"A POPULAÇÃO DO BAIRRO INDUSTRIAL: DESAFIOS PASSADOS E DO PRESENTE."



SANTOS, Cláudia Fabiana Santana
[email protected]




RESUMO

O presente estudo tem por objetivo analisar a vida do Bairro Industrial desde o processo de implantação das fábricas têxteis em Aracaju, mostrando a importância de Thales Ferraz para a História do bairro e dos operários, por fim compreender a realidade do espaço físico até o fim do Parque Industrial. Entre tantos pontos em destaque pretende-se uma inovação no assunto abordado, tratar da história passada e presente. Por isso realizamos entrevistas e pesquisas em livros para comprovação dos dados adquiridos, conforme se percebe em leituras de livros e autores o Bairro Industrial é muito importante na história de Aracaju, tanto econômica quanto social.

PALAVRAS-CHAVES: Industrialização. Classe operária. Migração. Urbanização.



Para geografia o objetivo e a natureza urbana podem ser entendidos através de referências de dados históricos sobre a cidade, que tipicamente formam o ponto de partida para o estudo do espaço urbano. São necessários fatores essenciais às características geográficas dos lugares urbanos, como: população, habitação e indústrias. Os resultados ocorrem das variáveis demográficas e econômicas, que estão presentes em cada lugar.
O estudo da pesquisa considera que a criação das fábricas Sergipe Industrial e Confiança contribuíram para o desenvolvimento do bairro e do município de Aracaju. Também se destaca a figura de Thales Ferraz , muito reconhecido no meio operário, admirado por seus empregados e amigos. Foi o responsável pela criação do Parque Sergipe Industrial que teve grande relevância na vida social do bairro.
O Coronel Sabino José Ribeiro era sócio majoritário na organização da fábrica de tecidos Confiança, destacava-se como antigo comerciante em Maruim, sendo um dos principais donos da casa de comércio "Sociedade Sabino Ribeiro & Cia" e também proprietário da Usina Caraíba.
Na forma como se desenvolveu o bairro não houve um planejamento inicial, crescendo de acordo com a necessidade e desordem, desde a construção das casas residenciais até o saneamento básico. A criação das fabris também trouxe alguns prejuízos que até os dias de hoje não foram corrigidos, como é o caso da contaminação ao meio natural causado por agentes químicos, detritos domésticos e industriais, ao rio Sergipe. É importante esclarecer que não foram somente às fábricas responsáveis pela degradação ambiental, mais também os governos regentes e a população.

Em virtude da criação do Distrito Industrial de Aracaju, nos termos de Lei Estadual n 1.917, de 18 de dezembro de 1974, e de decreto n° 3.353, de 15 de março de 1976, a Companhia de Desenvolvimento Industrial e de Recursos Minerais de Sergipe ? CODISE, que passa a exercer uma função ativa na atração de investimentos e no fortalecimento das cadeias produtivas sergipanas. Sergipe foi pioneiro na região nordeste na adoção de uma política de organização do espaço urbano para a implantação de projetos industriais.
O Distrito Industrial de Aracaju ? DIA foi projetado e construído ainda na década de 70, impondo-se como um dos mais importantes instrumentos utilizados pelo Poder Público para consecução de sua política de atração de investimentos para o território sergipano.
A partir da experiência e sucesso do DIA, o Governo de Sergipe ampliou a política de implantação de distritos e núcleos industriais em diversos municípios, buscando a interiorização do desenvolvimento econômico-social, tendo em vista a sua atuação no processo de geração e redistribuição de riquezas.
Dentro do tema serão destacados os objetivos gerais: analisar "A população do Bairro industrial: Desafios do Passado e do Presente" e como objetivos específicos: a) Identificando por meio de literaturas históricas, bibliográficas e pesquisas quantitativas o estado como a população se encontra e foi distribuída nas três primeiras décadas, após as instalações das fábricas; b) Demonstrar possíveis impactos urbanísticos sofridos com a instalação de fábricas; c) Definir a metodologia para elaboração da vulnerabilidade da ação do desenvolvimento da imigração da cidade para Bairro de acordo a vila operária e conjunto habitacionais existentes.
Justifica-se que o presente trabalho intitulado: "A população do Bairro industrial: Desafios do Passado e do Presente," pesquisa que mostra a importância do surgimento do Bairro devido à instalação de indústrias, construção da vila dos operários e conjuntos habitacionais, fundação do campo de futebol Confiança e áreas de lazer. Também em virtude da proximidade do centro de Aracaju e ao mercado setorial, abrigando famílias de poder aquisitivo da época da zona norte em questão. Havendo um crescimento da população horizontal de moradias e pontos comerciais, causando problemática relevante nessa área e esquecendo-se de crescer na área vertical do Industrial.
Trata-se de uma pesquisa descritiva utilizando-se de estudos bibliográficos, tendo como objetivos saber como se deu o surgimento, crescimento, decadência ou estagnação e atualmente a população do Industrial. As analises demográficas que estão sendo feitas são essenciais ao estudo dos problemas do desenvolvimento econômico da capital.


CONSIDERAÇÕES FINAIS


Considerando a relevância do espaço geográfico populacional, constatamos com esse Trabalho de Conclusão de Curso que os desafios perfazem um longo histórico e atual, desde o início da fundação do bairro Industrial e a instalação das indústrias têxteis que está inserida no contexto da nossa pesquisa.
Relatando a importância das fábricas para o desenvolvimento econômico e social de Aracaju desde final do século XIX, como as mesmas mudaram o cenário urbano daquela região norte. Onde transformou a natureza em grandes construções de conjuntos habitacionais e loteamentos nas décadas de 70 e 80.

5 REFERÊNCIAS


BARRETO, Luiz Antonio. Entrevista realizada em 22/11/2010.

CARVALHO, J. A. M., SAWYER, D. O., RODRIGUES, R. N. Introdução a alguns conceitos básicos e medidas em demografia. 2ª edição. Caxambu. ABEP. 1998 p.26

Histórico da Cidade de Aracaju. Acesso em: 08/10/2010. http://www.ibge.gov.br/cidadesat/topwindow.htm?1.

GRAÇA, Tereza Cristina Cerqueira da. De Maçaranduba a Industrial: história e memória de um lugar. Aracaju: Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Esportes ? FUNCAJU, 2005.

JORNAL GAZETA DE SERGIPE, Aracaju, 30/05/71.

Lei Estadual n 1.917, de 18 de dezembro de 1974. Acesso em: 08/10/2010. http://www.codise.se.gov.br/modules/tinyd0/index.php?id=3

MELINS, Murilo. Aracaju romântica que vi e vivi. Murilo Melins. 3º edição Aracaju: Unit, 2007.

Prefeitura Municipal de Aracaju. Centro Administrativo Prefeito Aloísio Campos. Rua Frei Luiz Canolo de Noronha, 42 - Conj. Costa e Silva - CEP 49097-270, Aracaju, Sergipe ? Brasil.

Revista da Associação Sergipana de Imprensa nº 1 - 1949. Tirado parte do texto.