Vemos hoje a incredibilidade do povo brasileiro com os seus políticos. Ao ouvir a palavra "política", o brasileiro já traz à mente maus pensamentos. A triste realidade é que enquanto a maioria da população brasileira vive na pobreza, vemos sempre através dos meios de comunicação os escândalos políticos que chocam o país. Não há dúvida de que nosso povo merece melhores atitudes de seus políticos.

Com esses escândalos e por outros motivos, acabam surgindo grupos que são chamados "grupos de pressão" que defendem ideias e acabam por condicionar os políticos para agirem de certa forma, o que implica em muitos aspectos na sociedade.

O interesse desses grupos é muitas vezes posto em prática, conseguido através de influencias dos meios de comunicação, influenciando a mente do povo, moldando à sua vontade a opinião pública. Em nosso país os meios de comunicação encontram-se nas mãos de uma minoria, assim o restante da população recebe apenas o que uma minoria quer que seja visto. A formação de uma opinião pública sempre esteve influenciada, não sendo formada livremente, estando em função do que os aparelhos ideológicos apresentam.

Continuando ainda a falar dos meios de comunicação, no Brasil, a minoria rica possui TV por assinatura, enquanto a minoria pobre vê apenas o que a minoria que detém o poder querem que vejam. Como na época da escravidão, os escravos se encontravam de certa forma "conformados" com a sua situação, pois a igreja (que podemos citar como o principal aparelho ideológico da época) implantava esse pensamento na sociedade escrava, hoje querem que os que estão à margem da sociedade se conformem com sua situação.

Isso é a o que o Brasil está vivendo, é o apartheid social do Brasil, atitude vergonhosa, que é a aceitação pelos ricos e quase-ricos como "natural" a miséria ao lado. A minoria que é dona dos meios de comunicação do Brasil, tenta moldar a opinião publica, usar o povo como massa de manobra para que sejam alcançados seus objetivos. Nossos representantes políticos estão em grande parte associados a estes "donos da mídia" ocorrendo troca de favores.

Isso gera uma cúpula, uma ligação difícil de ser quebrada, por que bem sabemos que a mídia tem o poder de derrubar e ascender a imagem de qualquer político, basta que seus detentores o queiram.

Muitos políticos "esquecem" de sua função que é atender o povo. Ou outros estão ligado a grandes empresários, donos de meios de comunicação que defendem não o interesse da sociedade, mas os interesses de um grupo pequeno que muitas vezes vão contra o bem social. Nesses casos surgem os grupos de pressão, que lutam para que os interesses de uma determinada classe social seja aceitos.

O comportamento que nossos legisladores municipais possuem é vergonhoso. Pela visita que foi feita à Câmara dos Vereados de Imperatriz, foi visto que não há pelos vereadores total respeito e total ligação com o que fazem. Eles levam para dentro da câmara seus problemas, não dando a devida importância que cada seção possui, pois ali estão sendo decididas as regras da cidade, o bem social de Imperatriz-MA.

Para que se evite maior agravamento do apartheid no Brasil, para que as diferenças sejam reduzidas e que o povo seja representado por bons políticos, a solução seria a educação, a conscientização dos brasileiros. Essa conscientização traria uma mudança na sociedade, não haveria mais votos por cabresto, o povo não seria mais massa de manobra e maus políticos dificilmente chegariam ao poder.