Como sabemos a escola é uma importante instituição humana, que desenvolve a função de preparar o indivíduo para conseguir viver na sociedade. É por meio da escola que os valores culturais, morais e sociais são transmitidos, pois é dessa instituição o dever de informar ao indivíduo o pleno conhecimento das regras que a regem. Também cabe escola levar o aluno a um tipo de disciplina de transformação que o levará à aquisição de saberes, que formarão um cidadão comprometido com o bem estar da coletividade.

Segundo Durkheim: “a educação não é mais do que um fato social, isto é, em resultado da educação produzem-se seres sociais”.  É aos poucos que a criança/adolescente deixará de imitar os adultos e passará a absorver valores transmitidos pela escola, o que só contribuirá para aumentar a sua autonomia frente ao seu grupo social. A escola não é a única responsável pela educação e formação moral e ética social de uma criança, adolescente ou adulto, mas é um complemento indispensável para a formação deste, devendo auxiliar a família nesse processo de educar e aprender.

A LDB- Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, em sua Lei n° 9.394/96 inicia afirmando que “a educação abrange os processos formativos que se desenvolvem em vários lugares, um dos quais é a escola”, como mostra em seu Art.1º: “A educação abrange os processos formativos que se desenvolvem na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nas instituições de ensino e pesquisa, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais”.

Para que o professor consiga transmitir/ensinar a matéria de estudo ou valor formativo, da melhor forma possível ao aluno, é importante que existam meios propícios ao processo de ensino-aprendizagem, pois possibilitará a absorção positiva do processo.  Atualmente a escola vem sofrendo muitas transformações, que vai desde seu aspecto físico até sua transformação de valores, visto que a escola tem como função mediar conhecimentos.

A escola precisa desenvolver nas crianças a crença de uma  sociedade mais humana e justa, sem preconceitos, onde os cidadãos atuem compromissados com o bem comum. Por isso é essencial refletir o mundo atual, fortalecer e renovar as "crenças", inserindo no processo educacional valores que possibilitem a formação integral de nossos alunos.

Não podemos esquecer que quando os alunos chegam ao âmbito escolar, eles já possuem uma história de vida, que recebem fora da escola, apresentando um comportamento individual, social e uma vivência sociocultural específica ao ambiente de origem de cada um deles. Todas essas características individuais dos alunos podem auxiliar na formação do currículo escolar.

Nesse contexto as relações sociais, as trocas de experiência, o cotidiano, formam um conjunto de fatores que garantem a construção de uma instituição de ensino que busca integrar a vida escolar à vida social. Construir valores na sala de aula requer profissionalismo e competência por parte dos professores quanto à utilização de uma importante ferramenta pedagógica: a vivência sociocultural dessas crianças.

É necessário que o professor busque a interação de diferentes tipos de pessoas e que dentro da sala de aula esses indivíduos discordam entre si, mudem de opinião, e possuam tempo próprio de aprendizagem. É preciso levar o professor a entender que se faz necessário se equipar de um ensino individualizado dentro da sala de aula. O professor precisa entender o ensino como um desafio que ele precisa superar. Sua prática educacional molda-se dentro do que exige a educação. A busca pelo aperfeiçoamento da prática educativa é essencial para a conquista do aprimoramento do docente..