A PROBLEMÁTICA DA CANALIZAÇÃO DO CÓRREGO CANIVETE EM RONDONÓPOLIS – MT

INTRODUÇÃO

Uma obra orçada em mais de R$ 16 milhões, com recursos do Ministério das cidades e ainda com contrapartida do Estado, deveria ter sido concluída em 2010 e até o presente momento não finalizaram as obras.

METODOLOGIA

As informações sobre o presente tema foi encontrada de acordo com relação ao tema, como a utilização de livros, sites e jornais onde desempenharam grande importância para que o estudo tivesse toda a condição de se desenvolver da forma necessária. O trabalho de campo foi em busca de informações de moradores lideiros ao córrego Canivete em Rondonópolis, Mato Grosso.

RESULTADOS

O córrego Canivete já abrigou peixes de pequeno porte, algumas aves típicas do pantanal e até mesmo jacarés, hoje quase já não se encontra essas espécies, pois sua maioria já se extinguiu.

A concentração de moradias nas proximidades da margem do córrego Canivete e a diminuição considerável de sua vegetação deixou desprotegido sua corrente d’água. Além de ser despejados no córrego esgoto de residências da região, jogados lixos e ate mesmo animais mortos onde isso tudo contribui para a poluição da água.

DISCUSSÃO

A canalização do córrego Canivete vem sendo uma reivindicação antiga dos moradores da região do bairro de Vila Operaria e suas adjacências, onde acreditam assim que resolveriam os problemas dos alagamentos em períodos das chuvas.

O grande problema é que temos duas questões a serem resolvidas que são o social e ambiental. O social são as enchentes que prejudicam os moradores lideiros ao córrego e o ambiental são os poucos peixes, aves e seres que vivem naquele ambiente que será transformado ainda mais com a canalização.

CONCLUSÃO

Portanto, o que devemos fazer é exigir a fiscalização do poder publico para com o termino da obra, uma vez que já decidiu por canalizar, e planejar melhor os setores de habitação de nossa cidade de forma que proteja os leitos de nossos córregos e rios, revitalizando, onde for necessário para que possa prevenir futuras canalizações que vem a resolver somente os problemas sociais e deixando de lado os ambientais.