AUTOR: JOÃO MÁRCIO DE OLIVEIRA RODRIGUES.


A PREVENÇÃO NA ESCOLA
"DROGAS E SEXUALIDADE"


Período de realização: Durante o ano letivo de 2010.
Publico alvo: Rede pública de ensino de Buritis/RO.
Autor: João Márcio De O. Rodrigues
Joã[email protected]



PROPOSTA
DROGAS E SEXUALIDADE


APRESENTAÇÃO

Este projeto foi elaborado para ter como base para planejamento junto a Secretaria de Estado de Justiça de Rondônia SEJUS/RO, em aprovação para ser executado pela equipe de socioeducadores da mesma, envolvendo a secretaria de educação do estado e do município com objetivo de prevenção nas escolas trazendo conhecimento na área para interação formando cidadãos para a vida.

JUSTIFICATIVA

Devido não haver local de trabalho para o cargo de Socioeducador no sistema de internação no cumprimento do Estatuto da Criança e do Adolescente visando à internação dos adolescentes em conflitos com a lei no município para cumprirem medidas sócio educativas e estando trabalhando no sistema prisional no município. Temos, como atribuição do cargo de Sócioeducador auxiliar nos programas e projetos Sócio educativos entre outros, no entanto este projeto tem como uma alternativa para os servidores da Secretaria de Estado de Justiça SEJUS/RO no meio sócio educativo, trabalhando no desenvolvimento da prevenção das drogas e sexualidade nas escolas sendo a prevenção a melhor solução e ainda mesmo trabalhando na unidade de internação este projeto poderá ser executado. Sendo uma atribuição do cargo visando trazer informações como base da prevenção e formação de cidadãos com capacidade critica.

PÚBLICO ALVO

? ALUNOS: Alunos do ensino Fundamental e Médio a partir do 7º ano (serie escolar) e também todos agentes do processo educacional da rede pública de ensino estadual e municipal dentro do município de Buritis/RO com faixa etária de 12 a 18 anos ou a mais, sendo considerado adolescente conforme o Estatuto da Criança e do Adolescente, sendo critério de inclusão para este projeto. Onde a rede pública de ensino estadual quanta com aproximadamente 3.883 alunos com 6 instituições de ensino e a rede pública de ensino municipal com escolas pólos quanta com aproximadamente 554 alunos com 5 instituições de ensino devidamente matriculados neste mês de novembro de 2009 e ainda há possibilidade de atender mais 300 alunos nas instituições municipais.
? Família: trabalhar informando a família sobre os riscos e como prevenir, se a instituição julgar necessário sendo elaborado um planejamento específico.

INTRODUÇÃO

O referido projeto como objetivo de fornecer conhecimento, sobre o uso de álcool e outras drogas e sexualidade humana trazendo informação como método de necessidade, "muitos dizem que cometeram erros por falta de informação" sendo o conhecimento uma das portas de entrada da cidadania e, sem dúvida um dos principais fundamentos da democracia. Visa oportunizar e criar situações que coloque o adolescente em contato com a realidade do presente, desenvolvendo assim habilidades tais como: conhecimento, desenvolvimento do censo critico, organização lógica das idéias e transposição das mesmas com respeito e dignidade sendo cidadãos de bem com cidadania ativa que exige a participação efetiva de todos em favor do bem comum. E assim, estaremos formando indivíduos multiplicadores, comunicativos, capazes de organizar-se, de receber e dar opiniões, transmitir conhecimentos e preparar para integrar-se ao mundo global e competitivo...