Os textos em questão têm por objetivo, oferecer determinados instrumentos que nos ajudem a interpretar os acontecimentos na sala de aula, conhecer melhor o que pode fazer e o que foge a nossa responsabilidade.

Segundo o autor, todos nos sabemos, entre as coisas que fazemos, algumas são muito bem feitas, outras são satisfatória e algumas podem dar uma melhorada, salientasobre nossas atividades profissionais como todas as demais passam pela análise do que fazemos, porém, a comparação com os outros colegas, pois frente as duas ou três posições necessitaremos de critérios que permitam realizar uma avaliação fundamentada.

Ressalta que a função fundamental que a sociedade atribui à educação é a de selecionar os melhores em relação a sua capacidade para seguir uma carreira universitária. Os esforço educacionais e a valorização de determinados aprendizagens se justificam para se alcançar certos objetivo

No entanto a capacidade de uma pessoa, para se relacionar depende das experiências que vivem, e as instituições educacionais são uns dos lugares preferenciais para estabelecer vínculos, são as relações que condicionam e define as próprias concepções pessoais sobre si mesmo e os demais.

Vale dizer que, os propósitos estabelecidos nos objetivos educacionais, são imprescindíveis e útil para realizar analise global do processo educacional durante todo ciclo ou etapa de formação cidadã. Destaca que não é possível ensinar nada sem partir de uma idéia de como as aprendizagens se produzem, por trás de qualquer prática educativa sempre há uma resposta a "porque ensinar" e "como aprender" não basta que os alunos se encontrem frente aos conteúdos para aprender, e necessário que diante deste possam atualizar sues esquemas de conhecimentos, comparar-los identificar semelhanças e diferenças, integrá-lo, comprovar que os resultados tem certas coerências, etc.

Entretanto o autor considera que alguém adquiriu um valor, quando este é interiorizado , que se aprendeu uma atitude quando pensa, sente e atua; e que se aprenderam normas, quando se interioriza e se aceita como regras para o funcionamento do grupo. Também observa que os diferentes conteúdos que se apresenta aos alunos exigem esforços de aprendizagem e ajuda especifica. Nem tudo se aprende do mesmo modo, no mesmo tempo nem com o mesmo trabalho. Ha uma reflexão sobre o que implica aprender o que propomos, e o que implica aprendê-lo de maneira significativa, pode se conduzir a estabelecer propostas mais fundamentadas, suscetíveis de ajudar mais os alunos e ajudar aos professores.

Após a leitura do texto conclui -se que nem todos os alunos aprendem da mesma forma e que a maneira de se articular dentro de sala é que torna cada conteúdo específico, os conhecimentos prévios devem sempre serlevado em consideração.

Faz-nos refletir sobre o estudo continuo do educador, reforçando o compromisso de aprendizagem que tem com o educando, não tem uma receita básicade plano de aula ou uma seqüência didática a ser seguida, cabe ao professor descobrir que método usará para um bom desenvolvimento do aluno.