A Pós-Graduação no Contexto atual:

Uma exigência do mercado de trabalho.

Sonia Maria Costa da silva

Pedagoga/Gestão Escolar

Psicopedagoga Institucional e Docência Superior

Resumo: O presente artigo relata a importância da Pós-Graduação (latu sensu) como diferencial para se galgar melhores posições no mercado de trabalho unindo qualificação na área escolhida, status e boa remuneração. Os cursos de especialização (Pós-graduação; mestrado e MBA) capacitam profissionais aptos a atuarem no mercado de trabalho, incrementando a produção de bens e serviços, atendendo as exigências do mercado, dentro de um contexto atual da globalização com as demandas das novas tecnologias, enfrentando uma nova estruturação do mundo.

Palavras-Chaves: Educação continuada; Qualificação e Mercado de Trabalho.

Introdução

Mudanças no mercado de trabalho e no mercado produtor fizeram proliferar um novo perfil de profissionais, com peculiares adaptadas à moderna Sociedade da Informação. Nesse contexto a educação continuada tornou-se o caminho ideal para se manter no mercado de trabalho. Sendo assim, um número cada vez maior de pessoas está voltando para a academia em busca de capacitação e especialização profissional.

De acordo com o art. 44, Inciso III, da LDB. 9394/96, "os cursos e programas de Pós-Graduação, compreendem programas de mestrado e doutorado, cursos de especialização, aperfeiçoamento e outros, abertos a candidatos diplomados em cursos de graduação e que atendam as exigências das instituições de ensino".

A Pós-Graduação (lato sensu) é voltada para a especialização, mais direcionada à área profissional, de mercado, com caráter de Educação continuada. Esses cursos de Pós-Graduação (lato sensu) são uma modalidade mais voltada às expectativas de aprimoramento acadêmico e profissional, com duração máxima de dois anos.

O conhecimento está se renovando muito rapidamente, devido à globalização trazida pela Tecnologia de Comunicação e Informação e para se conservar no mercado de trabalho o individuo procura cada vez mais, os cursos de Pós-graduação. O MBA no Brasil é um nome fantasia que é dado a cursos na área de gestão empresarial. Alguns desses cursos são especializações (Pós-Graduação lato sensu), outros são simples cursos de aperfeiçoamento. Importante lembrar que MBA não é o mesmo que mestrado.

Os cursos de mestrado contemplam dois objetivos distintos: formar profissionais que atuarão em vários setores da sociedade, por exemplo, como professores no ensino de nível superior ou como especialistas em empresas que precisam de conhecimentos específicos em nível de Pós-Graduação para poderem exercer suas funções; e identificar estudantes com vocação para pesquisa e encaminhá-los para o Doutorado.

O Mestrado Profissional é uma modalidade nova de Mestrado, normatizada pela CAPES em 1998, visa atender a demanda por mestres qualificados para os mercados empresariais, aptos a elaboração de novas técnicas e processos, com formação diferenciada dos egressos dos cursos de Mestrado Acadêmico, os quais visam prioritariamente à pesquisa cientifica.

O Doutorado é um curso de Pós-Graduação voltado para a pesquisa e as vagas que são limitadas e os candidatos são escolhidos "com certo rigor" na avaliação de seu histórico escolar. E o curso de Pós-Doutorado é para quem quer continuar se aprimorando como pesquisador, produzindo um nível de excelência em determinada área do conhecimento. É mais um programa de trabalho que um curso.O profissional não é orientado por ninguém e pode até supervisionar outros alunos.

A Educação Continuada: expressão de ordem no mercado de trabalho.

Na hora de escolher a Pós-Graduação ideal, não se deve levar em conta o custo financeiro ou a qualidade de ensino. Mas, analisar o benefício temporal e intelectual desse investimento. A meta não é o diploma e sim, o aperfeiçoamento do curso, pois os alunos que absorvem o conhecimento transmitido com seriedade e comprometimento, com certeza, serão inseridos no mercado de trabalho.

A curiosidade e a vontade de saber mais têm aumentado o número de profissionais que buscam o aperfeiçoamento, aumentando suas chances de se manter na profissão. Para ser mais valorizado num mercado cada vez mais estagnado, é necessário cursar um MBA, Mestrado, Doutorado ou uma Especialização. Isso se tornou uma exigência das empresas.

A construção do conhecimento é um processo de renovação constante, pois se tratando de mercado de trabalho, os cursos de Pós-Graduação, dão aos profissionais mais possibilidades no momento da competição que existe. E preciso ressaltar que um profissional bem preparado não é aquele que coleciona certificado, mas que equilibra formação, experiência e maturidade.

