicas tem avançado em ritmo mais intenso do que a depreciação projetada de tais equipamentos e sistemas, pois não se tem priorizado a manutenção preventiva nem a reforma estrutural de instalações   de alto risco (Sevá Filho, 2000). Este quadro se agrava à medida que não são realizados alguns procedimentos cruciais para o rigor na prevenção de acidentes, tais como: vistorias e inspeções; certificação e calibração de equipamentos e instrumentos; medições de corrosão, de integridade de materiais e da geometria de peças; perícias após deformação, fratura, ou rompimento de peças; e mensurações químicas, físicas e ambientais não são realizadas (Sevá Filho, 2000).Esta ampliação e intensificação da capacidade produtiva vêm sendo acompanhada da redução de efetivos de trabalhadores, intensificação do trabalho e exigência de polivalência. A prática da redução do quadro próprio de funcionários se deu notadamente a partir da segunda metade da década de 80. Dados referentes ao total de trabalhadores embarcados em seis plataformas na Bacia de Campos entre 1989 e 1992 demonstram uma redução média de aproximadamente 25% (Peçanha, 1994). Em relação à polivalência, a perspectiva atual da empresa é que estas mudanças sejam etapas intermediárias na busca do chamado operador mantenedoras, ou seja, trabalhadores que além de supervisionar e controlar as variabilidades presentes na operação, também interceda na manutenção do sistema, parcial ou totalmente, com base na indicação dos pontos de defeitos acusados pelo sistema de controle (Peçanha, 1994). Todo este processo de redução de efetivos e polivalência têm na prática resultado na intensificação do trabalho, contribuindo para ampliar os riscos de incidentes e acidentes.

 Ainda que o próprio processo em que se deu a investigação dos acidentes nas plataformas tenha contribuído para limitar a coleta de informações, a forma em que se trata  analise dos dados os mesmos revelam diversos aspectos que  são consideramos importantes de serem discutidos.As condições de trabalho e segurança nas plataformas revela uma situação bastante degradada, envolvendo não só o potencial de aumento na freqüência dos acidentes para os trabalhadores, sobretudo os terceirizados, mas também na gravidade, podendo um acidente resultar em múltiplos óbitos.Quanto ao aumento da freqüência, em especial no que se refere aos trabalhadores terceirizados, convém observar que a maioria envolveu quedas de trabalhadores e materiais, bem como rompimentos de cabos corroídos e mangueiras, resultando em mais da metade dos trabalhadores lesionados, predominando trabalhadores de empreiteiras. Estes acidentes tendem a expressar tanto a degradação de equipamentos, como Também das atividades labor ativas, que são por vezes agravadas num ambiente de trabalho extremamente compactado e com pouca atenção às necessidades de permanente limpeza e desobstrução das áreas de trabalho. Quanto à limpeza, cumpre também observar que alguns acidentes ocorreram em decorrência de quedas causadas por tropeços em materiais e escorregões em locais cheios de óleo. No que se refere ao modo de operação, 25% ocorreram em atividades de manutenção, modificação, sendo estas, de um modo geral, as principais atividades terceirizadas e que empregam o maior número de trabalhadores. Destes acidentes, para os quais foi possível identificar as conseqüências, encontrou-se um total de 17 trabalhadores acidentados, sendo quatro diretos e 13 (76,4%) terceirizados. Tal conclusão é também corroborada tanto pelo estudo, que identificou que os trabalhos de reparo e manutenção preventiva, em suas quase totalidades desenvolvidas por trabalhadores terceirizados, foram às atividades com maior número de acidentes, como pelo relatório da OIT (1993), para o qual a maioria das estatísticas revela uma incidência muito maior entre estes trabalhadores, os quais realizam a maioria das atividades mais perigosas ao mesmo tempo em que possuem menor capacitação, treinamento e direitos.

