Projeto Interdisciplinar apresentado dentro do Curso de Bacharelado em Educação Física no ILES ULBRA.

BRUNO SIQUEIRA FORTUNATO SILVA

EMYLI KAMILI GUERRA BUZZI

NATHALYA SANTOS LOPES

VAGNER TERES VIEIRA

A PRÁTICA DE EXERCÍCIO FÍSICO PARA A GESTANTE

INTRODUÇÃO

Esse estudo tem como tema a prática de exercícios físicos para a gestante. Pretende-se responder ao questionamento: Quais são os fatores que influenciam a prática de exercício físico durante a gravidez?

A atividade física pode ser definida como qualquer movimento corporal, produzido pelos músculos esqueléticos, que resulte um gasto energético maior que os níveis de repouso (BARROS; NAHAS, 2003).

A atividade física é uma aliada imprescindível para alcançar uma boa forma física e sua prática deve ser desenvolvida de uma forma prazerosa e contínua ao longo de toda a vida (BARROS; NAHAS, 2003).

Segundo Pompeu (2004), a atividade física é uma importante aliada na prevenção de doenças, para melhorar o bem-estar, a autoestima, a saúde e promover uma melhor qualidade de vida.

A preocupação de promover e manter a saúde devem ser ressaltados para a população mundial, que cada vez mais necessita em sua rotina diária da prática de exercícios físicos regulares para combater os efeitos nocivos do sedentarismo (BARROS; NAHAS, 2003).

Realizada com regularidade, a atividade física é uma das principais bases para a manutenção da saúde em qualquer idade, junto à correta alimentação e ao estado emocional equilibrado (AZEVEDO, 2000).

Para Matsudo e Matsudo (2000), os principais benefícios à saúde advindos da prática da atividade física, referem-se aos aspectos antropométricos, neuromusculares, metabólicos e psicológicos. Os efeitos metabólicos são o aumento do volume sistólico, aumento da potência aeróbica, aumento da ventilação pulmonar, diminuição da pressão arterial, melhora da sensibilidade da insulina e diminuição de gordura corporal, incremento da força e da massa muscular e flexibilidade. A relevância científica desse estudo serão os dados sistematizados a respeito dos benefícios do exercício físico para a mulher, durante o período gestacional.

A prática de exercício físico diminuiu significativamente durante a gravidez, embora tenha sido superior nas mães nulíparas[1], com maior nível de escolaridade, que se encontram empregadas e com idade compreendida entre os 25 e 34 anos. As mães que praticaram exercício físico na gravidez amamentam durante mais tempo. A relevância social desse está no fato de que o estudo mostrará os benefícios do exercício físico na gravidez (GOUVEIA et al., 2007).

O objetivo geral é identificar os fatores que influenciam a prática de exercício físico durante a gravidez. Especificamente pretende-se verificar qual o tipo de atividade física é ideal para as gestantes; descobrir até que ponto a atividade física não interfere no desenvolvimento do feto.