Devido ao avanço das novas tecnologias e as grandes e médias empresas requisitam um profissional mais capacitado, com raciocínio rápido e seguro no seu potencial. No mundo marcado pela velocidade da informação e desenvolvimento da tecnologia é preciso estar constantemente se atualizando com o Mundo. O curso de Pós-Graduação oferece ao profissional, ferramentas para que ele possa identificar a importância da vantagem competitiva do seu próprio empreendimento.

Sabe-se que o ensino transmite o conhecimento e os projetos de extensão o aplicam, é através da pesquisa que o conhecimento é gerado. Logo se, antes ser graduado era garantia de um bom emprego, hoje um diploma universitário é um pré-requisito considerado, em alguns casos, insuficiente, para se chegar à posição no emprego que unam status e boa remuneração.

A Pós-Graduação é um diferencial para se escalar grandes posições nas empresas. Na avaliação do diretor acadêmico do Ibmec-RJ, Antonio Marcos Duartes, uma pós-graduação em uma instituição com reconhecimento de mercado é, atualmente, um diferencial importante não só para ingressar no mundo do trabalho, mas para a conquista de posições profissionais de liderança. Para ele, sai na frente àquele que, além de buscar esta complementação, faz isso de forma planejada.

Historicamente, o desejo de fazer uma pós-graduação está ligado á busca de um aprofundamento teórico, principalmente para a formação de pesquisadores. Há também os profissionais que têm como meta um complemento com enfoqueprático na carreira em que se formaram e ainda, têm aqueles profissionais que querem ampliar sua área de atuação profissional.

Um dos aspectos que têm contribuído para o crescimento da procura pela pós-graduação é a necessidade de atualização. Fenômeno relacionado a um maior nível de profissionalização do mercado.

O crescimento da pós-graduação realimentou a discussão sobre outro item: o financiamento. Nas instituições privadas, permanece a reivindicação por uma ajuda maior do poder público, uma vez que, só com as mensalidades não haveria condições de sustentar os investimentos demandados pela pesquisa.

No entanto, a evolução dos investimentos não acompanhou o ritmo de crescimento das matriculas. Enquanto, em 2001, o número de bolsas oferecidas representava 53% das matriculas no mestrado (Stricto Sensu), 2004, este percentual é de 25%. No doutorado, a queda foi de 49% para 36%.

Estes dados levam especialistas a ressaltarem a necessidade de se investir mais na pós-graduação. Fazer pesquisa custa caro e exige qualificação do corpo docente e altos investimentos. A participação da iniciativa privada é muito importante, assim como o que aconteceu com a graduação, aonde a participação do setor privado na oferta de vagas chegou a 86%.

O número de Pós-Graduados (Lato Sensu) cresce no Brasil.

Nos últimos anos a Pós-Graduação (Lato Sensu) cresceu muito no país, devido à exigência do mercado de trabalho e com isso, torna-se cada vez mais comum às próprias empresas custearem cursos para seus funcionários estimulando a auto-estima e aumentando a capacidade competitiva.

O desejo de aumentar a empregabilidade tem levado graduados dos mais variados perfis a buscarem um diferencial para seus currículos, que pode vir sob a forma de um curso de pós-graduação tradicional ou em MBA. Essa visão de que a pessoa se acomoda com a estabilidade é ultrapassada. As pessoas vêm buscando se especializar, para melhorar, progredir. A funcionária da Aeronáutica, Simone Pederneiras, fez um curso de pós-graduação em Redes de Computadores e Tecnologia para a Internet, pelo Núcleo de Computação Eletrônica da UFRJ (NCE), o que lhe proporcionou ir além das chances de ascensão delimitada na estrutura hierárquica da Aeronáutica.

Em muitos casos os investimentos da empresa geram demandas que a graduação tradicional não é capaz de atuar plenamente, e certamente, a pós-graduação pode ser um diferencial. Na época atual, se faz necessário buscar uma especialização para progredir nos negócios. Até porque, em alguns casos, a própria empresa financia o curso para o funcionário, investindo na expansão da própria empresa.

Dados do Censo 2005 da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior (CAPES/MEC) sobre a pós-graduação no Brasil, afirma um crescimento significativo no setor, nos últimos oito anos. A estatística mostra que 76.323 de estudantes são de mestrados acadêmicos; 4008 de mestrado profissional e 41.964 de doutorado. O número de curso de pós-graduação aprovado pela CAPES também cresceu, as áreas com maior número de procura são: ciências humanas e engenharias; ciências de computação e ciências da saúde.

As novas tecnologias estão surgindo a todo tempo, exigindo dos profissionais uma especialização em uma determinada área atendendo a evolução do conhecimento. Com isso, a participação dos Estados nas bolsas, precisa aumentar. Segundo declaração do Presidente da CAPES, Jorge Almeida Guimarães, apenas as duas agencias federais, CAPES e CNPq participam das bolsas de pós-graduação, e não suportarão a lógica da demanda na em cursos de especialização, é necessário que Estados, Empresas Estatais e a iniciativa Privada cooperem, para promover um aumento do número de bolsas de pós-graduação no país.

