A PREOCUPAÇÃO COM O MEIO AMBIENTE: ESCOLA E COMUNIDADE DO BAIRRO PEDRA 90.

 

 

                                                                                                                  ITEN, Etson[1]

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

CUIABÁ/2015


 A PREOCUPAÇÃO COM O MEIO AMBIENTE: ESCOLA E COMUNIDADE DO BAIRRO PEDRA 90

                                                                                                       

 

                                                                                                            ¹ITEN, Etson

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Trabalho desenvolvido com os alunos da Escola Estadual Professor Rafael Rueda, e a comunidade escolar da cidade de Cuiabá-MT, em especial os alunos do 2º ano D do ensino médio período matutino, com a intenção de melhorar a qualidade de vida na questão ambiental.

 

 

 

 

 

 

                                               

 

                                                  

 

 

                                                 

 

 

                                                CUIABÁ/2015


INTERAÇÃO ESCOLAR NO MEIO AMBIENTE.

     Quais as principais causas que leva o ser humano a prejudicar o meio ambiente? Porque o homem insiste em degradar a natureza? Se o homem é fruto do meio, e depende dele para sobreviver, qual o motivo que está levando o ser homem a cometer tal suicídio?

     Tendo em vista a preocupação entre a base escolar, do bairro Pedra 90 e sua comunidade, com a preservação do meio ambiente, é que foram levantadas tais perguntas, e colocadas em debates para possíveis respostas e encontrar algumas soluções, na tentativa de amenizar os problemas que em muitas vezes são gerados pelos próprios alunos da referida unidade, e até mesmo os moradores da comunidade escolar.

      Em muitos dos casos é observado em torno da escola algumas queimadas, pequenos focos, proveniente de resíduos residenciais, derrubadas de algumas arvores de pequeno porte, lixo espalhados pelas calçadas, e o desperdício de água potável, e até mesmo o consumo excessivo de energia elétrica. Essas situações também são constantes dentro da escola e vivenciadas dia a dia pelos usuários e trabalhadores que nela freqüentam.

Com base nessas pesquisas é que surgiu a problemática na área da “Filosofia Ambiental”, de realizar esse trabalho com o intuito de melhorar a vida das pessoas que fazem parte do local escola-comunidade, e também de outras que venham fazer parte.

     O objetivo é desenvolver trabalhos educativos, sendo eles teóricos e práticos para o corpo escolar e comunidade. Trabalhando a importância dos cuidados que temos que ter como meio ambiente, pois é nele, e dele, que precisamos para viver, e assim para termos uma qualidade de vida melhor.

       O foco principal será a conscientização quanto à preservação do meio ambiente, mostrando na pratica que não há necessidade das queimadas, podemos fazer a reciclagem dos lixos, podemos economizar a energia elétrica, e em vez de cortar, podemos plantar mais arvores.

Para que os trabalhos tenham resultados positivos, os projetos terão que ser rigorosamente acompanhados por todos os participantes envolvidos. Pelo fato que será incluído o trabalho de campo, isto é, será feito o plantio de uma diversidade de plantas dentro do ambiente escolar e também em alguns lugares da comunidade, que dependera da localização da área para que a espécie seja plantada.

       A localidade em que se situa a escola é o bairro Pedra 90, é uma área que vem sendo urbanizada de forma muito rápida, tendo em vista a própria cidade como sendo uma capital de um estado forte, e que tem uma economia crescente. Motivos esses que trazem muitas pessoas de outros lugares, em busca de uma vida melhor, um trabalho, ou talvez apenas uma aventura, e em muitos casos acabam migrando para lugares mais distantes do centro da cidade.

     Mas com o crescimento da população além dos benefícios que são gerados, também acabam trazendo alguns prejuízos para a localidade, um deles são a falta de conscientização da preservação com o meio ambiente, fatos esses que levou a realização desse projeto.

     Com o aumento da comunidade cresce o número de alunos na escola, e o número de infra-estruturas também acompanha o crescimento, e com isso às vezes por falta de informação e conscientização é que ocorre a degradação do meio, nesse caso o principal fator é a derrubada da vegetação, que traz vários prejuízos para as pessoas, sendo um deles o aumento da temperatura, já que a localidade é de temperaturas elevadas. Por essas questões é que será desenvolvido o plantio de novas arvore frutíferas e ornamentais, na tentativa de amenizar tais problemas ambientais.

     A questão ambiental é um problema de toda a sociedade, incluindo o órgão governamental, e que deveria ser trabalho de forma integral, investindo em uma educação voltada para criá-la soluções para a situação, que é de extrema importância para a vida no planeta.

