Alessandra Rodrigues Moreira
Maria do Perpétuo Socorro da Costa Monteiro

RESUMO

Este artigo apresenta uma reflexão da prática do Serviço Social na área da saúde junto às adolescentes grávidas na maternidade Ana Braga. Este estudo visa desvelar os entraves e desafios do profissional de Serviço Social, assim como, identificar os fatores geradores da grande demanda de adolescentes grávidas na instituição. Assim o profissional de Serviço Social precisa esta pautado para intervir com técnicas e práticas, para que o índice de reincidência de gravidez na Adolescência diminua na Instituição. Assim através de ações cotidianas do Assistente Social, busca-se efetivar direitos dos usuários, com os princípios e diretrizes preconizados no Código de Ética profissional. Utilizou-se como base a pesquisa bibliográfica, documental e a observação advinda do estágio curricular do curso de Serviço Social do Uninorte.

Palavras-chave: Serviço Social, Saúde, Gravidez na Adolescência.


INTRODUÇÃO

Neste artigo abordaremos a Prática do Assistente Social na área da saúde junto às adolescentes grávidas na maternidade Ana Braga. Buscamos compreender a ação do profissional de Serviço Social e desvelar os entraves e desafios na Maternidade Ana Braga onde o profissional de Serviço Social está inserido. Nesse sentido, vale salientar a importância do Assistente Social para lidar com as questões relacionadas com a gravidez precoce, visto a carência de Políticas Públicas voltadas para o adolescente, principalmente na área da Saúde. Assim, buscamos compreender a questão do crescimento da demanda de adolescentes grávidas na Maternidade Ana Braga por ser um tema de relevância social.

No campo de estágio curricular as observações do trabalho do profissional Assistente Social suscitaram o interesse por esta problemática, para conhecê-la melhor contribuindo assim com nossa formação profissional.

O procedimento metodológico deste artigo foi baseado em estudo teórico com revisão de literatura, tendo como referência teórica os autores: Martinelli (2003), Mioto (2005), Iamamoto (2008) dentre outros.

Este artigo tem como objetivo geral refletir a prática do Assistente Social com as adolescentes grávidas na Maternidade Ana Braga, com instrumentais como: relatório estatístico, mapa de produção, ficha social e sócio econômica, dentre outros.

O Artigo esta estruturado com tópicos teórico fazendo uma abordagem sobre: 1. Serviço Social no Brasil (1930-1990), 1.1 Surgimento das Políticas de Saúde no Brasil, 1.2 Serviço Social na Área da Saúde, 2. Definição da Adolescência e a Contextualização na Contemporaneidade, 2.1 Maternidade na Adolescência, 2.2 Direitos garantidos aos adolescentes na Área da Saúde, 3. Breve Histórico do Serviço Social na Maternidade Ana Braga, 3.1 A Prática do Assistente Social na Maternidade Ana Braga.

O interesse pelo tema se deu pelo fato de tratar-se de sujeitos sociais, que inicia cada vez mais precocemente na vida sexual, ou seja, ainda na adolescência. Por se tratar também de uma das inúmeras manifestações da questão social em sua forma mais aguda, se constitui num desafio para o profissional de serviço social, onde o mesmo é chamado a contribuir com seus conhecimentos específicos, a fim de desvendar esta realidade com vista a encontrar possíveis alternativas de intervenção.
Observou-se durante o estágio que o trabalho do assistente social é de grande importância na instituição, pois o mesmo trabalha de forma articulada, não como um mero executor, mas sim um trabalhador polivalente que busca inovar e criar estratégias para melhor atender o cidadão.