A Política da Boa Vizinhança

Lidar com vizinhos de obra pode exigir planejamento, conhecimentos de leis e sobretudo, muito bom senso.
Uma obra pode interferir por meses e até anos no cotidiano da vizinhança. Entre as maiores reclamações estão o excesso de ruídos e poeiras, tráfego incessante de veículos pesados de carga e descarga, que não só atrapalharam o trafego local como acabam com a via , e se não fosse o bastante, alguns problemas que interferem diretamente nos vizinhos da obra como, rachaduras e trincas em construções existentes, queda de materiais em telhados e pátios e, em casos mais graves, desmoronamentos de muros.
A existência da vizinhança sempre deve ser levada em consideração quando se planeja uma obra, seja ela de pequeno ou grande porte. O responsável técnico, seja ele arquiteto ou engenheiro deve ser o mediador mais eficiente para minimizar tais conflitos, visto que este está inserido na realidade da construção.
Neste cenário, é importante ressaltar que para um bom andamento da obra e a pratica da boa vizinhança podem ser alcançados respeitando horários de trabalho para que ruídos provenientes de betoneiras, gruas e cargas e descarga de caminhões não interfiram no sossego da vizinhança, bem como mantendo o entorno da obra periodicamente limpo evitando desobstrução do passeio publico com entulhos e caliças; e fazer o bom uso dos procedimentos e normas de segurança como a utilização de telas de proteção de fachadas e bandejas contra a queda de resíduos e materiais devem ser indispensáveis.
Nunca esquecendo, que o melhor convívio possível com a vizinhança reflete positiva ou negativamente na boa pratica do profissional que esta a frente do empreendimento.

Larisse Fisch Boizonave
Arquiteta e Urbanista