     Mas os trabalhos que são desenvolvidos em muitos dos casos acabam sendo apenas paliativos, e fragmentados por não ter um apoio maior que deveria vir de cima para baixo. A questão às vezes é clara, o capitalismo acaba fechando os olhos para tal problemática, e o que impera é o fator econômico, sem pensar nas conseqüências que poderão ter no futuro ou até mesmo atual.

       É com essas problemáticas que o trabalho será exposto e explanado para que a escola-comunidade tenha consciência, e melhores esclarecimentos de que existem outros meios de aumentar o seu capital, e melhorar a economia de um modo geral, trabalhando com a sustentabilidade e assim reverter o quadro da destruição ambiental, e para que a natureza possa voltar a funcionar em seu ciclo natural.  

CONSCIENTIZAÇÃO DA PRESERVAÇÃO AMBIENTAL

     A questão ambiental é um processo que envolve todo o globo, e o que vem ocorrendo principalmente nos últimos séculos é uma degradação generalizada, sem ter a conscientização dos problemas que estão surgindo, como o aquecimento global, a poluição das águas, e vários tipos de doenças.

     Em muitas vezes o comportamento humano acaba contrariando a ética ambiental, fatos que influencia diretamente nas atitudes do dia a dia, em que se vários moradores colocarem fogo em umas simples folhas que foram varridas em seu quintal, isso vai acabar causando um grande problema ambiental, ou aquele simples saquinho plástico que for jogado na rua, poderá ir para um riacho, depois um rio e chegar até o mar.

     A derrubada de uma arvore pode influenciar no aumento da temperatura “de acordo com”, Almeida (2010) cientistas diz que a Antártida que dizia não sofrer com aquecimento global, estão esquentando. O aumento da temperatura tem sido um décimo de graus Celsius por década, nos últimos cinqüenta anos.

      A educação ambiental é fundamental para que as pessoas, a sociedade de um modo geral tenha melhores informações dessas questões, trabalhos devem ser feitos diariamente nas instituições, discutindo o que pode ser feito para que as novas gerações tenham uma concepção diferente em relação ao tratamento que vem sendo dado ao meio.

     Para reforçar Gallo (2013) diz que:

Uma abordagem política pode corrigir equívocos passados, mas apenas uma abordagem ética que mude a forma como os seres humanos se relaciona entre si e com a natureza pode evitar futuros equívocos.

Para convivermos melhor com o meio ambiente precisamos ser éticos e rigorosos com os pequenos detalhes, em que vários produtos chamados de “lixo” acabam se transformando em lixo de verdade e destruindo o meio ambiente. Veja os produtos no quadro 01 se jogados no meio ambiente o tempo que levam para sua decomposição.

PRODUTO

TEMPO DE DECOMPOSIÇÃO NA NATUREZA

Papel

2 a 4 semanas

Cascas de frutas

3 meses

Latas de alumínio

100 a 500 anos

Plásticos

450 anos

Fraldas descartáveis

500 anos

Quadro 01 (fonte)ambientebrasil.com.br/resíduos/reciclagem/tempo

Ao Analisar os nossos problemas ambientais destacam-se os pontos principais que é a contaminação do ar, da água e da terra. A poluição do ar é provocada principalmente pelas emissões dos carros, indústrias e usinas. O das águas é provocado pelo descarte de lixo tanto pelas indústrias como a própria sociedade, e isso ocorre também com a contaminação do solo que além dos produtos jogados, também existem os problemas com os esgotos e produtos químicos como os fertilizantes e pesticidas que são usados também por grandes latifundiários, industriários, fatos que tem uma enorme relação entre o meio ambiente e a economia.

Segundo Schaefer (2006) o Brasil é um exemplo dessa ligação entre os problemas econômicos e a destruição ambiental.

O meio ambiente é o nosso lar, espaço onde vivemos, onde residimos, trabalhamos, e em muitas vezes tornamos nossos dias desagradáveis, difíceis, alterando nossas condições de vida jogando lixo no chão, poluindo o ar, contaminado nossas águas e esquecemos que o essencial é vivermos em um ambiente saudável.

BIBLIOGRAFIA

Gallo, Silvio Filosofia: experiência do pensamento. Volume único.

01 edição são Paulo: Scipione-2013

Almeida, Lucia Marina Alves de   Fronteiras da globalizaçãoSão Paulo- ática 2010.

SCHAEFER, Richard T. Sociologia. 6° Edição. São Paulo: McGraw-Hill, 2006.

Mendes, Marcos AmaralHistória e geografia de Mato Grosso 4 edição, Cuiabá:

Cafarnaum, 2012.

Coleção Agrinho: Senar/Mato Grosso. Meio Ambiente 2008. Produção editorial, texto e mídia editora.

Araújo, Silvia Maria de   Sociologia: Um olhar crítico- São Paulo: Contexto 2009.



[1] Professor de Geografia e Filosofia na Rede Estadual de Ensino da Educação Básica de MT.