A Primeira Guerra Mundial.

Diversos aspectos devem ser analisados para entender os fatores que causaram a primeira guerra mundial na Europa.

Um deles talvez o principal no começo do século XX, muitos países estavam descontentes com a forma de partilha realizada sobre Ásia e a África.

Itália e Alemanha tinham ficado fora do novo processo neocolonial. No entanto, a França e a Inglaterra tinham o direito de explorar muitas colônias que forneciam matérias-primas para o desenvolvimento das indústrias dos países citados.

Processando evidentemente, o maior desenvolvimento industrial entre esses países citados. A insatisfação tanto da Alemanha como da Itália, pode ser considerada a grande causa para desenvolvimento da primeira grande guerra mundial.

Outro fato de relevância, no início do século XX existia forte concorrência comercial interna entre os países europeus, levando vantagem nesse processo os países já industrializados, o que prejudicava novamente grande parte da Europa.

Outros aspectos a serem considerados os países estavam empenhados em uma corrida de armamento como forma de proteger a si mesmos, atacar oportunamente em um futuro possivelmente próximo.

Essa situação descrita gerava naturalmente um clima de muita apreensão entre as nações, o que seria inevitável acontecer à primeira guerra mundial, o que de fato efetivou-se.

Existiu também outro fator importante que deve ser considerado, a grande rivalidade entre duas nações poderosas da época. A França havia perdido, já no final do século XIX, uma parte fundamental do seu território.

A região denominada Alsácia-Lorena exatamente para a Alemanha, esse fato aconteceu durante a Guerra Franco Prussiana.  

Tudo que a França desejava era surgir uma oportunidade para poder retomar parte do seu território perdido, a primeira guerra foi à grande oportunidade surgida em benefício da França.

Devemos também considerar a realidade do pan-germanismo e o pan-eslavismo, o que influenciou profundamente o estado geral de alerta na Europa.

Existia evidentemente o desejo da união dos povos germânicos, formando apenas uma grande nação de origem germânica. Do mesmo modo, essa mentalidade era corrente entre os países eslavos.

Mas o início da guerra se deu por um fato isolado, o assassinato de um príncipe Francisco Ferdinando, do império austro-húngaro, durante uma visita realizada a Saravejo em Bósnia- Herzegovina.  

Um jovem Sérvia que fazia parte de uma organização denominada mão negra, contrário a influência da Áustria-Hungria na região dos Balcãs.

O primeiro fato desencadeador da guerra, o império austro-húngaro não aceitou as medidas dadas pela Sérvia, em referência ao crime praticado. Portanto, em reação no dia 28 de julho de 1914, determinou a guerra contra a Sérvia.

Os países europeus já tinham alianças políticas e militares desde o final do século XIX. Portanto, no momento do estabelecimento do conflito, essas alianças já existiam.

Por um dos lados, havia a Tríplice Aliança formada em 1882 por Itália, Império Austro-Húngaro e Alemanha.

 A Itália passou para a outra aliança em 1915. Do outro lado, a Tríplice Entente, formada em 1907, com a participação de França, Rússia e Reino Unido.

 A guerra desenvolveu-se em trincheiras, os soldados ficavam varias semanas entrincheiradas, lutando para conquistar pequenos espaços de território.

  A fome e as doenças também eram os inimigos destes guerreiros. Na guerra houve o uso de novas tecnologias desenvolvidas em função da eficiência da guerra, os países com melhor utilização tecnológica seriam os vencedores como aviões e tanques.

 A guerra iniciou e teve seu término, no ano de 1917, com dois fatos políticos importantes: o primeiro deles, a revolução socialista na Rússia e o seu caráter expansionista, esse acontecimento, assustou definitivamente ao mundo capitalista.

 O outro fato relevante foi quando os Estados Unidos, diante de rumos não previstos na guerra, como por exemplo: a Revolução Socialista, os americanos diante do novo quadro entraram definitivamente no conflito, em favor da Tríplice entende.

Estava em jogo à defesa do capitalismo e do mesmo modo acordos comerciais de fundamentais importâncias, para a sobrevivência do liberalismo, sobretudo, entre os Estados Unidos, Inglaterra e França.

Esse acontecimento, foi indispensável para a vitória da Entende, levando necessariamente os países da Aliança assinar um acordo histórico da rendição.

Aos vencidos foram impostos um acordo denominado de tratado Versalhes, que significou a imposição por parte dos vencedores restrições e punições pesadas.  

A Alemanha foi obrigada a diminuir radicalmente seu exército, sua indústria bélica reduzida, ainda perdeu a região do corredor polonês.

 Tendo também que devolver à França a parte do território que tinha domínio da Alsácia Lorena, além de tudo isso foi responsabilizada a pagar os custos da guerra aos países vencedores.

 O Tratado de Versalhes não terminou nele mesmo, devido às contestações posteriores por parte da Alemanha, influenciando mais tarde no início da Segunda Guerra mundial, o que significa que a Primeira Guerra não tinha sido terminada.  

Em síntese podemos dizer que a Primeira Guerra fez um grande estrago na Europa, matando mais de dez milhões de pessoas, acabou com campos produtivos, levaram à ruína as indústrias, além de terríveis prejuízos econômicos, sobretudo, por parte dos perdedores.

Edjar Dias de Vasconcelos