Destarte, o objetivo é demonstrar tanto o potencial de riscos existentes nas atividades marítimas, quanto a sua gravidade nas condições existentes. Tais condições ressaltam os conflitos existentes entre o gerenciamento de riscos e o gerenciamento da produção, a segurança e as características da terceirização, que tendem a aumentar o perigo para os trabalhadores, não somente daqueles terceirizados nas atividades de manutenção, mas também para o conjunto dos trabalhadores das plataformas, frente aos riscos de acidentes ampliados. O fato de a maioria dos trabalhadores acidentados serem terceirizados expressa a tendência mundial de constituírem de dois terços a três quartos do total da mão de obra empregada nas plataformas. Como estratégia gerencial, tem como principal objetivo a redução de custos operacionais fixos mediante a redução do efetivo de trabalhadores com intensificação do seu trabalho e exigência da contratação de mão-obra precária em seus direitos sociais,com salários mais baixos e,  maioria dos casos,desqualificada, de modo a possibilitar a maximização dos lucros financeiros (OIT, 1993). Esta estratégia gerencial tem implicações diretas na organização do trabalho nas plataformas, que são normalmente caracterizadas por uma ampla diversidade de atividades, passando a incluir também uma multiplicidade de empresas e de gestão do trabalho envolvendo um grande número de trabalhadores em regime De subcontratação; trabalhadores que atuam no ambiente confinado das plataformas, tendo de mudar continuamente de local e de atividade de trabalho (Sutherland, 1991). Toda a organização do trabalho e o gerenciamento da produção e dos riscos nas plataformas têm sido direcionados para o aumento da produção e dos lucros, por meio da ampliação do volume de operações, de instalações e de suas interligações, com a utilização intensiva e simultânea de instalações. Muitas destas operam nos limites de sua capacidade instalada e vida útil, o que envolve milhares de trabalhadores, tendo como resultado o potencial de ampliação e agravamento dos riscos à saúde e à vida dos mesmos. Para os trabalhadores diretos, os riscos se ampliam e se agravam por meio de uma maior carga de trabalho e desgaste resultantes da redução do efetivo. Para os trabalhadores terceirizados, os principais atingidos quando comparados com os trabalhadores diretos das empresas, os riscos se agravam e se ampliam pelo fato de receberem não somente menos treinamento e informação de segurança e saúde, mas também de trabalharem em condições mais precárias. Neste contexto gerencial e organizacional estão dadas as condições não só para um aumento na freqüência dos acidentes, mas também, como aponta Paté-Cornell (1993), para a geração de novas catástrofes como a de Piper-Alpha. O fortalecimento da capacidade das ações de controle público dos acidentes de trabalho exige também que as AVST incorporem os avanços da modernidade dos acidentes, presente no movimento mundial de controle dos acidentes ampliados, na Convenção sobre a Prevenção de Acidentes Ampliados da OIT (Convenção 174), e no desenvolvimento gradativo de programas inter setoriais envolvendo seções da Saúde, do Trabalho, do Meio Ambiente e da Previdência Social, nos vários níveis de governo, Federal, Estadual e Municipal.A conclusão mais importantes a que se  chega com a analise dos dados de acidentes das plataformas, é a necessidade imediata de e se  rever a metodologia de análise de acidentes. A forma de analisar os acidentes deve servir para avaliar e redefinir as políticas de segurança das empresas, cuidando e alertando o gerenciamento de riscos exercido pela empresa, tornando parte de sua política gerencial e organizacional , assim como de sua cultura técnica de saúde e segurança.Esse é apenas um dos problemas que podem ocorrer numa plataforma. Numa manobra errada de um guindaste, ele pode deixar cair uma carga de toneladas em cima de algum trabalhador. Uma válvula pode estourar em cima de você, o Helicóptero pode cair, ou até mesmo um tropeção na escada pode fazer você cair na água. Arriscado, não?. Mas felizmente, hoje a segurança é muito rígida e acidentes tem acontecido com menos freqüência Mas a maioria das vezes por falha humana, por isso é muito importante o treinamento e de levar o mesmo a sério, é importante que os trabalhadores usem os equipamentos de segurança o objetivo será sempre lembrar a segurança usando todos os Equipamentos de Proteção Individual, é preciso ficar sempre alerta quando estiver andando na plataforma, prestar sempre atenção nas placas e avisos também. Pois acidentes não tem hora para acontecer, tem se que ter muita fé em Deus. A fim de esclarecimento, todos trabalhador embarcado em plataforma tem seus riscos no ofício pois, geralmente  as pessoas vão muito pelas vantagens mas esquecem das desvantagens, fazendo perder tempo e dinheiro preciosos. É uma profissão diferente de tudo que se tem por aí e bastante desafiadora, por isso é tão interessante. O objetivo dessas políticas é esquecido em algumas áreas e o trabalhador em seu convívio familiar e trabalho acaba em suas aflições não conseguindo perceber o problema e as normas não são cumpridas devidamente.

A saúde mental desses trabalhadores, chamam a tensão das organizações e profissionais da área de saúde a esses trabalhadores que em muitas de suas aflições são dedicadas ao trabalho e ao mesmo tempo esquecidos devido a muita pressão no trabalho. A intenção é levar o bem estar de cada trabalhador embarcado e de plataforma a uma vida saudável.

Desfrutando o bem estar, mostrar aos trabalhadores que o problema psíquico e seguir com objetivo.

Ter a capacidade de perceber o problema e ser acompanhado

Ter uma qualidade de vida e a diferenciação trabalho x casa e família.

