A Problemática da Educação

 A qualidade da educação no Brasil, é vista hoje como precária. Porém quais as causas desse resultado?

      Sabemos que existem leis e diretrizes  que teoricamente atendem todos requisitos propostos para uma educação de excelência, mas no dia-a-dia e na prática é perdido o processo entre a  realidade e a boa vontade.

     Os fatores mais críticos que detectamos são: qualificação do educador, o engessamento cultural da educação (professor detêm o conhecimento e o aluno absorve sem questionar e refletir sobre a disciplina), problemas sócio-políticos.

     Há de se rever e debater em todas as esferas da sociedade as maneiras efetivas de realizar e obter resultados realmente satisfatórios.

    A busca por um equilíbrio se faz necessária onde temos realidades distintas.Desde a miséria até problemas culturais, fazem que a população acredite não ter capacidade para mudar a sua própria realidade.

   Nesse contexto podemos observar que as TICs não são bem aproveitadas no meio educacional. Todo potencial e particularidades são perdidos ao longo do percurso projetos/aluno.

   A qualificação também gera um déficit de educadores específicos para a área e preparados para as novas tecnologias e metodologias digitais.

   O profissional na área geralmente tenta levar o novo método para a vida educacional e encontra resistências sejam elas de material e suporte físico ou a barreira com os próprios educadores. Estes já há muito tempo em um ciclo vicioso de ensinar automaticamente, sem uma reciclagem realmente válida.

   Somente com uma nova visão e mudança da educação como um todo poderá abrir as portas para as novas tecnologias nas salas de aulas de maneira que se possa entender e participar da interação digital e pedagógica multidisciplinar.