A prática da auto-medicação é um fato que ocorre em todo o mundo, principalmente em países subdesenvolvidos e em países em desenvolvimento. É grande a procura destes medicamentos em drogarias para tentar solucionar problemas do cotidiano da população. Por outro lado, estas pessoas que fazem uso desta prática não conhecem os problemas que estas drogas podem causar quando administradas indiscriminadamente. Muitas das vezes, as pessoas são " orientadas"  por balconistas que estão presentes nestes estabelecimentos somente para venderem o que se pede na requisição médica, ficando a parte técnica para o profissional qualificado para tal, que é o farmacêutico. Este, com o seu conhecimento teórico e prático está preparado e qualificado para este tipo de trabalho, mais nem sempre este profissional está presente. Por ser um assunto de extrema importancia para a saúde das pessoas, o farmacêutico tem que ser bastante valorizado para exercer esta nobre missão.
É preciso, portanto, haver a união de esforços por partes dos setores governamentais, no sentido de fazer uma fiscalização mais rigorosa nestes estabelecimentos para coibir esta prática insalubre que pode afetar a saúde das pessoas.
A prática indiscriminada de antibióticos, por exemplo, acarreta o que chamamos de mecanismo de resistencia bacteriana, causando , com isso, um enorme problema de saúde pública, dificultando, com isso, o tratameno posológico do paciente, acarretando internações e onerando ainda mais o sistema de saúde do governo destes países.
É preciso que cada um faça a sua parte e que os profissionais qualificados exerçam o seu papel e as autoridades governamentais façam campanhas educativas mais abrangentes no sentido de atingir e impactar a população de um modo geral e assim, promover um bem estar melhor para as pessoas.