A PRESENÇA DA DIDÁTICA NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA


Este documento tem como propósito discorrer sobre as características que alicerçam as principais definições da didática, relacionando-as e enfatizando a presença desta área da educação dos tempos atuais e a sua vital função como formadora de uma boa base educacional que valorize as características da sociedade atual, adaptando-se à realidade do educando contemporâneo.


A educação pode ser classificada como assistemática, informal ou não intencional, bem como sistemática, intencional ou formal, de acordo com a forma na qual é trabalhada. As origens da educação formal no Brasil datam do período colonial, quando os responsáveis pela educação eram os jesuítas, coordenados pela Igreja Católica, cujas metas principais eram submeter às classes inferiores a catequização, não o conhecimento. Os únicos que tinham direito a uma educação mais funcional eram os filhos dos colonos, pertencentes às classes abastadas da sociedade.
Muito antes da época citada, na região da Europa, especialmente, a educação era pensada e executada de forma a moldar os indivíduos para que eles pudessem conviver mecanicamente na sociedade à qual estava inserido. Entretanto, muitos pensadores surgem neste período questionando valores e sugerindo modificações para a educação, essenciais, nos seus pontos de vista, para a ampliação do significado dos ambientes de aprendizagem (escola, família e meio social).
Retomando a realidade educacional brasileira, é evidente que algumas modificações foram feitas, de modo que a forma como se lida com a educação hoje não é a mesma de décadas atrás, até porque a sociedade muda, os valores mudam, aquilo que era entendido como verdade há muito tempo pode não ter mais a mesma validade hoje. O contexto atual gira em torno de uma sociedade capitalista, globalizada, marcada por rápidas e profundas mudanças em todas as áreas, a chamada sociedade da informação. Todavia, muitas das características da educação tradicional ainda são preservadas nas escolas, mesmo numa época em que as formas de aprendizagem foram modificadas e o tradicionalismo não consegue mais alcançar o seu objetivo. As posturas dos indivíduos diante da educação mudaram, logo, é de vital importância que mudem também os métodos e as abordagens para que o processo de ensino seja feito de maneira mais acessível e confortável, garantindo mais possibilidades para que o outro processo, o da aprendizagem, possa ser logrado.
Neste sentido, para que sejam elaboradas táticas educacionais que se adaptem ao contexto sócio-educacional vigente, a didática aparece com a incumbência de trabalhar com os educadores maneiras diferenciadas e adequadas para ensinarem, colocando em prática as diretrizes da teoria pedagógica ou, simplesmente, a pedagogia. A didática estuda os diferentes métodos e processos de ensino e aprendizagem para promover essa disponibilização de recursos para qualificação pedagógica do profissional da educação.
O período ditatorial no Brasil caracterizou-se, no âmbito educacional, como um movimento que tolhia toda e qualquer forma de expressão ideológica que fosse de encontro ao que era colocado autoritariamente pelo governo militar. Foi um período de repressão que puniu severamente todos aqueles que desenvolviam pensamentos educacionais progressistas.
No período pós-ditatorial, a partir da promulgação da constituição de 1988 e com a colaboração dos movimentos populares, mudanças no panorama educacional brasileiro começaram a acontecer, de forma a promover uma reforma educacional. Pela primeira vez na história do país houve uma preocupação constitucional com a educação, no sentido de colocar em texto legislativo a obrigatoriedade do governo no fornecimento de educação de qualidade a todo cidadão brasileiro. Estas e outras ideias foram, posteriormente, discutidas numa lei específica que definia as diretrizes e bases da educação nacional. A LDB (lei 9.394/96) entra como um agente de expansão da legislação educacional no Brasil e coloca em pauta diversos problemas e possíveis soluções para a melhoria da qualidade e o aumento do alcance da educação no país.
Dentre os diversos aspectos abraçados pela LDB, está a criação do Plano Nacional da Educação. Este, consiste, basicamente, num conjunto de metas e estratégias que devem (ou ao menos deveriam) ser alcançadas dentro do prazo de dez anos. Dentro do plano, há a instituição das Diretrizes Curriculares Nacionais que determinam o funcionamento da escola e também os Parâmetros Curriculares Nacionais, cuja função é sugerir de que forma a atuação dos professores de diferentes áreas do conhecimento deve acontecer em sala de aula. Esta lei abrange todas as áreas e níveis de educação (Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio, Educação de Jovens e Adultos, Educação Especial e Ensino Superior).
Nesse ínterim, a UNESCO define os parâmetros da educação para o século XXI: aprender a aprender; aprender a fazer; aprender a conviver e aprender a ser. Com isso, o novo paradigma da educação no Brasil se configura de tal maneira que são traçados alguns objetivos primordiais, tais como: a democratização do acesso à escola e ao conhecimento; o estabelecimento de padrões de qualidade; e a democratização da gestão escolar.
Para alcançar esses objetivos, é fundamental que diversas áreas da ciência estejam correlacionadas e suas teorias entrelaçadas. A filosofia, quando estimula a busca pelo conhecimento e o desenvolvimento da criticidade do indivíduo; a sociologia, quando estuda e tenta compreender a atuação do ser humano no meio social em que vive e congrega, além das influências e atitudes que contribuem para a construção do comportamento humano; a sociologia, que estuda a sociedade e as transformações pelas quais vem passando; a psicologia, por preocupar-se com a compreensão dos agentes motivadores e modificadores com comportamento humano; e a história, pelo fato de analisar diacronicamente as etapas e mudanças pelas quais passa a sociedade e a interferência que estas promovem na educação e formação do indivíduo. Dando suporte a todas essas ciências, está a pedagogia, sintetizando-as e congregando-as.

Vinícius Sampaio é graduando em Letras/Inglês pela Universidade Tiradentes, Aracaju/SE.