Neste trabalho, pretendo discutir questões referentes à elaboração do Projeto Político-Pedagógico na Escola e como esse recurso pode auxiliar na elaboração do currículo, explicitar e compreender o seu significado, qual sua relação com a escola e fazer uma reflexão sobre alguns pressupostos que devem orientar esta proposta pedagógica e o plano curricular.

Entende-se que o Projeto Político-Pedagógico é uma ação intencional é o resultado de um trabalho coletivo, que buscar metas comuns que intervenham na realidade escolar. Traduz a vontade de mudar, pensar o que se tem de concreto e trabalhar as utopias; permite avaliar o que foi feito e projetar novas mudanças em todos os aspectos.

Nesse sentido, considero que o currículo prevê todas as atividades da escola, do pedagógico ao administrativo, devendo ser uma das metas do trabalho construir uma escola democrática, capaz de contemplar vontades da comunidade na qual ele surge, tanto na sua elaboração quanto na sua operacionalização, desde professores, técnicos, pais, representantes de alunos, funcionários e outros membros da comunidade escolar.

No contexto atual, marcado por sucessivas transformações, a educação, na qualidade de uma prática social, contribui positivamente no processo democratização da sociedade brasileira. Deste modo, evidencia-se que a busca da qualidade na educação representa o desejo de prestar um serviço eficiente, no sentido de contribuir na formação de homens e mulheres capazes de compreender a sociedade em que vivem.

A intenção da escolha da temática em questão está em mostrar a importância social do Projeto Político-Pedagógico no contexto escolar, uma vez que o seu processo de construção e execução visa planejar a ação presente com vistas à transformação da realidade, pois é em função da melhoria dos serviços que o mesmo é elaborado e posto em prática.