Existem atualmente 40 mil alunos de pós-graduação sem bolsa, sendo que um bom número tem vínculo empregatício e não poderia receber o benefício. Mesmo assim, as agencias não conseguem acompanhar esse crescimento, sob o aspecto orçamentário.

Já houve época em que terminar a graduação era sinônimo de estar preparado para enfrentar o mercado de trabalho, hoje em dia o mercado é muito exigente e o aperfeiçoamento contínuo, se faz necessário para acompanhar as mudanças tecnológicas e ideológicas, para se tornar um profissional cada vez mais apto a desempenhar novas funções.

O profissional deve se tornar mais competitivo diante de um mercado de trabalho eletivo e às vezes cruel. Os mestrados e cursos de MBAs são mais indicados as profissionais com pelo menos três anos de experiência no mercado. Recém formados saem em busca de maior capacitação para enfrentar os desafios impostos pelo mercado de trabalho e o mais comum no momento é investir em uma especialização.

Em algumas profissões como medicina, odontologia e direito, a pós-graduação é de praxe antes de ingressar o mercado. Esses cursos de especialização servem basicamente para aprofundar um pouco mais os conhecimentos do profissional na área específica. Com o avanço das novas tecnologias é preciso buscar o aprimoramento da área escolhida para fortalecer sua formação e aumentar suas possibilidades de inserção no mercado de trabalho.

Conclusão

Os cursos de especialização (Pós-graduação; mestrado e MBA) forma profissionais aptos a atuarem no campo profissional, incrementando a produção de bens e serviços, atendendo as exigências do mercado, dentro de um contexto atual da globalização com as demandas das novas tecnologias, enfrentando uma nova estruturação do mundo. De acordo com o art. 44, Inciso III, da LDB. 9394/96, afirma que: "os cursos e programas de Pós-Graduação, compreendem programas de mestrado e doutorado, cursos de especialização, aperfeiçoamento e outros, abertos a candidatos diplomados em cursos de graduação e que atendam as exigências das instituições de ensino".

A Pós-Graduação (lato sensu) é voltada para a especialização, mais direcionada à área profissional, de mercado, com caráter de Educação continuada. Alguns desses cursos são especializações (Pós-Graduação lato sensu), outros são simples cursos de aperfeiçoamento.

A construção do conhecimento é um processo de renovação constante, pois se tratando de mercado de trabalho, os cursos de Pós-Graduação, dão aos profissionais mais possibilidades no momento da competição que existe e não pode ser deixado de lado. Devido ao avanço das novas tecnologias e as exigências do mercado, o estudo não se encerra com o certificado de graduação. A Pós-Graduação é um diferencial que possibilita galgar melhores posições na empresa onde esteja atuando. Um dos aspectos que têm contribuído para o crescimento da procura pela pós-graduação é a necessidade de atualização. Fenômeno relacionado a um maior nível de profissionalização do mercado.

O aumento da pós-graduação realimentou a discussão sobre outro item: o financiamento. Na época atual, se faz necessário buscar uma especialização para progredir no mercado de trabalho. Dados do Censo 2005 da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior (CAPES/MEC) sobre a pós-graduação no Brasil, afirma um crescimento significativo no setor, nos últimos oito anos.

Depois do "boom" da graduação, agora é a vez de a Pós-Graduação, em suas diversas formas, experimentar uma fase de grande crescimento.

O desenvolvimento tecnológico e o aumento do nível de internacionalização da economia criaram, nas últimas décadas, uma série de demandas para o setor produtivo internacional. Exigências que tiveram impacto direto no nível de especialização que as mais diversas áreas de atuação, hoje, cobram dos profissionais.

Portanto, buscar o conhecimento na sua grandeza de descobertas, aprimorando o intelecto, tornando-se um sujeito mais ativo e competitivo, dinâmico e criativo para estar sempre apto a atender as exigências do mercado de trabalho impostas pela globalização, no contexto atual é uma maneira de se manter sempre produtivo, conquistando seu espaço na empresa com segurança e liderança.

Bibliografia:

Folha Dirigida. Caderno Especial de Pós-Graduação & MBA, jun./2005, pg. 2/19.

Folha Dirigida. Suplemento do Professor. Pós-Graduação, out. 15, pg. 99, 2006.

Folha Dirigida. Informe Publicitário. UNISUAM. Pós-Graduação. Out. 15, pg. 7, 2006.

Semana IAVM 10 Anos, 2006, Teatro João Theotonio. Tecnologia e Gestão na Educação. Andréa ramal. Rio de Janeiro: UCAM, 2006.

AMARAL, Rita de Cássia Borges de. A Construção de um modelo de Pós-Graduação em Educação a Distância. UNISUAM. 2005.