Maria Milene de Souza Gomes
Elenise Faria Scherer

Introdução

No porto da Manaus Moderna, construído a partir do início do século XX, a dinâmica de trabalho dos trabalhadores portuários se desenvolve com muita precariedade. Há um intenso fluxo portuário de embarcações de diversos portes que são responsáveis por um complexo de atividades comerciais com as feiras e os mercados.
Dentro deste contexto, sempre existiu a figura do trabalhador carregador de bagagens que historicamente disputa o espaço dos portos de Manaus. Eles fazem parte, portanto, da memória da cidade, no entanto, permanecem esquecidos, e segundo Santana (2006) não aparecem nem nas estatísticas dos trabalhadores informais manauenses. Nesse espaço, sem quase nenhuma unfra-estrutura pública, os carregadores de bagagens dividem o espaço do porto com muitos outros trabalhadores e com o lixo, tendo de maneira improvisada que se adequarem a dinâmica da cheia e da seca dos rios.
Diante desse contraditório quadro, o presente trabalho objetiva estudar as conseqüências que a violência do trabalho precário do carregador de bagagens do Porto da Manaus Moderna tem sobre o mesmo, trazendo à tona a questão do trabalho portuário, bem como as condições degradantes de trabalho dos carregadores de bagagens do porto de Manaus, sua especificidade dentro dessa dinâmica, nos seus impactos para a saúde mental e física destes, condições tais que, pode-se afirmar, tornam esse tipo de trabalho altamente patogênico.
O caminho investigativo percorrido para o alcance do objetivo foi identificar as condições de trabalho e os fatores psicopatológicos do trabalho que podem se tornar patogênicos para o carregador de bagagens do Porto da Manaus Moderna. Para isso fez-se o levantamento sócio-econômico dos carregadores de bagagens do Porto da Manaus Moderna; mapeou-se as principais patologias que mais afetam esses carregadores; e descreveu-se as situações de vulnerabilidade do trabalho dos carregadores de bagagens do Porto da Manaus Moderna.
Esta pesquisa traçou o percurso metodológico buscando apreender o objeto de pesquisa através da pesquisa exploratória, ou seja, pelo desenvolvimento e esclarecimento de idéias, com vistas a oferecer uma visão panorâmica do cotidiano de vida dos carregadores de bagagens do Porto da Manaus Moderna, e ainda, através da pesquisa descritiva compreender as características desse cotidiano nas relações sociais entre os sujeitos e entre estes e o ambiente.