A PRÁTICA DE BULLIYNG E CIBERBULLYING ENTRE ADULTOS
Marlise Müller Alves
Precisamos urgentemente de uma lei estadual por tamanha brutalidade desumana, preconceituosa, violenta, intimidadora e ameaçadora como o "bullying" e o "ciberbullying", voltada para adultos.
O "bullying" é um termo utilizado para descrever atos de violência física ou psicológica, intencionais e repetidos, praticados por um indivíduo (no inglês bully). Já o "ciberbullying" tem a mesma descrição em seu significado, mas é praticado através da internet, em sites de relacionamentos. Ambos deixam seqüelas dolorosas ou às vezes trágicas, causados pela dor e angustia das atitudes agressivas na intimidação da vítima.
Quando ouvimos falar em "bullying" (assédio escolar), principalmente através da mídia, as pessoas logo pensam que isto acontece somente nas escolas, entre crianças e adolescentes, o que não é verdade! A prática entre adultos vem sendo cada vez mais freqüente nas Universidades, no trabalho, entre vizinhos e na internet (também conhecido como Assédio escolar Adulto).
No Estado do RS, foi sancionada a LEI Nº 13.474, em 28 de junho de 2010, que prevê políticas públicas contra o bullying nas escolas estaduais e privadas de ensino básico e de educação infantil. A lei prevê apoio técnico e psicológico para vítimas do bullying, e tem um caráter educacional para crianças e adolescentes em atividade escolar, ela não prevê punições nem medidas aos adultos envolvidos diretamente.
Estamos diante de um País, cada vez mais desenvolvido socialmente e culturalmente, onde as pessoas lutam por sua liberdade sexual, de expressão e sentimento, não podemos deixar o "bullying" entrar em nossa sociedade e sair infectando as VÍTIMAS deste jeito.
Pois é assim que se sentem as vítimas, como se tivesse contraído um vírus do qual não consegue se curar. Depois vem a paranóia, pois você fica esperando o próximo ataque. Sente-se fraco, se questiona porque eu! O que fiz para eles! Tenta dividir com alguém, mais isto faz com que as pessoas logo que percebam que você esta sendo vítima, se afastem, pois tem medo de serem os próximos.
Temos que abordar mais este tema, dando apoio às vítimas e ajudando na prevenção dos que a praticam. Não basta só falar, temos que levar palestras não apenas para dentro das escolas, mais para Universidades, bairros e empresas, divulgando e alertando as pessoas sobre esta praga que têm tomado conta da nossa sociedade que é o "bullying" e "ciberbullying".