RESUMO 

Este trabalho apresenta como tema a importância da presença da LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) durante o processo de ensino aprendizagem dos alunos surdos nas escolas municipais de Luzilândia-PI. Contudo apresenta como objetivo geral analisar a presença da língua de sinais no processo ensino aprendizagem do aluno surdo. E específicos inserir a LIBRAS durante o processo ensino aprendizagem do surdo. Identificar como a LIBRAS é usada nas escolas municipais na cidade de Luzilândia. Conhecer as contribuições trazidas com o ensino da LIBRAS durante o processo ensino aprendizagem do aluno surdo. Diante desse contexto, é necessário a criança surda adquira a Língua de Sinais como primeira língua para construção de sua identidade, para que depois possa ter contato com a segunda língua – Portuguesa – visando assim seu pleno desenvolvimento cognitivo e social. Então, para que aluno com necessidade especial como a surdez seja Alfabetizado e letrado, é necessário que primeiro conheça a Língua Brasileira de Sinais, a qual será utilizada para se comunicar com várias pessoas, sejam elas ouvintes ou surdas. Para a realização deste optou-se por uma pesquisa bibliográfica, onde foi possível entender as contribuições da Libras, durante o processo ensino-aprendizagem do surdo. Por isso, é preciso que a escola desenvolva estratégias que favoreça a presença da linguagem por meio da língua de sinais-LIBRAS. Logo, o professor deve aprimorar seus conhecimentos com a língua de sinais e utilizar no aprendizado da criança surda para o desenvolvimento da linguagem e aperfeiçoar a língua de sinais durante o processo ensino-aprendizagem. 

Palavras-Chave: Surdo. Libras. Letrado. Ensino-aprendizagem.

ABSTRACT  

  1. INTRODUÇÃO 

A educação inclusiva se norteia pela perspectiva da diversidade, com temáticas e estratégias diferenciadas, cuja capacitação do professor passa pelo conhecimento sobre a diversidade, mudanças de atitudes, inovação, trabalho em equipe, novas relações com a família, responsabilidade para com o exercício da profissão.

Sendo assim, este trabalho apresenta como tema a importância da presença da LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) durante o processo de ensino aprendizagem dos alunos surdos nas escolas municipais. Diante da temática realizou-se o questionamento de como inserir no processo ensino aprendizagem a linguagem de sinais LIBRAS nas escolas municipais de Luzilândia?; Pois, sabe-se que ela proporciona o desenvolvimento cognitivo contribuindo para a formação de sua identidade, para que o mesmo se constitua como sujeito, se sinta participante de uma comunidade e se integre socialmente.

Diante desse contexto é necessário que se insira a linguagem de sinais – LIBRAS, durante o processo ensino-aprendizagem nas escolas municipais, para que a criança surda adquira a Língua de Sinais como primeira língua para construção de sua identidade, para depois possa ter contato com a segunda língua – Portuguesa – visando assim seu pleno desenvolvimento cognitivo e social.

Contudo apresenta como objetivo geral analisar a presença da língua de sinais no processo ensino aprendizagem do aluno surdo. E específicos inserir a LIBRAS durante o processo ensino aprendizagem do surdo. Identificar como a LIBRAS é usada nas escolas municipais na cidade de Luzilândia. Conhecer as contribuições trazidas com o ensino da LIBRAS durante o processo ensino aprendizagem do aluno surdo.

Então para que aluno com de necessidade especial como a surdez seja Alfabetizado e letrado, é necessário que primeiro conheça a Língua Brasileira de Sinais, que será utilizada para se comunicar com varias pessoas, sejam elas ouvintes ou surdas. Por isso, é preciso que a escola desenvolva estratégias que favoreça a presença da linguagem oral e escrita por meio da língua de sinais-LIBRAS.

Para a realização deste optou-se por uma pesquisa bibliográfica, onde foi possível entender as contribuições da Libras, durante o processo ensino-aprendizagem do surdo. Logo, através da pesquisa foi possível entender o professor deve aprimorar seus conhecimentos com a língua de sinais e utilizar no aprendizado da criança surda para o desenvolvimento da linguagem e aperfeiçoar a língua de sinais durante o processo ensino-aprendizagem.