Normas Regulamentadoras (NR1), Fala sobre ; as disposições gerais junto a secretaria e segurança saúde no trabalho (SSST) órgão de âmbito nacional competente para

Coordenar, orientar, controlar e supervisionar as atividades relacionadas com a segurança e medicina do trabalho, inclusive a Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho - CANPAT, o Programa de Alimentação do Trabalhador - PAT e ainda a fiscalização do cumprimento dos preceitos legais e regulamentares sobre segurança e medicina do trabalho em todo o território nacional.

Muitas das vezes essas políticas são esquecidas em algumas áreas e o trabalhador em seu convívio familiar e trabalho acaba em suas aflições não conseguindo perceber o problema e essas e as normas não são cumpridas devidamente.

Destaca-se assim a importância de um profissional técnico de segurança de trabalho e saúde

 Um profissional ligado na área de segurança de trabalho e saúde onde possa acompanhar o dia a dia do trabalhador não só comparecerem em acidentes de trabalho mas sim a permanência desse profissional na vida do trabalhador.

Segurança de trabalho é um conjunto de medidas que são dotadas onde minimiza os acidentes de trabalho e doenças ocupacionais, como proteger a integridade e a capacidade de trabalho do trabalhador ele introduz a segurança e medicina do trabalho ,prevenção e controle de riscos em máquinas ,equipamentos e instalações ,psicologia na engenharia da segurança ,comunicação e treinamentos,administração aplicadas á engenharia de segurança .

Com forme alei é exigida nas empresas a segurança de trabalho e é definida por normas e leis no Brasil, e Legislação de segurança de trabalho compõe-se de normas Regulamentadoras,leis complementares ,portarias e decretos e também as convenções Internacionais da Organização Internacional do trabalho,ratificadas no Brasil.

AS CONCLUSÕES E CONSIDERAÇÕES FINAIS

O trabalho implica de forma verídica devido convivência com amigos e familiares que trabalham no mesmo campo de trabalho e apresentam o mesmo problemas alguns trabalhadores com a ajuda de seus familiares e amigos, conseguem sair do estado de “isolamento” tendo uma superação ótima de lazer com a família mas percebe-se dificuldade de comunicação em algumas áreas.

A percepção feita de uma maneira lógica, e totalmente consistente de uma forma livre e espontânea a situação percebida .Foram totalmente comparadas a trabalhadores e amigos inseridos no mesmo campo de trabalho e a convivência .

Os fatos são bem sustentáveis ao estudo e a verídica forma apresentável do trabalhador embarcado e de quem trabalha em plataforma.

Muitas das vezes o caso desses trabalhadores são estudados mas, ainda não foram tomadas as devidas providências como palestras as políticas apresentadas serem respeitadas e seguidas a esses trabalhadores e aos demais .Um acompanhamento de um profissional (psicólogo ou psiquiatra),uma ginástica laboral ,um trabalho de dinâmica que ative a auto-estima.

A doença mental desses trabalhadores  embarcados e em plataforma muitas das vezes a própria organização não se dão conta do problema enfrentado, pois o trabalhador se ausenta trabalha e volta pra casa e assim vise e versa o trabalho é aquele que implica fator, humano, trabalho, família e acaba o problema estacionando e sem nenhuma alteração da situação se ele mesmo não sair sozinho com a ajuda de seus familiares e amigos.Trabalho implica de forma verídica devido convivência com amigos e familiares que trabalham no mesmo campo de trabalho e apresentam o mesmo problemas alguns trabalhadores com a ajuda de seus familiares e amigos, conseguem sair do estado de “isolamento” tendo uma superação ótima de lazer com a família mas percebe-se dificuldade de comunicação em algumas áreas.

Políticas e exigências que muitas das vezes são esquecidas.

Segurança de trabalho dentro de empresas marítimas e plataformas.Treinamentos e palestras feito dentro das embarcações

Percepção feita de uma maneira lógica,e totalmente consistente de uma forma livre e espontânea a situação percebida .Foram totalmente comparadas a trabalhadores e amigos inseridos no mesmo campo de trabalho e a convivência .Os fatos são bem sustentável ao estudo e a verídica forma apresentável do trabalhador embarcado e de plataforma.

                            REFERÊNCIAS BIBLIOGRFICAS.

 

Folha de São Paulo – Novembro de 2010.

Norma Regulamentadora 29 (NR29)

Normas Regulamentadoras um(NR1)

Amaru, A, C., Gerência de trabalho de equipe. São Paulo: Pioneira 1987

Dejours, C., A.Loucura do trabalho. São Paulo 1988

Veras, Renato e outros, Saúde e trabalho no Brasil