Atualmente, a poluição tem gerado não só problemas respiratórios e aumentado os gastos com remédios e anti-alérgicos e a busca por médicas oftalmologistas. Outra consequência evidente são os problemas de visão decorrentes do contato com o ar poluído das grandes cidades. O problema é maior ainda quando se anda de motos com um capacete inapropriado. Se você é motoqueiro, precisa ler este artigo e começar a se cuidar para que, daqui algum tempo, não tenha problemas mais graves.

Por que é necessária a higiene ocular?
Porque os olhos são órgãos extremamente delicados e sensíveis que requerem cuidados especiais para sua conservação em perfeito estado.

Como conseguir uma boa higiene ocular?
Com medidas locais e gerais. As primeiras aplicam-se estrita e diretamente sobre os olhos; as segundas afetam todo o corpo, mas repercutem nos olhos.

Quais são as medidas locais?
As dedicadas propriamente à sua limpeza e à sua conservação. Sem dúvida alguma, a mais eficiente é a lavagem com água ou com o colírio aconselhado pelo médico.

Como deve ser feita a lavagem?
Com muito cuidado e com a energia suficiente para desprender qualquer substância aderida, especialmente nos extremos dos olhos e nas pestanas.

Que precauções têm de ser tomadas na higiene local?
Tem-se de evitar o uso de substâncias irritantes que machuquem os olhos e procurar, ao realizar a higiene pessoal, que o sabão e o shampoo não penetrem nos olhos. Os cosméticos que as mulheres utilizam para os olhos (rímel, sombras, delineadores) podem ser irritantes se por algum motivo chegarem a penetrar nos olhos.

Que sentido têm as medidas de conservação?
Evitar que os olhos realizem grandes esforços, reduzindo seu desgaste ao mínimo.

Que esforços não são aconselhados para os olhos?
Devem-se evitar algumas imprudências e excessos, como muitas horas de leitura ou costura, abusar da luz artificial ou usá-la quando ainda há luz natural, assistir televisão ou outro espetáculo de uma distância inconveniente, não usar óculos quando necessário, etc.

As medidas de conservação devem ser acentuadas com a idade?
Evidentemente. O ancião, além das alterações visuais próprias da idade, como a presbitia, as anomalias da refração, etc, tem as pupilas menores, requerendo maior intensidade de luz que um adulto jovem.

A leitura com pouca luz propicia o surgimento de alguma infecção ocular?
Quando se lê com pouca luz, ou quando ela está mal distribuída é necessário aproximar os olhos do texto, o que submete o cristalino a um esforço na focalização e a longo prazo produz problemas visuais graves.

A televisão é prejudicial aos olhos?
Não. 0 que é contraproducente é colocar-se muito perto ou muito longe da tela. A distância ideal oscila entre 3 a 6 metros,, dependendo do tamanho e posição da tela.

A luz excessiva pode afetar a vista?
Da mesma forma que a pouca luz é contraproducente, a luz excessiva também pode danificar a vista seriamente, propiciando uma conjuntivite ou uma inflamação da córnea. Isto costuma acontecer nas praias e nos picos nevados, como resultado de uma exposição excessiva ao sol e à reverberação da luz.

Que sintomas causam estas lesões?
Em geral não se sente nenhum incomodo durante as 12 primeiras horas. Depois, de modo brusco, manifesta-se uma dor intensa em ambos os olhos e uma fotofobia muito acentuada. Tudo isto costuma estar acompanhado de um estado de agitação bem visível.

Que prognóstico tem?
A recuperação completa em 24 - 28 horas é o habitual nestes casos.

Os óculos escuros podem reduzir ou prevenir as lesões?
Os óculos de sol normais servem para diminuir a quantidade de luz, mas não para proteger os olhos das irradiações ultravioletas responsáveis pelas lesões citadas. Os efeitos nocivos de tais radiações só podem ser evitadas com o uso de lentes dotadas de uns cristais especiais chamados anactínicos que impedem a passagem destes.

Com muita frequência se utilizam os colírios. O que estes viriam a ser?
São um medicamento líquido ou pastoso que exercem diversos efeitos: desde o simples descanso e relaxamento do olho, à cura de algumas infecções e doenças. Nunca devem ser usados sem a prescrição médica.

Que medidas gerais devem ser tomadas na higiene ocular?
Em olhos sãos ou com pequeno defeito, a medida geral mais estável é o repouso e o sono. A dor de cabeça que algumas pessoas sentem pela tarde ou pela noite tem a sua causa muitas vezes em olhos excessivamente cansados pelo esforço realizado durante a jornada.

Já que as medidas gerais repercutem nos olhos, pode-se falar que estes têm influência direta sobre o estado do organismo?
Uma vista cansada ou forçada a realizar um trabalho duro pode produzir dores de cabeça que podem chegar a ser muito intensas e um estado de cansaço geral.

Existe algum caso em que seja especialmente importante a higiene ocular?
É importante durante os primeiros meses de vida das crianças, já que seus olhos ainda não estão acostumados com a luz, sendo muito sensíveis.

Que defeitos podemos detectar na vista das crianças?
É importante observar os possíveis desvios no olhar, pois podem ser sinal de algum problema, levando em conta que o estrabismo é normal até os três meses de idade.

O que fazer quando uma criança tem tendência a formar remela?
Para dissolvê-las, pode-se usar o chá de camomila, que deve ser aplicado com uma gaze limpa.

Podem-se usar colírios na higiene ocular das crianças?
São úteis nos primeiros meses de vida para evitar infecções. No entanto, só devem ser usados quando prescritos pelo médico, já que os colírios têm antibióticos que poderiam ser muito perigosos.