Minha avó ja dizia: "Meu neto, você nunca terá uma segunda chance para causar um primeira boa impressão".

E é verdade, primeiras impressões marcam - para sempre - tanto positiva quanto negativamente um relacionamento. Ou você nunca teve a experiência de conhecer alguém que por algum motivo ou outro, deixou uma lembrança negativa seja por falta de empatia, por uma palavra mal colocada, um olhar malicioso, ou simplesmente porque "os santos não se fecharam". O interessante é que não importa quantas outras vezes você se encontrar com aquela pessoa, a primeira impressão nunca será esquecida.

O fato é que vivemos numa sociedade em que conhecer pessoas abre ou fecha portas, portanto, as "impressões" ou "aparências" contam muito, concordemos com isso ou não.

No mundo corporativo, por exemplo, onde estamos sendo apresentados a diferentes pessoas o tempo todo, a capacidade de deixar uma primeira impressão favorável contribui para a criação de um networking consistente e até mesmo para o fechamento de grandes negócios.

O que talvez você não saiba é que existem pincípio de uma primeira impressão, quando observados podem melhorar e muito a marca deixada quando conhecemos alguém. São eles:

- Abrindo a porta: ser acessível

Tenha ou não consciência disso, todos nós possuímos um estilo que revela às pessoas em que medida nos mantemos acessíveis a elas. Nós mostramos isso pela maneira como dispomos nosso corpo, a forma como devolvemos um olhar, como reagimos e nos envolvemos com os outros. Você tem consciência de até que ponto se mostra aberto a um contato? Em geral as pessoas costumam se mostrar à vontade quando dão início a uma conversa com você numa festa? As pessoas constumam trocar obsrevações bem-humoradas com você nos elevadores?

Uma boa maneira de se mostrar acessível é através do sorriso. Um sorriso comunica ao mundo o fato de que, naquele momento você se sente feliz ou satisfeito. Quando você sorri para as pessoas, elas, conscientemente ou não, sentem que você as considera simpáticas. É um estímulo para que façam contato.

- Chega de falar de mim: demonstrando interesse

Todos temos muito a ganhar expressando um interesse verdadeiro pelos outros. Isso faz com que as pessoas se sintam valorizadas, atraentes, compreendidas e inclinadas a se abriri e criar um vínculo com você. Se a manifestação de interesse for feita de modo sincero, são grandes as chances de provocar uma boa impressão.

- Mudando de assunto: o tema das primeiras conversas

Quando damos início a um dia´logo com alguém, podemos estabelecer uma conversa interessante - em vez de um diálogo monótono. Como fazer isso? Colocando em prática o terceiro princípio básico da primeira boa impressão: falar de temas do mundo ao seu redor - sobre a vida, os últimos acontecimentos, cultura - e fazendo observações a respeito de tudo isso.

Temas iniciais numa conversa costumam tratar do lugar ou da situação em que as pessoas estão - como chegaram até ali, o tempo, a localização. Em seguida devemos sondar se temos amigos em comuns ou quaisquer outros vínculos. Envolver-se nesse ritual ajuda a estabelecer uma boa conexão com o mundo dos outros e ajuda a ficarmos mais à vontade.

Você não precisa dominar muitos assuntos para deixar uma impressão favorável numa primeira conversa. É muito melhor demonstarr curiosidade sobre o que o outro está falando e fazer perguntas.

Para descobrir se a conversa está indo bem, as melhores dicas vêm da linguagem corporal da outra pessoa. Se ela fica olhando para o lado e parece distante, há grandes possibilidades de que ela esteja se entediando. Se você perceber que isso está acontecendo, procure mudar de assunto ou faça uma pergunta. Comportamentos de quem está entediado, raramente são fingidos - eles geralmente refletem as verdadeiras emoções das pessoas.

- Mostrando suas cartas: a auto-revelação

Apesar de existirem poucas regras rígidas sobre o que é ou não apropriado para ser revelado a seu respeito, é importante compreender a importância de partilhar pelo menos alguma informação do tipo pessoal - suas origens, experiências, sentimentou ou sonhos. Fazer isso traz um enorme retorno - faz com que você pareça mais simpático e abre o canal para que uma conexão seja estabelecida. Se quer conhecer alguém melhor, pode revelar mais sobre você e ampliar este canal.

Com você vê são regras simples baseadas na necessidade de nos mostrarmos mais acessíveis às pessoas, demonstrando interesse e consideração. Não há nenhum grande segredo em boas impressões, apenas que são importantes e que contam apenas na primeira vez.

Bibliografia:

Demarais, Ann e White, Valerie. A primeira impressão é a que fica/tradução de Claudio Figueiredo. Rio de Janeiro: Sextante, 2005.