Introdução
A Zona rural ao visitá-la a primeira vez um morador de outra cidade causa estranheza ,como eu aqui ao chegar.
Pois eu era moradora de outra cidade , imaginava ao falar em Zona rural encontrar somente propriedades rurais , o gado e os eqüinos convenientemente presos , mas não foi o que somente encontrei.É uma mistura de chácaras e residências e chácaras.
Em que transitam pelas ruas a maioria de terra vacas e cavalos tranquilamente é uma transição para ser cidade provocado pelo crescimento do município de Guaratinguetá Nessa região localiza-se ali diversos bairros da cidade como Pingo de Ouro, Bosque dos Ypes e Parque das Garças acolhendo uma população simples , de baixa renda e escolariedade.
As ruas não apresentam asfalto em sua maioria , sendo surpredentemente de pedras, que eu nunca tinha visto e esgoto escorrendo.
As pedras me causaram surpresa não sabia o motivo que nunca tinha vivido em um lugar assim , mas uma aluna minha pois sou professora me explicou que era para segurar a água que nos dias da chuva, pois as ruas viram imensas cachoeiras.
Assim ao vim dar aula na escola Clotilde localizada em meio a Zona rural vi uma fonte de pesquisa para meus trabalhos e parar ensinar os alunos de maneira contextualizada com fatos cotidianos.
Referêncial teórico
Ao conviver com os moradores , ue muitos destes são meus alunos ou pai desses, percebi que ali havia muitos evangélicos ,mulheres sem escolaridade completa que trabalhavam de domestica nem sempre com o apoio do pai de seus filhos quando tinha trabalhavam como diarista como pedreiro.
No lugar em que vivemos estão presentes elementos naturais, como o ar que respiramos , a água que bebemos e a terra em que pisamos.Elementos indispensáveis a nossa sobrevivência e da vida vegetal e animal que vive na Terra.
A hidrosfera de Guaratinguetá foi mais analisada no trabalho sobre a Poluíção da água na cidade.Já esse trata mais da poluição do solo e do ar .
O solo é a porção superfície da litosfera onde existem condições para desenvolver a vida. De acordo com o clima e do relevo da região que fica entre a Serra do Mar e da Mantiqueira , era para ser encontrada uma região com muitas árvores ,arbustos e gramineas , pois aqui é a região da Mata Atlântica.
O homem apesar de estranhar pois se sente um ser especial faz parte da biosfera que é formada pelos solos , pelas plantas e animais que vivem no planeta Terra.
E assim sendo como criaturas especiais talvez acreditem que apesar de todo mal que o homem faz à natureza serão um dos sobreviventes.
Apesar também de muito de se falar na TV em aulas , escrever em livros e jornais pouco do que devia ser feito para evitar a destruição do meio ambiente tem sido feito , espero que quando a humanidade abrirem os olhos não seja tarde demais para si e para o destino da vida na Terra.
O material e métodos
Foi utilizado para a pesquisa , a observação direta , coleta de material entrevista com alunos da Escola Estadual Clotilde Ayello Rocha Profa .
Ao analisar os resultados da pesquisa coletada desde o início do ano de 2011 e agora estamos no início de setembro.
Percebe que a loalidade que deveria estar a Mata Atlântica encontra somente focos ,perda irreparável ocorrida durante a expansão do café na região do Vale do Paraíba e difícil de conter com o crescimento urbano na região que vive um período de transição de campo para cidade.
Muitos moradores da cidade mudam para essa localidade atraído pelas casas e lotes de baixo custo, oriundas da falta de escritura e planta junto à Prefeitura da cidade ,muitos beneficiados pela Lei de Capião.
Ao desmatar a vegetação sabe que ocorre a perda dos animais que ali viviam.
A queimada é observada principalmente na época do frio,contribuindo para problemas respiratórios na comunidade como bronquite .Essa ocorre para se livrarem do lixo , herança de comunidades indígenas , mas atualmente se sabe de sua ineficiência e do perigo para a respiração.
Outro problema são os resíduos sólidos que creio que é o mais grave que enfeia os bairros , falta consciência dos moradores quanto a feiúra e os problemas que podem acarretar aos próprios moradores como o favorecimento do crescimento da dengue ( Aedes Aegypti).
Encontram jogados e esparramados , restos de alimentos ,papéis , madeira ,tecidos ,copos,cobertas , garrafas pet. É um local excelente para o crescimento do mosquito da dengue.
Mesmo com a Coleta de lixo passando com uma tarifa relativamente pequena pela empresa SAEG( Sistema de água e esgoto de Gurartinguetá)



Infelizmente existem muitas residências sem esgoto ou incompletos sem ser canalizados.O estoto saindo das suas residências ao céu aberto é outra fonte poluidora do bairro contaminando as fontes de água doce como o lençol freático.
Encontra-se algumas fontes de água bastante poluídos em que membros da comunidades pescam e animais bebem.
Considerações finais

É importante perceber que esse artigo é importante pois é ligado a situações do cotidiano da comunidade de Guaratinguetá e que dá para contextualizar na disciplina de Ciências /Biologia e Geográfia.
Referencial teórico